V-Ray

Quando renderizo…..

Visualizando 31 respostas da discussão
  • Autor
    1942 Views Posts

Participante

Quando vou renderizar uma imagem muito pesada com o Vray o programa de renderização se fecha e também o SU.

Participante

Qual a config do seu pc?

Participante

ola
      vou aproveitar o assunto para comentar uma coisa, estive nos últimos dias renderizando um mesmo arquivo com as mesmas configurações em duas máquinas ao mesmo tempo.
      Um AMD Sempron 2200 de 1.5GHz e 2 Giga de Ram com placa de video Geforce4 440MX
      e o outro
      Intel Core2Duo 3 Ghz e 2 Giga de Ram com placa de vídeo Geforce série 8 8600GT.
      A mais poderosa deu BugSplat duas vezes durante os testes, a mais fraquinha apesar de tudo nem piscou.
      Os arquivos com 890Kb de tamanho, na mais rápida levou 2 min e 15seg e na outra o mesmo arq. levou 17 min e 30seg para renderizar.
      O que leva um render dar pau???? (usando o Podium) …

Participante

Intel core 2 processador 2.1 ghz com 4 giga de ram e placa de video NVIDIA GeForce 9500M

Participante

Padão, o que leva um render a dar pau são os materiais que estão na cena, as vezes mal configurados, sobrepondo outras faces.

Malgarezi, seu pc é bom cara, aguenta o tranco do vray, porém, o vray é muito limitado pro sketchup, estou trabalhando com o 3D Max no escritório e fui testar no vray do su algumas configurações que uso no vray do max, resultado, o programa fecha…

Creio que devido a limitação do vray do su, ele só aceita uma configuração de cena mais “fraquinha”, outra coisa, ele pode estar fechando devido a algumas texturas e materiais configurados no vray, todos os materiais vray tem que ser bem configurados, se não forem, ele da pau tb

Participante

Uma cena de 62 MB é muito para uma renderização.

Participante

O tamanho da cena não importa, o que importa é como os materiais e o render estão configurados, eu creio que isso ta acontecendo por causa dos materiais.

É a primeira vez que vc renderiza no vray?

Participante

Já renderizei varias vezes, mas só com esse projeto acontece isso.
      Vou rever a configuração dos materias.

Obrigado pela dica.

Abraço.

Participante

Bergiliano
      Gostaria que comentasse o que queres dizer com material mal configurado, pois acredito que depois de uasr o Sket por mais de dois anos, isso nem me passa pela cabeça. (com toda a humildade possível) Outra coisa no meu post anterior, comentei que o arquivo renderizado era o mesmo nas duas maq. portanto descartei a possibilidade de ser o arquivo e suas texturas. Terias outra sugestão?
      abraços.
      Não sei quem esta sumido do msn, se sou eu ou você, nos falamos.

Participante

Não estou falando do sket, estou falando mal configurado no vray, as vezes é um displace que ta ruim ou o bump… tem vários motivos que pode fazer o vray dar pau..

Padão, essa semana eu estive no msn só durante o dia, a noite nem mexi no meu pc, estava um pouco parado com os trabalhos em casa e com muito trabalho no escritório, mais agora peguei mais trabalhos e devemos nos falar pelo msn mais facilmente.

Participante

Galera fiz alguns testes em uma mesmo angulo …com mesmos materias …no mesmo pc.

percebi que o grande causador de bug splats e uma MODELAGEM mal feita. Nesse caso havia uma face com material de grama encostando em outro material …Isso causou um conflito no vray causando o bug!

Outro detalhe ]e que se voce der uma afastada na camera , diminuem as chances de dar o bug.(testado)

Portando , prestem atencao na modelagem , e evitem configuracoes abusivas.

Participante

Isso que eu tava falando

Participante

estou tendo muitos bugsplats fato .. quando vou colocar um displacement aqui em uma cena é certo dar o bug a nao ser que afaste muito a camera ja com o vray 1.5 isso nao aconteceu mas não sei se gostei dele haha !!

mas não tenho faces encostadas nem nada .. não sei qual ta sendo o problema

quando vc diz material encostando no outro seria uma face sobre a outra ?

