V-Ray

Qual o problema? Iluminação ou configuração de materiais? Peço ajuda

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
    671 Views Posts

Participante

Boa tarde

Meu nome é Jaime Rodrigues Junior. Aprendi a modelar no Sketchup e uso como renderizador o VRay. Não sou profissional da área, mas estou tentando me especializar na criação de móveis planejados.

Já faço algum trabalho pra marcenarias da cidade onde moro (Guaira PR).

Quanto à imagem postada, gostaria de ajuda. Por mais que eu leia o forum e por mais que eu tente aplicar as coisas que aprendi, minhas imagens renderizadas ficam longe de dar um ar de “realidade”.
      O que está errado?

Poderiam me ajudar?

(corrigi o local da postagem)

Participante

Boa tarde , coloca um pouco mais de brilho nos materiais , e experimenta colocar uma retangular light invisivel atras da sua camera com affect reflections delisgado , nãoa sei muito mas acho que vai te ajudar bastante.

Participante

vou tentar a retangular light
      mas, como faço pra por mais “brilho” nos materiais?

Participante

Com a retangular light, a imagem ficou mais clara. Mas continua bem desfocada….

Participante

Cara, não tá tão ruim assim…. Mas tu podes aumentar o Light Cache e no Image Sampler, colocar Lanczoz e Size 2.0. São tantas coisas… A galera aí vai ajudando….. Os parâmetros de câmera também são importantes…
      Mas os materiais teus aí, podem ser melhorados também…

Vai tentando, não existe “Configuração Perfeita”, pois cada cena exige uma config. diferente.

Participante

Obrigado Arquimec

Vou tentar a mudança

Participante

Esse foi o resultado obtido.

Tirei a luz emitida pelo retangular light (sugestão anterior) e fiz as mudanças sugeridas pelo arquimec.

Acho que não está muito satisfatória.

Observei um problema: Coloco displacement no tijolo a vista. quando dou um preview ele funciona, mas na cena nao funciona.
      O que pode ser?

Participante

Para que o displacement funcione, vc deve agrupar as faces.

Participante

Muito trabalho e pouco resultado

*Bump nos tijolos; (Displacement não ficou bom)
      *Um quadro (com fundo invisível à camera) para dar um efeito de reflexo no microondas;
      *Outro material na garrafa térmica.

Ainda longe de parecer real.

🙁

Participante

Bom Jaime, a primeira coisa que vão te recomendar aqui é estudo, muito estudo. Analise fotos em revistas, sites, a composição da cena, incidência de luz nos mais diversos tipos de materiais, tipos de textura dos mesmos, enfim, pegar o “olhar artístico” da coisa pra você poder tentar passar isso tudo pra renderização. Como já vi várias vezes o pessoal falando também, se atente à modelagem. Uma boa modelagem é um grande passo pra uma boa renderização.
      Sobre seu projeto, tem alguns pontos que vale a pena observar:

Ausência de configuração e renderização na geladeira;
      Ausência de maior iluminação na parte frontal do móvel, permitindo uma maior visualização da textura/reflexo que traz mais realidade ao modelo;
      Talvez um erro na modelagem do teto (quinas);
      Eu tiraria a persiana também, e colocaria um leve reflexo no vidro e um material cromado no puxador da janela;
      Um bump no piso + rejunte acho que daria um maior traço de realidade ao mesmo.

Por enquanto é isso, minha breve opinião de leigo. Os mais experientes podem te ajudar com mais precisão. Abraço

Participante

Obrigado Marcos.

Vou continuar meus estudos aqui…
      Se conseguir um resultado melhor, posto aqui!

Participante

Isso aí Jaime! Continue firme nos estudos que a evolução é certa! Assim como você, não sou profissional da área e tenho penado bastante pra aprender, vou até altas horas da madrugada aprendendo e treinando, mas não me falta força de vontade e já consigo perceber alguma evolução nas coisas que faço. Dá uma procurada pelo Youtube que tem vídeos muitos bons ensinando várias dicas legais e seria bom você dar uma olhada no guia completo pra Vray (se não fez isso), que vai te ensinar bastante coisa também! Quero ver a evolução dessa modelagem sua. Abraço

Mestre

Eu mudaria esse BG! É muito colorido e não parece real, o foco principal da sua imagem está sendo ele e não a cozinha.
      Ah, não tenha pressa na sua evolução. Ninguém aqui ficou melhor de uma hora pra outra!
      Um ponto positivo da sua imagem é a modelagem, eu gostei!

Participante

Obrigado Marcos e Daniel. Vou continuar meus estudos.
      🙂

Visualizando 13 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.