V-Ray

render para Avaliação

Visualizando 32 respostas da discussão
  • Autor
    699 Views Posts

Participante

essas são minhas primeiras imagens depois de muiiitos testes e muito aprender ;), fiquem a vontade para comentar ficaria muito grato de conseguir melhorar meus renders 😉

Participante

E aí Fabio!

Pra quem ta começando vc ja ta conseguindo ótimos resultados hein!
      Senti a falta de alguns reflexos, e outros detalhes, mas isso vc vai pegando como tempo.

Uma dica: da uma lida no tutorial de como postar magens direto no forum, fica mais prático pro pessoal ver e comentar.

abs

Participante

Opá, a dica do Roger tá valendo, e pra um começo de SKP+VRAY tá superando até veteranos com esses renders. Com alguns ajustes nos materiais fica show, acho que a config tá ótima, sem falar na modelagem.
      Parabéns continue assim.

Participante

Feito, bem melhor mesmo… e quanto aos detalhes quais os principais que deveria arrumar 🙂 to muito querendo melhorar esta imagem…

thanks

Participante

Exemplo de alguns materiais que estão sem brilho ou até mesmo mal configurados nesta questão é a madeira utilizada e outra, Eu estou enchergando granulados ou é proposital isso?
      No mais, Abraços e até breve.

Participante

Valeu Victor realmente o granulado esta demais não foi proposital, vou tentar trabalhar essa madeira e posto novamente, outra coisa que to me quebrando aqui e nao consigo arrumar o espelho tem efeito ou melhor “defeito” não fica uma reflexão nitida o material que apliquei é um default com fresnel com 2 no IOR e 2 no Refract IOR oque pode estar errado ?

Participante

Para mim o espelho parece estar perfeito, o único problema que vejo nele é que ele está refletindo várias manchas na parede. mas fora isto está de boa (acho).
      Inté!

Participante

Pra criar o espelho, aplique apenas o reflexo no material e deixa td default (no “m” deixa em “none”, não selecione o Fresnel nem nada).
      Explicando de outra forma, no “Material List” só clique com o botão direito em cima do material >>>create layer>>>reflection…. nada alem.

Participante

vou comentar apenas sobre as luzes, pois os demais já comentaram bastante sobre outros assuntos.

Falarei mais especificamente sobre os spots acima da tv:

A utilização de spots não deve ser feita apenas para encher uma cena sem que tenha função ou seja colocada de forma coerente.

Se você observar alguns pontos, vai entender o que eu digo:

O spot não serve pra iluminação de ambiente, serve para realçar e dar notoriedade/relevância a algum objeto no ambiente, como por exemplo quadros, estatuas, obras de arte, etc.

Um spot em cima da tv, com seu cone de luz apontada pra ela vai trazer sérios problemas de reflexão conforme a programação e o ângulo do observador, portanto, deve-se evitar esse tipo de abordagem.

Outro problema, elas estão distribuidas de forma uniforme na sanca, porém o mobiliário não. Se voce ver, vamos substituir para estudo a tv por um quadro. Deveria ter esses tipos de configurações:

Caso de 1 spot – exatamente acima do quadro e o inicio do cone de luz tem que estar acima da moldura do quadro.

Caso de 2 spots – um em cada extremidade (alem da moldura), levemente inclinados para o lado (direcionados) para iluminar o quadro.

Caso de 3 spots – distribuição somando 1 + 2 spots.

Veja que o seu caso, o spot também ilumina a porta e a parede lateral, demonstrando também equívoco na luminotécnica.

Você só nao teve problema de reflexão de luz na tv pq é uma tv sem fresnel, senão iria entender o que eu digo.

Minha sugestão: iluminação de sanca invertida no local. Assim voce evitaria também de perdir a simetria da cena em colocar gola de gesso apenas em 2 laterais do quarto.

Não pense também em iluminar com spot esse quadro, pois ele está acima da cama e um spot nesse local ficaria estranho demais.

Falei demais!

Boa sorte e parabens pelo inicio!

Participante

victor3d, rogercar, grato , vou fazer os ajustes e logo posto os resultados.

acidwar, suas dicas foram de extrema importância afinal isso é um projeto para meu apartamento, até anotei para não cometer esses erros novamente ;), só não ficou muito claro para mim oque exatamente você sugeriu:

“Minha sugestão: iluminação de sanca invertida no local. Assim voce evitaria também de perdir a simetria da cena em colocar gola de gesso apenas em 2 laterais do quarto.”

sou apenas um curioso na area, se puder explicar para leigo eu agradeço.

Participante

Bom dia,

Sanca invertida é como essa imagem abaixo:

Participante

Estou com dificuldade para colocar iluminação na sanca tentei “emissive” e retangulo de luz mas nada que agradou alguém pode me dizer o caminho ? , ja tive em outros tópicos mas não consegui oque precisava.

Participante

Retângulo de Luz não Agradou? (Iluminação meu ponto fraco.) Vamos ver oque os feras dizem.
      No mais, Inté!

