V-Ray
Render consome pouca RAM
- Este tópico contém 6 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 7 meses atrás por
Victor Mantovani.
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03/04/2015 às 20:28 #79079
Olá galera!
Estou tendo um problemão com meu Vray 2.0 64 bits.
Atualizei os softwares aqui, e os renders deram um salto na velocidade! Uso um i7 com 8Gb de RAM. Assim que atualizei o software, os render rolavam consumindo 6, 7Gb de RAM. Nas ultimas semanas os render estão demorando muito! Modelos simples, pequenos, básicos, demorando em torno de dez minutos em resolução baixa, olho no gerenciador do windows e ele mostra que o vray está consumindo apenas 300 ~ 700 Mb de RAM, e nunca passa disso.
Alguém sabe o que pode ser? Isso ta me atrasando muito…
Obrigado.
Abs
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03/04/2015 às 22:08 #79084
Da uma olhada no Options do seu vray, veja quanto está o “Dynamic Memory Limit”, em System.
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08/04/2015 às 03:42 #79125
Eai Daniel, tudo bem?
Já olhei cara… Já alterei pra zero, pra “9999”, pro valor total da memória ram e nada.
Mudei o “Defalt Geometry” pra dynamic, static… Aumentei pra 100 o “max tree depth”… Coloquei “Render to VRimage e coloquei “no memory”…Nada funcionou! Tem trabalhos pesadíssimos que levariam cinco minutinhos pra renderizar mas estão levando 20, 30 min… E sempre consumindo em torno de 1,5 ~ 2Gb de RAM só…
Já reinstalei, o vray e o sketchup, e nada…
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13/04/2015 às 23:38 #79153
Acho que não deve ser nenhuma configuração dentro do SU nem do vray.
Não sei se vai dar certo, mas para verificar se não é um problema de prioridade do seu windows, tenta o seguinte:
– No teclado pressione Ctrl+Alt+Del e selecione “Gerenciador de Tarefas”;
– Na aba “Aplicativos”, Selecione o SketchUp (vc tem que colocar ele pra rodar antes), depois clique com o botão direito do mouse e selecione “Ir para Processo”;
– Já na aba de Processos, clique com o botão direito do mouse no processo “SketchUp.exe” e selecione “Definir prioridade” -> “Tempo Real”.Vc já testou outros programas para ver se eles consomem mais memória dq o vray?
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25/04/2015 às 20:22 #79255
Cara, pior que já fiz isso também! rsrsrs
Ele muda pouca coisa só, e deixa o computador unutilizável durante o render, fica muito muito lerdo!
Vi em um forum gringo que isso pode ser por conta do processador, mas eu uso um i7 poxa
Por mais que seja segunda geração, é um i7 rsMas obrigado pela força de qualquer forma!
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19/07/2016 às 08:57 #121805
Bom dia Galera,
sou novo no forum, na verdade já acompanho a tempos mas não como usuário, e agora devido a algumas dúvidas resolvi me cadastrar.
Estou tendo o mesmo problema do @mantovictor, ja tentei todas as sugestões acima, quando mudo a prioridade no gerenciador de tarefas ele chega a 3.1 gb de consumo, mas o computador fica inutilizável.
Utilizo a seguinte configuração de PC:
I7, 16gb, video Gforce Gtx560.
Estou tendo muito problema, um arquivo pequeno 75mb, com texturas simples, tem demorado algo em torno de 30/45 min pra renderizar.
@mantovictor, conseguiu solucionar o seu problema? tem alguma dica?Obrigado.
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19/07/2016 às 16:33 #121807
Fala @vinichico, beleza?
Cara, eu resolvi sim meu problema (nesse ano que passou hahaha).
Eu descobri que o computador vai usar somente o necessário de RAM para renderizar o seu modelo, o que vai trabalhar bastante mesmo é o processador, por isso o computador fica “inutilizável” durante o render.
Coloque muitas texturas e adicione mapas de displacement, que você vai ver a memória subindo pra níveis astronômicos, pois para o software criar um volume 3D à partir de um mapa, ele precisa calcular, e a bastante.
Eu estava fazendo um render uma vez e coloquei muitos mapas displacement, e isso estava me custando uma vida de render, isso quando o consumo de memória RAM não alcançava inacreditáveis 29Gb dos meus 32 disponíveis. E o sketchup fechava por falta de memória do pc para manter a interface!Então vai a dica, use displacement apenas onde é extremamente necessário. Essa função (quando se trata de sketchup), eu notei que gera tantos cálculos do processador que acaba demorando demais pra renderizar, e às vezes a diferença que vai gerar um disp map pra um bump map nem é tão significativa, entende?
Atente-se à esses detalhes, a incidência de luz em ambientes recheados de displacement também acarreta numa demora grande de render. Outra dica, se estiver usando vegetação em png e colocar luz artificial sobre uma grande quantidade de png, o render vai levar uma eternidade também. rs
Bom, a princípio, é essa a experiência que tenho pra compartilhar. Boa sorte nos seus trabalhos.
Att,
V. Mantovani- 1
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