Participante

isso .E nem precisa as faces encostadas…
      se vc colocou displacement muito alto em uma grama , e os fiapos da grama encostam em outro material , por exemplo , ja causa conflitos no vray.Os testes que estou fazendo me comprova que o vray pra sketchup tem que dar uma evoluida boa…apesar de ser de longe o melhor render pra su.

Participante

qual versão vc usa?

Participante

Bem resolvi tentar denovo a 1.5 e fato .. displacements altos altos para todos os cantos, renderizando com resolução altissima e bem de berto , o que na versão anterior tava dando o bug nessa na 1.5 não da. Testei com os mesmos materiais e na mesma cena, no mesmo lugar na mesma distancia, ou melhor com vray 1.5 botei bem mais perto e com resolução maior e passou tranquilamente. Estou considerando ficar com ele de vez .. estou tendo alguns problemas quanto a iluminação do su na hora de renderizar e ele é mais lento ,, mas pelo menos não deixo de aplicar displacement e etc por causa dos bugs ,, sei la .. .

Participante

Pô, tá melhor assim? Por incrível que pareça, nunca testei a versão mais recente do VRay…

Participante

pois é.. muita gente nao gosotu e tal pq é diferente mas os bugs realmente me deixam estressado …

pelo menos aqui por exemplo o 1.5 não tem aquele opção de vc aplicar o material clicando com botaão direito , , não existe opções do vray no click do botão direito do mouse pq o vray já linka todos os materiais da cena vc só precisa configurar eles. Percebi tb que num telhado por exemplo a backface tem que ser pintada. Não estou tendo problemas tb do tipo displacement não pegar, o displacement tah pegando em tudo, em grupo e etc. No geal ta tranquilo até aparecerem os problemas .. só o que acontece é que mais lento um pouco .

Participante

bem ai tem 5 ou 6 texturas com displacement de no minimo 3 … não sei se ja seria o suficiente para dar o bug na outra versão e sinceramente cansei de instalar e reinstalar versões e e tal .. estacionei na 1.5 e deu nisso ai !!

Participante

pessoal , eu acabei procurando no forum e achando esse tópico .
      Eu uso Su Podium 1.7.2 e Sketchup 7. bom , um exemplo , pego a cozinha
      e começo a colocar reflexo em três materiais ai vou selecionar a pia para reflexo o sketchup fecha e avisa q deu erro.
      Meu pc é um core 2 duo E7500 @2.93 GHz , 2 GB de ram , placa de vídeo GeForce 9500 ddr3 512mb , Windows 7 – 64 bits.
      Aaa e já dei purge .
      a unica coisa q me deixou na duvida foi na janela ” Camadas ” , ali tem muiiiiiiiitos layers , eu posso excluir aqueles q não criei ?

valeu pessoal ! o/

Participante

Posso estar errado mas esses layers são de algo que vc baixou ( ex 3DWarehouse).
      Uma pergunta: – Você quem modelou essa pia?
      A questão dos layers, faz o seguinte, os que vc não sabem oq são, habilita eles e vai excluindo para ver se some algo sem importancia, para que eles sumam no “purge”, o componente que ele faz parte não pode mais existir, se o layer está la, é pq o componente está.
      Espero ter ajudado
      Abraços

Participante

Oii Dercole .
      Sim , baixei componentes do 3DWarehouse .
      Não não , baixei uma cozinha completa do 3DWh, dai fui adicionando reflexo no exaustor , na pia , nas torneiras e no fogão.
      Só q deu erro e fechou quando fui adicionar reflexo na pia e nas torneiras . Tipo eu mal começo a coolocar reflexo nos componentes ou nos materiais e ele já fecha .
      Meu arquivo já está com 72 mb e ele não tem nada , a não ser a casa , tipo não tem jardim , nem gargem , só a residência mesmo.
      e esses dias fiz uma cópia do arquivo e exlcui esses layer , meu arquivo ficou com a metade do tamanho e eu ainda nem tinha dado purge.
      Abraço