Participante

Na verdade o emissive vai servir mais pra dar um brilho doq ue propriamente a iluminação.

O retangulo de luz deve ter um decay acentuado pois spots perdem muita podencia em pouco espaco. Inverse Square deveria servir.

Lembre-se que a sanca é apenas para iluminação secundária e não deve ficar explodida.

Posta uma imagem de como tem ficado o seu render..

As vezes é o posicionamento do retangulo que deixou a cena fora do seu agrado.

Participante

Vamos lá então meio na pressa fiz umas mudancinhas na minha concepção era assim a dica da sanca Renato , mas se não for por favor comente como disse a um interesse pessoal nesse projeto. mas ficou melhor do que as dicróicas.

dei uma melhorada nas madeiras mudei um pouco o fresnel , glossiness e outros mas ainda to achando meio artificial, dicas serram bem vindas, não usei bump para não dar ruido ate porque formica é lisinha acho que só no glossiness deveria resolver 😉 , ( olha o iniciante falando kkk).

Victor dei uma melhorada no granulado dessa vez, lembra que falei do espelho ëmbaçado” resolvi esse ficou lisinho

thanks, e fico no aguardo dos comentários;)

Participante

Opá fala ai… Também achei a madeira muito artificial, diz ai ela tá com fresnel?, não me leve a mal, mas o tecido do travesseiro também não está legal. E A Cena sem o granulado está ótima a iluminação também tipo oque o Acid disse também caiu bem na cena.
      #Dica, tentat mudar esse material da TV. E TV também sai um pouco de luz “EMISSIVE” 🙂
      No mais abraço.

Participante

na segunda imagem,as dicroicas nao ficaram com a intensidade boa na parede.Elas tao muito “uniformes”.Acho que deveria ter uma diferença de intensidade ao longo do plano iluminado

Participante

bom vou dar uma estudada neste fim de semana, com todo material que achei aqui no fórum acho que vai dar uma melhorada, victor3d e roger cara vocês estão em todos os posts isso é bom 😉 peguei varias dicas em outros tópicos.

Quanto ao material da TV tá dificil mesmo se mudar a cena o material da TV fica bom mas se eu aumento o fresnel para dar mais reflexo nesta cena ele fica cinza fica mais estranho tem alguma dica ?

quanto ao emissive na tv não entendi oque fazer ou como fazer 😉

Java realmente estava bem ruim aquela iluminação mas com as dicas do Renato acabei por colocar a sanca e tirei as dicroicas, achei melhor 😉

thanks mais uma vez

Participante

Fabio, valew, eu tento responder todo mundo quando posso. É Assim mesmo é ruim mais depois piora, kkkkkk.
      Vamos lá na TV ou Monitor, o certo não é sair uma iluminação da tela, então tente simular isso coma at TV, provavelmente um reclight com um valor baixo atrás da imagem ou emissivei, mas acho que emissive não cairia bem na cena, não sei te indiciar muito pois dá para contar nos dedos as internas que já fiz até hoje. Mas como você disse, você irá estudar nesse FDS ai vai ficar de boa essa cena sua, e tem um HD virtual não sei de quem aqui do fórum que tem uma Panka de materiais para o vray prontos, você pode pegar alguns lá e olhar mais ou menos como são configurados e fazer os seus, ou até mesmo usar algum que caia bem com a sua cena.
      Desculpa ai os erros de português (cansado), posta o resultado no que der ai.
      No mais, abraço e até breve.

Participante

Estou setindo um tom meio alaranjado na cena. Eu estava com esse problema em uma cena que eu postei aqui no forum. Fiz uns ajustes no options e coloquei mais uma luz, que só tinha a intenção de clariar (Rec Light sem interação, só luz). Não sei se vai dar certo com vc mas de qualquer forma acho que um tom branco iria compor melhor a cena.
      Mas é isso, e estamos no mesmo barco, fazendo, quebrando a kra e tentando melhorar.
      MÃO A OBRA!!!

Participante

Dae pessoal ta difícil a coisa aqui, tentei os materias que peguei nos HDS virtuais e nada,

marckdriver realmente ta um tom meio estranho, preciso corrigir isso.

mas não foi só isso , sinto falta dos reflexos em materiais com fresnel,o ar condicionado deveria ter reflexo/brilho, quando aumento o fresnel muda até a cor mas não da reflexo/brilho.
      a madeira tem fresnel/noise e nao da diferença nenhuma, parecem que esta sem nada.

Acredito que os problemas são devido a má configuração da visopt, alguem poderia me ajudar a configurar uma ? eu estou usando apenas retangulo de luz como iluminação.

Participante

Fabio, não existe Tópico melhor para você aprender a configurar uma visopt melhor do que os caras estão dizendo aqui. http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=6399&forum=6

Além é claro de muitos testes e testes em cima do que eles falaram, no mais, boa sorte com os estudos.
      Abraços.

