V-Ray

Renderizando em rede e "CLAMPED COLORS"

• Este tópico contém 7 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 7 meses atrás por Anônimo.
Visualizando 7 respostas da discussão
  • Autor
    1256 Views Posts

Participante

Pessoal, estreei hoje uma segunda máquina. Eu nunca havia feito renders do VRAY em rede.

Um mesmo render que eu fazia no meu “Q9300 com 4gb ram” em 32 minutos, fiz em 11 minutos com o mesmo computador mais um i7 2600 com 8gb de ram.

Acredito q o tempo poderia ter sido ainda menor se eu houvesse usado o i7 2600 como computador principal, pois antes de aparecerem os “buckets” (os quadradinhos brancos que indicam qual parte está sendo renderizada) de todos os 12 núcleos sendo usados ao total, alguns minutos são gastos com a primeira parte da renderização, na qual NÃO APARECEM os buckets, e acredito que somente UM computador foi usado neste momento (e era o Q9300, o mais antigo, que era o que iniciou o render)

De qq modo, após terminar o render, notei que haviam alguns reflexos estranhos… estavam pretos, enquanto no render original com 1 só micro, estavam corretos.

Resolvi mexer nos Color Corrections do Render do VRAY, e notei que colocando a EXPOSURE em -22 os reflexos errados DESAPARECIAM (iam diminuindo até desaparecer), enquanto aumentando a EXPOSURE, as cores erradas aumentavam.

Cliquei na opção CLAMPED COLORS. Colocando em -22 a Exposure, não aparecem nenhuma CLAMPED COLORS. Mas aumentando a Exposure, essas CLAMPED COLORS (q parece um mapa de opacidade qdo olhando no VRAY) aparecem EXATAMENTE no mesmo local dos reflexos e cores erradas!!!

Oq exatamente são clamped colors?? Pq aparecem? Pq apareceram somente no render em rede? (muitas vezes já mexi no EXPOSURE do VRAY e nunca me apareceram essas clamped colors)

obrigado pela ajuda

Participante

hmmm… ok… já teve 3 tópicos que foram upados e ninguém respondeu aqui ainda… talvez a pergunta seja técnica demais e ninguém saiba. Vou perguntar no Sketchucation e no forum da ASGVis. Se eu descobrir, eu posto a resposta aqui, pra futura referência.

Participante

Aceshigh,

Posso estar errado, mas pelo que eu entendi (principalmente quando vc fala que os reflexos estão pretos), eu acho que o seu problema não são Clamped Colors, mas sim, a falta dos mapas (texturas) no computador secundário.

Nas configurações do V-Ray, verifique a guia System. Onde temos Settings DR, marque “Asset Collection” e “Send to Each Node”. Se usar a opção “Send to Shared Folder”, vc tem que disponibilizar as texturas em uma pasta compartilhada para os dois micros.

Para ver se o problema é esse mesmo, verifique se o erro nos reflexos aparece em determinados buckets, especificamente os buckets da máquina secundária (i7). Se for isso, grandes chances do erro ser corrigido com estas configurações.

Teste aí e boa sorte.

Valeu!

Participante

Oq exatamente são clamped colors?? Pq aparecem? Pq apareceram somente no render em rede?

Eu não sei responder nenhuma das 3 perguntas.

Participante

kkkkk Dercole…
      mas eu também não sei disso não.. até pelo fato de que usei pouco a renderização em rede.. e quando usei.. mesmo com 4, 5 maquinas, nunca tive problema..

Participante

obrigado Lexqui… vou tentar isso, mas SUPONHO que o problema não seja a falta de texturas… afinal, no momento que eu diminuo a exposição da cena, tornando ela mais escura, os reflexos corrigem!

Convidado

Posso estar errado, com certeza devo estar, mas acho que o botão Clamped Colors é tipo uma máscara que mostra os locais que o Clamp output atuou. Clamp Output tem a função de converter os pixel que estiverem com valores muito exedidos, valores de imagens 16-bits, dessa forma ele converte e deixa a imagem em 8-bits, valores de 0 a 255 RGB, tambem perde informações de pixel não conseguindo um bom resultado com o Exposure no photoshop.

Com imagens ficaria muuuito melhor para ajudar, mas eu fiz um teste aqui com Clamped Color – Force Color Mapping – V-ray”s Exposure, e fiquei meio que com duvidas sobre o Exposure do V-ray, pois ele, se não marcar o Force Color Mapping e aumentar o exposure (exposure do VFB do V-ray, não da CAM) fica com as cores cores mesmo, RGB e suas mesclagens, não fica só mais claro, perde toda informação de pixel, mas se habilitar o Force Color Mapping ai sim o Exposure do VFB atua como Exposure normal mesmo. Õo

O mesmo acontece com as outras ferramentas de post work, Color Levels – Exposure – Curves.

Vai entender esse V-ray né… uhaihaiuh

Acredito que na Chaos USA (ASGvis) terá mais retorno, pois os adm e developer do V-ray são ativos lá.

P.S.: Uma pergunta, Color Output e Subpixel Mapping estão habilitados ?

Abraços, se possivel poste imagens.

Convidado

Conseguiu resolver ?

Visualizando 7 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.