V-Ray

Quando renderizo…..

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    • #8719


      Participante

      Quando vou renderizar uma imagem muito pesada com o Vray o programa de renderização se fecha e também o SU.

    • #8720


      Participante

      Qual a config do seu pc?

    • #8721


      Participante

      ola
      vou aproveitar o assunto para comentar uma coisa, estive nos últimos dias renderizando um mesmo arquivo com as mesmas configurações em duas máquinas ao mesmo tempo.
      Um AMD Sempron 2200 de 1.5GHz e 2 Giga de Ram com placa de video Geforce4 440MX
      e o outro
      Intel Core2Duo 3 Ghz e 2 Giga de Ram com placa de vídeo Geforce série 8 8600GT.
      A mais poderosa deu BugSplat duas vezes durante os testes, a mais fraquinha apesar de tudo nem piscou.
      Os arquivos com 890Kb de tamanho, na mais rápida levou 2 min e 15seg e na outra o mesmo arq. levou 17 min e 30seg para renderizar.
      O que leva um render dar pau???? (usando o Podium) …

    • #8724


      Participante

      Intel core 2 processador 2.1 ghz com 4 giga de ram e placa de video NVIDIA GeForce 9500M

    • #8726


      Participante

      Padão, o que leva um render a dar pau são os materiais que estão na cena, as vezes mal configurados, sobrepondo outras faces.

      Malgarezi, seu pc é bom cara, aguenta o tranco do vray, porém, o vray é muito limitado pro sketchup, estou trabalhando com o 3D Max no escritório e fui testar no vray do su algumas configurações que uso no vray do max, resultado, o programa fecha…

      Creio que devido a limitação do vray do su, ele só aceita uma configuração de cena mais “fraquinha”, outra coisa, ele pode estar fechando devido a algumas texturas e materiais configurados no vray, todos os materiais vray tem que ser bem configurados, se não forem, ele da pau tb

    • #8727


      Participante

      Uma cena de 62 MB é muito para uma renderização.

    • #8728


      Participante

      O tamanho da cena não importa, o que importa é como os materiais e o render estão configurados, eu creio que isso ta acontecendo por causa dos materiais.

      É a primeira vez que vc renderiza no vray?

    • #8731


      Participante

      Já renderizei varias vezes, mas só com esse projeto acontece isso.
      Vou rever a configuração dos materias.

      Obrigado pela dica.

      Abraço.

    • #8740


      Participante

      Bergiliano
      Gostaria que comentasse o que queres dizer com material mal configurado, pois acredito que depois de uasr o Sket por mais de dois anos, isso nem me passa pela cabeça. (com toda a humildade possível) Outra coisa no meu post anterior, comentei que o arquivo renderizado era o mesmo nas duas maq. portanto descartei a possibilidade de ser o arquivo e suas texturas. Terias outra sugestão?
      abraços.
      Não sei quem esta sumido do msn, se sou eu ou você, nos falamos.

    • #8747


      Participante

      Não estou falando do sket, estou falando mal configurado no vray, as vezes é um displace que ta ruim ou o bump… tem vários motivos que pode fazer o vray dar pau..

      Padão, essa semana eu estive no msn só durante o dia, a noite nem mexi no meu pc, estava um pouco parado com os trabalhos em casa e com muito trabalho no escritório, mais agora peguei mais trabalhos e devemos nos falar pelo msn mais facilmente.

    • #8758


      Participante

      Galera fiz alguns testes em uma mesmo angulo …com mesmos materias …no mesmo pc.

      percebi que o grande causador de bug splats e uma MODELAGEM mal feita. Nesse caso havia uma face com material de grama encostando em outro material …Isso causou um conflito no vray causando o bug!

      Outro detalhe ]e que se voce der uma afastada na camera , diminuem as chances de dar o bug.(testado)

      Portando , prestem atencao na modelagem , e evitem configuracoes abusivas.

    • #8764


      Participante

      Isso que eu tava falando

    • #8769


      Participante

      estou tendo muitos bugsplats fato .. quando vou colocar um displacement aqui em uma cena é certo dar o bug a nao ser que afaste muito a camera ja com o vray 1.5 isso nao aconteceu mas não sei se gostei dele haha !!

      mas não tenho faces encostadas nem nada .. não sei qual ta sendo o problema

      quando vc diz material encostando no outro seria uma face sobre a outra ?