Participante

Victor já até perdi a conta de quantas vezes te agradeci (rsrs).

juntei esse com mais um topico que estou tentando ressucitar 🙂 http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=2882&forum=16
      e acho que já deu uma esclarecida 😉 ….

vlw mais uma vez.

vo postar o resultado ainda essa semana,

preciso uma ajuda no photoshop se vc puder me ajudar 😉 (+uma vez)

http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=6551&forum=14

quria saber como faz aquele efeito de brilho que o costa fez no carro 😉

perguntei lá mas ninguém respondeu ainda…

Participante

Opáá, Ressucitar ele igual era antes sempre respostas e perguntas, não tem como não, mas agora uma respostinha aqui outra ali, até tem como.
      Agora no efeito que o costa fez lá, é no PS mesmo, e PS é a mesma coisa que dar um tiro no meu pulmão, não sei praticamente nada de PS, e o que sei não sei explicar direito, mas acho que brevemente alguém te responda essa dúvida.
      Mas uma pergunta para você.. Você está fazendo alguma externa de algum projeto ai? ou por enquanto ta aprimorando nos internos?
      No mais, abração.
      E Relaxa, que sempre tem uma resposta aqui da galera, é que está chegando final do ano, ai vai apertando tudo, e vai ficando sem tempo.
      Inté!

Participante

To estudando as cenas internas “ainda” to nesta cena especificamente o tempo todo para avaliar cada resultado ;).

Participante

primeiro agradecer os comentarios para mim já foi de grande ajuda, e o resultado começou a agradar,

Bom fico no aguardo do que ainda deve ser melhorado 😉 . novamente os comentarios são bem vindos

Participante

Parabéns, deu um Up comparado ao primeiro, ficou bem melhor!!! =D

Mais dá uma editada nos materiais, tipo o piso, a parede, os moveis, sei lá né…hehehehehe…já vai dar uma boa melhorada!!!

Abraço!!!

Participante

agora go go melhorar na modelagem do armario no seguinte:

Falta o trilho da porta de correr do armario.

Se voce botar esse espelho como algum tipo de ressalto ou reconcavo na porta, ficará mais real, se bissotar entao fica mais top, pq do jeito que tá parece uma folha de prata colada na porta estática.

Ponto dois: bora bagunçar um pouco essa cena. Cenas bem humanizadas requerem uma baguncinha de moveis e coisas, ou voce já viu algo perfeitamente arrumado e simétrico?

Poe uma bolsa, ou um chinelo, uma almofada tematica (cor, formato, etc).

E tenta por algo verde na cena, nem que seja um pedaço de folhinha de um vasinho ali ao lado.

Sua cena tende aos tons pasteis e deixa ela.. monotona.

Outro ponto: o rodapé está sem definição apropriada, pq voce ve que ele funde com o piso. Duas soluções: escurece um pouco ele ou poe algum objeto perto dele, entre o piso e o rodapé pra mostrar que ali tem uma divisao. Ou aumenta os subdivs do irradiance map, tenta usar o ambient occlusion tbm.

No vray do max resolveria pondo um mapa blend + dirty, mas nao sei ao certo se no skt tem esse recurso.

Outro ponto: mapeamento da madeira da esquerda, no tom oak, está certa? nao deveria ser horizontal? só curiosidade tá?

Como um teste, tenta trocar o abajur por algo mais moderno, algo gritante e com cor, ou até mesmo alguma coisa prateada (apesar de eu achar que a altura dele também está meio baixa).

Mas melhorou bem do que era e pro que ficou hein? Show!

Participante

Acidwar, Cara suas respostas são uma verdadeira acessoria, mais uma vez anotado e com certeza dará uma nova vida no projeto, suas dicas inclusive a de iluminação estão no meu bloco de nunca esquecer ;), grato mais uma vez.

WFipke cara madeira está sendo um probleminha para mim mesmo , acredito que usando os objetos como o Acidwar falou deve melhor mas se tiver uma dica será bem vinda.

Bom, entào mãos a Obra.

Participante

Bom seguindo a dica do pessoal tentei fazer algo melhor,grato pelas dicas realmente acho que melhorou bastante.

segue o resultado e novas criticas serão bem vindas..

Participante

Realmente, ficou bem melhor, parabéns!!!
      Gostei da iluminação.

Abraço.

Participante

Caramba, Fabio pegue o seu primeiro render dessa cena, e compare-os.
      Que diferença. Muito bom esse seu último render, daqui pra frente agora, vai matar a pau nos renders em.
      Muito bom o Render. Ótima Iluminação e setagem de materiais.
      Parabéns, que evolução.

Participante

vlw WFipke, victor3d as dicas do pessoal foram ótimas, as criticas fazem com que você perceba detalhes, ai só procurar um pouquinho no forum como fazer as coisas e o resultado sempre melhora , vo praticando aqui de olho nos conselhos para ver se um dia consigo aproximar do padrão dos veteranos..

Visualizando 32 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.