V-Ray

Reflexo com dispersão no SketchUp, usando V-Ray

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  alissonferre 9 anos, 6 meses atrás.

  • Autor
     |  993 Views Posts
  • #5098

    Fala, Pessoal!

    Há um tempo atrás, precisei fazer um botão circular, metálico, cujo reflexo das luzes que incidiam nele diretamente era radial, assim como acontece com um cd, ou outra superfície usinada de forma circular.

    Pesquisando na net, em outros fóruns, achei um tutorial do site 3d1, que explicava como fazer esse tipo de efeito no 3D Max, usando Mental Ray. Não sei se alguém já precisou ou tentou fazer a mesma coisa em SketchUp. Se tentou, ainda não vi.

    Então, por isso, resolvi fazer um estudo de como simular este tipo de reflexo utilizando a dupla SketchUp + V-Ray, e compartilhar o resultado com vcs. Acho que é interessante pra ganhar realismo em algumas cenas e serve como base para outros materiais muito reflexivos.

    Fico no aguardo de críticas, dúvidas, sugestões… E me desculpe se alguém já postou algo do tipo. Não pesquisei nos tópicos antigos.

    E só uma observação, não me preocupei muito com a modelagem. Sei que o cd está um pouco facetado, mas o objetivo neste caso não é a modelagem em si, mas o efeito da reflexão.

    Segue o resultado que obtive. Valeu!

  • #5102

    Opa, gostei mto, acho que até serial legal para aplicar em certos materias que batem luz, como um Aquario por exemplo, que cria algo similiar
    vc poderia fazer um Passo a Passo de como fez ?

  • #5110

    Isso é só um palpite, não uma afirmação, é com o efeito caustics?
    mostre msm passo a passo por favor

  • #5111

    Fala, alissonferre e Renan!

    Não, não usei caustics não. Fiz usando mapas de reflexão, várias layers de reflexão, controle da layer diffuse… E acho que só…rs

    Eu vou tentar montar um tutorial pra vcs verem. Preciso só organizar os arquivos aqui, pois como falei, fiz vários testes, criei vários mapas, até chegar nesse resultado.

    Assim que possível, posto o tutorial, ok?

  • #5115

    Opa, estamos no aguardo rsrs !

  • #5240

    Já tentei, não consegui e desisti…pois é muito complicado fazer esse tipo de efeito! Nesse caso, ficarei no aguardo também!

    Vlw.

  • #5243

    Fala, Pessoal!

    Tutorial pronto! 😀

    Como falei, vim compartilhar com vocês daqui do fórum este método que utiliza o VRay para SketchUp para obter o efeito de reflexão com dispersão, que acontece em objetos metálicos, cds, dvds, alguns cristais, selos holográficos, enfim, em vários materiais. Não é complicado de fazer não, apesar do post ser grande…rs E o resultado é legal.

    Então, pra começar, uma pergunta pra gente enteder melhor: por que há dispersão da luz? Porque o material é bem reflexivo, mas sua reflexão não é perfeita, diferente de um espelho, por exemplo. Isso, associado a outras propriedades do material, ao refletir, a luz que chega ao objeto (branca) é fragmentada em infinitas cores, que são compostas a partir das três cores básicas, vermelho, verde e azul (sistema RGB, lembra?).

    Portanto, sabendo disso, precisamos fazer com que o material do nosso objeto, aqui no caso, um cd, tenha uma parte que reflita a luz vermelha, outra parte que reflita a luz verde e outra parte que reflita a luz azul.

    Como fazer isso? Configurando camadas e filtros de reflexão. Para seguir o passo a passo, você pode utilizar o arquivo do tutorial, baixando aqui, ou criando a sua própria cena. No arquivo, há um plano de piso, um chapa retangular de 1m x 1m e um CD, como na imagem abaixo.

    E para criar o nosso material reflexivo, vamos seguir os seguintes passos.

    1 – Com a cena aberta, crie um material do VRay para SketchUp (menu VRay for SketchUp > Create Material > VRayMtl), dando algum nome que você queira. No caso, usei reflexo_difuso.

    2 – Escolha a cor da camada Diffuse. No caso, escolhi um tom de roxo, como o encontrado nas mídias de CD graváveis.

    3 – Crie 3 camadas de reflexão, renomeando-as para ficar mais organizado. Como o sistema é R(red) G(green) e B(blue), nomeei as camadas como Reflection_01_VM, Reflection_02_VD e Reflection_03_AZ, para manter a ordem das cores.