    • #8771


      Participante

      isso .E nem precisa as faces encostadas…
      se vc colocou displacement muito alto em uma grama , e os fiapos da grama encostam em outro material , por exemplo , ja causa conflitos no vray.Os testes que estou fazendo me comprova que o vray pra sketchup tem que dar uma evoluida boa…apesar de ser de longe o melhor render pra su.

    • #8788


      Participante

      qual versão vc usa?

    • #8843


      Participante

      Bem resolvi tentar denovo a 1.5 e fato .. displacements altos altos para todos os cantos, renderizando com resolução altissima e bem de berto , o que na versão anterior tava dando o bug nessa na 1.5 não da. Testei com os mesmos materiais e na mesma cena, no mesmo lugar na mesma distancia, ou melhor com vray 1.5 botei bem mais perto e com resolução maior e passou tranquilamente. Estou considerando ficar com ele de vez .. estou tendo alguns problemas quanto a iluminação do su na hora de renderizar e ele é mais lento ,, mas pelo menos não deixo de aplicar displacement e etc por causa dos bugs ,, sei la .. .

    • #8846


      Participante

      Pô, tá melhor assim? Por incrível que pareça, nunca testei a versão mais recente do VRay…

    • #8872


      Participante

      pois é.. muita gente nao gosotu e tal pq é diferente mas os bugs realmente me deixam estressado …

      pelo menos aqui por exemplo o 1.5 não tem aquele opção de vc aplicar o material clicando com botaão direito , , não existe opções do vray no click do botão direito do mouse pq o vray já linka todos os materiais da cena vc só precisa configurar eles. Percebi tb que num telhado por exemplo a backface tem que ser pintada. Não estou tendo problemas tb do tipo displacement não pegar, o displacement tah pegando em tudo, em grupo e etc. No geal ta tranquilo até aparecerem os problemas .. só o que acontece é que mais lento um pouco .

    • #8924


      Participante

      bem ai tem 5 ou 6 texturas com displacement de no minimo 3 … não sei se ja seria o suficiente para dar o bug na outra versão e sinceramente cansei de instalar e reinstalar versões e e tal .. estacionei na 1.5 e deu nisso ai !!

    • #19856


      Participante

      pessoal , eu acabei procurando no forum e achando esse tópico .
      Eu uso Su Podium 1.7.2 e Sketchup 7. bom , um exemplo , pego a cozinha
      e começo a colocar reflexo em três materiais ai vou selecionar a pia para reflexo o sketchup fecha e avisa q deu erro.
      Meu pc é um core 2 duo E7500 @2.93 GHz , 2 GB de ram , placa de vídeo GeForce 9500 ddr3 512mb , Windows 7 – 64 bits.
      Aaa e já dei purge .
      a unica coisa q me deixou na duvida foi na janela ” Camadas ” , ali tem muiiiiiiiitos layers , eu posso excluir aqueles q não criei ?

      valeu pessoal ! o/

    • #19861


      Participante

      Posso estar errado mas esses layers são de algo que vc baixou ( ex 3DWarehouse).
      Uma pergunta: – Você quem modelou essa pia?
      A questão dos layers, faz o seguinte, os que vc não sabem oq são, habilita eles e vai excluindo para ver se some algo sem importancia, para que eles sumam no “purge”, o componente que ele faz parte não pode mais existir, se o layer está la, é pq o componente está.
      Espero ter ajudado
      Abraços

    • #19862


      Participante

      Oii Dercole .
      Sim , baixei componentes do 3DWarehouse .
      Não não , baixei uma cozinha completa do 3DWh, dai fui adicionando reflexo no exaustor , na pia , nas torneiras e no fogão.
      Só q deu erro e fechou quando fui adicionar reflexo na pia e nas torneiras . Tipo eu mal começo a coolocar reflexo nos componentes ou nos materiais e ele já fecha .
      Meu arquivo já está com 72 mb e ele não tem nada , a não ser a casa , tipo não tem jardim , nem gargem , só a residência mesmo.
      e esses dias fiz uma cópia do arquivo e exlcui esses layer , meu arquivo ficou com a metade do tamanho e eu ainda nem tinha dado purge.
      Abraço