Participante

Taí a resposta….72MB!!!
      Eu não faço nada maior que 40MB, além de pesar, fecha mesmo.
      O problema de baixar componentes é esse, são muito pesados, quando for baixar algo, procure verificar os tamanhos antes, e baixar somente o necessário, tente modelar as coisas que são mais faceis tipo a pia.
      PS: Componentes mais arredondados são mais pesados.
      Abraços

Participante

huuuuuum !
      sketchup é um mistério heein !
      ASOKASPOAKSPOSPOAA
      Talvez se eu der uma apagadinha nos layers ele melhore , já q é muito detalhe e tal !
      Obrigada Dercole ! o/

Participante

Não que seja impossível trabalhar com 72mb.
      Já consegui, tentei, kkkk, com um de 140mb.
      Mas a dificuldade foi grande. E não tinha reflexo algum aplicado.
      Quando voce começa a detalhar no SU, ai voce percebe a necessidade de um 64 bits (nao vo mais comentar no assunto, kkkkkkkkkk).
      Como o Dercole comentou, cuidado com os componentes.
      Alguns componentes são importados do 3dmax, e são incrivelmente cheios de geometria, no Su, é dificuldade certa para se trabalhar com esses componentes.

ok..

Participante

Oi Lucas !
      Pois é , na hora de renderizar fica feio o troço !
      ASOPKASOKAPSA
      olha só , me surgiu uma duvida
      como vocês fazem essas maquetes pro arquivo ser tão pequeno ?
      tem algum detalhe importante ?
      vocês fazem por partes ? Oo
      ASKAPSOKASPOKOSA
      é que pediram pra mim tercuidado com os componentes , dessa vez tentei achar uns legais , mas pelo jeito , acabou dando problema , dai já não sei mais o q atrapalha tanto assim .
      Queria muito trabalhar com aqueles arquivos q nunca fecham ! *—*
      ASPKASPOAS

valeu lucas !

Tábata Corrêa

Participante

Fazer por partes é uma das melhores formas.
      Imagem externa, só blocos que vão aparecer.
      Na sala, cozinha, assim por diante, a mesma coisa.
      É mais facil e tranquilo de trabalhar.

Participante

tipo , tu quer dizer q é pra fazer por peças ?
      tipo faço a cozinha separada e mobilio ?
      dai só renderizar a cozinha.
      Cada arquivo pra uma peça ?
      foi assim q eu entendi .
      ASPKASPOAKS
      Valeu Lucas !

Participante

é isso ai…..
      um arquivo pra cada área da casa…….
      exceto quando tem aqueles casos de espelho refletindo outro ambiente, ou cozinha unida a sala, ai vale a pena usar 2 em 1……
      mas é isso que o lucas falou…..
      e também por exemplo em externas se aparecer algo de dentro da ksa não precisa ta com a configuração 100% tipo bump, etc…..
      vc verá que assim vai ficar bem mais fácil de trabalhar…..
      e diminui as chances de erro…..
      …….
      abraços…….

Participante

aaaa saquei o mistério de vocês ! o
      ASKASPOKSOKAOPAS
      agora meus proj não vão mais fechar ! ;D
      o
      Báááá muuuito obrigada pela dica e pela atenção de vocês ! 😀
      mas ó uma explicação rápida 😛
      ASASPOKASPO
      o que é “bump ” ? que você citou na frase :
      ” e também por exemplo em externas se aparecer algo de dentro da ksa não precisa ta com a configuração 100% tipo bump, etc…..”

Valeeeeu Nandim ! o/

Participante

O que me referi é tipo,
      quando eu configuro algum material no vray tipo uma madeira, eu utilizo bump maps(que dão uma ilusão de relevo) e em outros materiais também existem displacement maps que dão o real relevo ao objeto…..
      então o que disse mais o menos é que se algo for aparecer indiretamente na cena, dependendo do que for e como for, não precisa ter uma configuração “pesada”…..
      pra matar a sua dúvida dá uma olhada no youtube nesse video
      http://www.youtube.com/watch?v=6esm-xNYOYQ
      mais o menos isso, não sei se deu pra entender o que falei……rsrsrs
      ………
      abraços….

Participante

aaaaa entendi ! 😀
      obrigada Nandim !
      tirasse minhas duvidas ^^
      Abraço.

Visualizando 31 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.