    Já que o material é reflexivo, mas a reflexão não é perfeita, precisamos ajustar os valores de Highlight Glossiness e Reflection Glossiness para um número alto, porém menor que 1. Então, ajuste os parâmetros das 3 camadas de reflexão da seguinte forma:

    – Highlight Glossiness: 0.8
    – Reflection Glossiness: 0.8
    – Subdivs: 16 (utilizei 16, mas vc pode variar se quiser um render de melhor qualidade, ou mais rápido)

    Agora, precisamos fazer com que cada camada reflita apenas a sua cor básica correspondente, e isso nós vamos conseguir utilizando os filtros (Filter), como abaixo.

    1 – Na camada vermelha (VM), clique no retângulo de cor do campo Filter e utilizando os campos RGB, digite os valores R=255, G=0, B=0.

    2 – Na camada verde (VD), digite os valores R=0, G=255, B=0.

    3 – Por fim, na camada azul (AZ), digite os valores R=0, G=0, B=255.

    Neste momento, se dermos um Preview do material, veremos que ele tem reflexão, porém sem difusão. Por quê? Porque as cores, apesar de diferentes, estão refletindo na mesma direção, e para haver difusão, precisamos fazer com que as 3 cores reflitam em direções distintas. Mas como? Simples! Usando anisotropia e rotação.

    1 – Nas 3 camadas, dê um valor de 0.7 para anisotropia, e dê novamente o Preview do material.

    Repare que o reflexo agora se encontra bem alongado, deformado, como acontece em superfícies cromadas cilíndricas, por exemplo. Mas ele continua branco. Então vamos agora configurar a rotação, fazendo com que as cores reflitam em direções diferentes.

    2 – Na camada vermelha, mantenha o valor 0;
    3 – Na camada verde, utilize um valor de 0.3;
    4 – Na camada azul, utilize um valor de -0.5.

    Dê um preview novamente.

    Agora nós já temos a luz branca difundida em suas cores básicas, vermelho, verde e azul. Agora só falta aumentar o valor do reflexo, que ainda está muito pouco nítido. Pra isso, vamos ajustar o shader Fresnel.

    1 – Clique no “M” do parâmetro Reflection, da camada vermelha.
    2 – No campo Fresnel IOR, digite um valor de 4.
    3 – Faça o mesmo nas outras 2 camadas.

    Aplique o material na chapa retangular e no cd. Renderize a sua cena. Você deve ter um resultado semelhante à imagem abaixo.

    Sim! Nós já temos o reflexo com dispersão.

    – Teste algumas alterações de valores como Highlight Glossiness, Rotation e perceba como isso altera o reflexo, de que forma que isso impacta na definição dele, na nitidez.

    – Teste o efeito, girando o objeto, depois mudando a câmera de posição. Podemos perceber claramente a variação do efeito, de acordo com a posição do observador.

    Mas agora você deve estar se perguntando “por que o reflexo não está radial, como observamos normalmente nos objetos redondos, como o cd”? Porque nós não informamos que o objeto é polido de forma circular. E como dizer isso ao render? Bem, vamos ter que usar mapas de reflexão.

    O mapa de reflexão funciona da mesma forma que os mapas de bump ou displacement. Utilizando uma imagem em tons de cinza, nós dizemos ao render que a parte branca dessa imagem é 100% reflexiva, a parte preta é 0% reflexiva e os tons intermediários possuem níveis intermedários reflexão. No nosso caso, o branco seria a parte que não permite a difusão (reflexão perfeita, lembra?) e o preto indica as áreas em que ocorre o máximo de difusão.

    Bem, só que para utilizar o mapa de reflexão de forma correta, precisamos mapear a imagem no objeto. Caso contrário, o mapa pode não ficar centralizado, gerando uma reflexão que não desejamos. Para este tutorial, você pode criar o seu próprio mapa, utilizando programas como Photoshop, CorelDRAW ou Illustrator, ou utilizar os mapas abaixo.

    Para mapear nosso reflexo, vamos criar um novo material, linkado com um material do SketchUp.

    1 – Na guia Materials do SketchUp, crie um novo material, nomeie como reflexo_CD e clique em “Use texture image”.

    2 – Selecione o mapa de reflexão (reflection_map_principal.jpg) e ajuste o seu tamanho. No caso, o CD possui 120mm de diâmetro. Então, ajuste a imagem para 120mm x 120mm.

    3 – Aplique o material no objeto, usando a ferramenta Balde.