    • #19864


      Participante

      Taí a resposta….72MB!!!
      Eu não faço nada maior que 40MB, além de pesar, fecha mesmo.
      O problema de baixar componentes é esse, são muito pesados, quando for baixar algo, procure verificar os tamanhos antes, e baixar somente o necessário, tente modelar as coisas que são mais faceis tipo a pia.
      PS: Componentes mais arredondados são mais pesados.
      Abraços

    • #19866


      Participante

      huuuuuum !
      sketchup é um mistério heein !
      ASOKASPOAKSPOSPOAA
      Talvez se eu der uma apagadinha nos layers ele melhore , já q é muito detalhe e tal !
      Obrigada Dercole ! o/

    • #19875


      Participante

      Não que seja impossível trabalhar com 72mb.
      Já consegui, tentei, kkkk, com um de 140mb.
      Mas a dificuldade foi grande. E não tinha reflexo algum aplicado.
      Quando voce começa a detalhar no SU, ai voce percebe a necessidade de um 64 bits (nao vo mais comentar no assunto, kkkkkkkkkk).
      Como o Dercole comentou, cuidado com os componentes.
      Alguns componentes são importados do 3dmax, e são incrivelmente cheios de geometria, no Su, é dificuldade certa para se trabalhar com esses componentes.

      ok..

    • #19986


      Participante

      Oi Lucas !
      Pois é , na hora de renderizar fica feio o troço !
      ASOPKASOKAPSA
      olha só , me surgiu uma duvida
      como vocês fazem essas maquetes pro arquivo ser tão pequeno ?
      tem algum detalhe importante ?
      vocês fazem por partes ? Oo
      ASKAPSOKASPOKOSA
      é que pediram pra mim tercuidado com os componentes , dessa vez tentei achar uns legais , mas pelo jeito , acabou dando problema , dai já não sei mais o q atrapalha tanto assim .
      Queria muito trabalhar com aqueles arquivos q nunca fecham ! *—*
      ASPKASPOAS

      valeu lucas !

      Tábata Corrêa

    • #19998


      Participante

      Fazer por partes é uma das melhores formas.
      Imagem externa, só blocos que vão aparecer.
      Na sala, cozinha, assim por diante, a mesma coisa.
      É mais facil e tranquilo de trabalhar.

    • #20085


      Participante

      tipo , tu quer dizer q é pra fazer por peças ?
      tipo faço a cozinha separada e mobilio ?
      dai só renderizar a cozinha.
      Cada arquivo pra uma peça ?
      foi assim q eu entendi .
      ASPKASPOAKS
      Valeu Lucas !

    • #20092


      Participante

      é isso ai…..
      um arquivo pra cada área da casa…….
      exceto quando tem aqueles casos de espelho refletindo outro ambiente, ou cozinha unida a sala, ai vale a pena usar 2 em 1……
      mas é isso que o lucas falou…..
      e também por exemplo em externas se aparecer algo de dentro da ksa não precisa ta com a configuração 100% tipo bump, etc…..
      vc verá que assim vai ficar bem mais fácil de trabalhar…..
      e diminui as chances de erro…..
      …….
      abraços…….

    • #20094


      Participante

      aaaa saquei o mistério de vocês ! o
      ASKASPOKSOKAOPAS
      agora meus proj não vão mais fechar ! ;D
      o
      Báááá muuuito obrigada pela dica e pela atenção de vocês ! 😀
      mas ó uma explicação rápida 😛
      ASASPOKASPO
      o que é “bump ” ? que você citou na frase :
      ” e também por exemplo em externas se aparecer algo de dentro da ksa não precisa ta com a configuração 100% tipo bump, etc…..”

      Valeeeeu Nandim ! o/

    • #20095


      Participante

      O que me referi é tipo,
      quando eu configuro algum material no vray tipo uma madeira, eu utilizo bump maps(que dão uma ilusão de relevo) e em outros materiais também existem displacement maps que dão o real relevo ao objeto…..
      então o que disse mais o menos é que se algo for aparecer indiretamente na cena, dependendo do que for e como for, não precisa ter uma configuração “pesada”…..
      pra matar a sua dúvida dá uma olhada no youtube nesse video
      http://www.youtube.com/watch?v=6esm-xNYOYQ
      mais o menos isso, não sei se deu pra entender o que falei……rsrsrs
      ………
      abraços….

    • #20097


      Participante

      aaaaa entendi ! 😀
      obrigada Nandim !
      tirasse minhas duvidas ^^
      Abraço.

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