V-Ray

Render consome pouca RAM

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
    3667 Views Posts

Participante

Olá galera!

Estou tendo um problemão com meu Vray 2.0 64 bits.

Atualizei os softwares aqui, e os renders deram um salto na velocidade! Uso um i7 com 8Gb de RAM. Assim que atualizei o software, os render rolavam consumindo 6, 7Gb de RAM. Nas ultimas semanas os render estão demorando muito! Modelos simples, pequenos, básicos, demorando em torno de dez minutos em resolução baixa, olho no gerenciador do windows e ele mostra que o vray está consumindo apenas 300 ~ 700 Mb de RAM, e nunca passa disso.

Alguém sabe o que pode ser? Isso ta me atrasando muito…

Obrigado.

Abs

Mestre

Da uma olhada no Options do seu vray, veja quanto está o “Dynamic Memory Limit”, em System.

Participante

Eai Daniel, tudo bem?

Já olhei cara… Já alterei pra zero, pra “9999”, pro valor total da memória ram e nada.
      Mudei o “Defalt Geometry” pra dynamic, static… Aumentei pra 100 o “max tree depth”… Coloquei “Render to VRimage e coloquei “no memory”…

Nada funcionou! Tem trabalhos pesadíssimos que levariam cinco minutinhos pra renderizar mas estão levando 20, 30 min… E sempre consumindo em torno de 1,5 ~ 2Gb de RAM só…

Já reinstalei, o vray e o sketchup, e nada…

Mestre

Acho que não deve ser nenhuma configuração dentro do SU nem do vray.

Não sei se vai dar certo, mas para verificar se não é um problema de prioridade do seu windows, tenta o seguinte:
      – No teclado pressione Ctrl+Alt+Del e selecione “Gerenciador de Tarefas”;
      – Na aba “Aplicativos”, Selecione o SketchUp (vc tem que colocar ele pra rodar antes), depois clique com o botão direito do mouse e selecione “Ir para Processo”;
      – Já na aba de Processos, clique com o botão direito do mouse no processo “SketchUp.exe” e selecione “Definir prioridade” -> “Tempo Real”.

Vc já testou outros programas para ver se eles consomem mais memória dq o vray?

Participante

Cara, pior que já fiz isso também! rsrsrs
      Ele muda pouca coisa só, e deixa o computador unutilizável durante o render, fica muito muito lerdo!
      Vi em um forum gringo que isso pode ser por conta do processador, mas eu uso um i7 poxa
      Por mais que seja segunda geração, é um i7 rs

Mas obrigado pela força de qualquer forma!

Participante

Bom dia Galera,

sou novo no forum, na verdade já acompanho a tempos mas não como usuário, e agora devido a algumas dúvidas resolvi me cadastrar.

Estou tendo o mesmo problema do @mantovictor, ja tentei todas as sugestões acima, quando mudo a prioridade no gerenciador de tarefas ele chega a 3.1 gb de consumo, mas o computador fica inutilizável.

Utilizo a seguinte configuração de PC:

I7, 16gb, video Gforce Gtx560.

Estou tendo muito problema, um arquivo pequeno 75mb, com texturas simples, tem demorado algo em torno de 30/45 min pra renderizar.

@mantovictor
      , conseguiu solucionar o seu problema? tem alguma dica?

Obrigado.

Participante

Fala @vinichico, beleza?

Cara, eu resolvi sim meu problema (nesse ano que passou hahaha).
      Eu descobri que o computador vai usar somente o necessário de RAM para renderizar o seu modelo, o que vai trabalhar bastante mesmo é o processador, por isso o computador fica “inutilizável” durante o render.
      Coloque muitas texturas e adicione mapas de displacement, que você vai ver a memória subindo pra níveis astronômicos, pois para o software criar um volume 3D à partir de um mapa, ele precisa calcular, e a bastante.
      Eu estava fazendo um render uma vez e coloquei muitos mapas displacement, e isso estava me custando uma vida de render, isso quando o consumo de memória RAM não alcançava inacreditáveis 29Gb dos meus 32 disponíveis. E o sketchup fechava por falta de memória do pc para manter a interface!

Então vai a dica, use displacement apenas onde é extremamente necessário. Essa função (quando se trata de sketchup), eu notei que gera tantos cálculos do processador que acaba demorando demais pra renderizar, e às vezes a diferença que vai gerar um disp map pra um bump map nem é tão significativa, entende?

Atente-se à esses detalhes, a incidência de luz em ambientes recheados de displacement também acarreta numa demora grande de render. Outra dica, se estiver usando vegetação em png e colocar luz artificial sobre uma grande quantidade de png, o render vai levar uma eternidade também. rs

Bom, a princípio, é essa a experiência que tenho pra compartilhar. Boa sorte nos seus trabalhos.

Att,
      V. Mantovani

Visualizando 6 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2021 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.