    4 – O mapa deve estar fora de centro, como acima. Para centralizar, clique com o botão direito sobre a superfície do objeto e selecione “Texture > Position”. Centralize o mapa no objeto, ajustando também o tamanho, se necessário.

    Terminado estes 4 passos, já temos a nossa imagem mapeada para utilização no VRay.

    1 – Crie um material do VRay associado ao material criado no SketchUp (reflexo_CD) (VRay for SketchUp > Create Material > VRayLinkedMtl)

    2 – Delete a camada Diffuse associada (a que aparece com a bolinha vermelha), e crie uma nova. Se mantivermos a camada Diffuse associada, não conseguiremos configurar a cor do objeto corretamente. Criando uma camada Diffuse nova, podemos alterar a cor e ainda usar a imagem mapeada, seja no bump, no displacement, ou em qualquer outro shader, que ela já estará configurada.

    3 – Assim como no material que criamos anteriormente, crie as camadas de reflexão e configure os parâmetros de Highlight Glossiness, Reflection Glossiness, Filter, Anisotropia e Rotation. Só que desta vez, não usearemos o shader Fresnel.

    Desta vez, ao invés do Fresnel, usaremos um Bitmap.

    4 – No “M” do campo Reflection, da camada vermelha, selecione Bitmap, e no “m” (ao lado de clear), selecione o nosso mapa de reflexão (reflection_map_principal.jpg).

    5 – Repita o processo para as outras camadas.

    6 – Aplique o material (Linked_reflexo_CD) no CD e aplique o material anterior (reflexo_difuso) na chapa retangular, para vermos a diferença entre eles.

    Pronto, já temos o nosso material refletindo com dispersão, de forma radial (circular).

    Mas ainda podemos melhorar este material. Observe que uma superfície de CD, apesar de ter uma grande dispersão, ela tem um reflexo muito nítido, e isto não está acontecendo no nosso material, pois os mapas não permitem. Para isso, vamos criar uma nova camada de reflexão.

    1 – Crie uma quarta camada de reflexão.

    2 – Ajuste os parâmetros de Reflection Glossiness e Highlight Glossiness para 0.95.

    3 – No Filter, selecione um tom de roxo mais claro que o tom utilizado no Diffuse, para que o reflexo do CD respeite a tonalidade do objeto.

    4 – Por último, configure o Fresnel IOR para 7.

    Prontinho! Nosso CD está aí, com dispersão e altamente reflexivo. Renderize a imagem e confira o resultado.

    Agora podemos nos arriscar a fazer outros materiais, como um selo holográfico, por exemplo. Experimente, no editor de materiais do SketchUp, diminuir o tamanho da textura de 120mm para 10mm, e renderize de novo.

    Teste novos mapas, crie novos mapas. Faça os testes. E se tiver alguma idéia legal, compartilhe com a gente.

    Experimente também, nas camadas Verde e Azul, utilizar os outros dois mapas, reflection_map_verde.jpg e reflection_map_azul.jpg, respectivamente. Eles são o mesmo mapa principal, só que ligeiramente rotacionados. Veja o efeito que isto causa.

    Enfim, espero que tenham gostado do tutorial e que possam fazer um ótimo proveito dele. Lembrem-se que neste efeito, vário fatores irão interferir, como posição do objeto, posição da luz, o tipo de luz, intensidade da luz. Portanto, mãos à obra, boa pesquisa, bons testes e ótimos trabalhos para todos!

    Valeu!

  • #5258

    Parabéms lexqui, muito bom o tutorial, vai concerteza nos ajudar bastante.
    me permites postar o teu tutorial no meu blog, só vou postar se vc concordar e responder neste tópico ok!
    obrigado!!!

  • #5261

    Fala, Alisson!

    Que bom que gostou do tutorial. Pode postar no blog sim, sem problema. O objetivo é ajudar, trocar idéias. Até pq, tb aprendo muito, todo os dias.

    Ah, e se puder citar meu nome, como autor do tuto, agradeço! Alex Abreu, muito prazer…rsrs Também atendo por Lexqui…rs

    É isso aí, então! Fico aguardando críticas, dúvidas e sugestões.

    Valeu!

  • #5269

    Concerteza vou citar seu nome, o tuto ficou ótimo, sua iniciativa de compartilhar conhecimentos é louvável, espero que um dia eu também fique fera a tal ponto, vlw
    veja o post no blog.

Você deve fazer login para responder a este tópico.