V-Ray

Sala de Banho – Críticas e opiniões por favor!

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
    425 Views Posts

Participante

Olá pessoal! primeira vez que posto aqui no fórum, estou começando a usar o V-ray mais corretamente agora! Mas mesmo assim sei que ainda preciso de muito aperfeiçoamento!

Bom, ai vai a imagem que eu renderezei de uma sala de banho

Estou incomodada com essa luz amarela em excesso, uma vez que só utilizei ela nessa sanca de gesso perto do espelho! A minha luminária também não parece muito estar acesa né? hehehe

Opiniões e critica são muito bem-vindas!! Obrigada!

Participante

Ola Ludfreitas tudo bem?

Seja bem vinda ao forum de v-ray.

Sobre sua renderizaçao bom da pra melhorar muito ainda.

As paredes que a luz reflete sao amarelas? Ou so a luz e amarela?

Notei que sua bancada de marmore esta com pouco ou nenhum reflexo. Colocaria reflexo tambem nas pastilhas.

Se vc usasse um displacement nas toalhas ficariam mais reais.

vc pode usar um material cromado na sua torneira.
      Qual material da pia?

Ali na direita era pra ser uma flor?

Talvez sua luminaria n esteja parecendo acesa por estar com pouca intensidade. E uma omni light, rectangular ou um material emissivo?

Talves o vidro da luminaria esteja sem refraçao.

Seria legal se vc ligasse essas spot lights no espelho.
      Os pisos tambem estão só com reflexão, não tem um bump que seria legal.

Bom se tiver duvida de qualquer item poste aqui de novo.

Bons estudos…

Participante

Oi Edison, obrigada pelas dicas! com certeza serão muito úteis!

1- Então, as paredes são brancas, e esta aparecendo como amarelas, não sei o que há de errado com a iluminação;
      2- Ah sim, a bancada precisa de mais reflexo mesmo! E quanto às pastilhas, adicionei um bump map, mas acho q não sei configurar direito ainda, mesmo com o layer reflaction, elas não estão refletindo.
      3- Como funciona o displacement? tenho que adicionar uma imagem em PB?
      4- A pia é para ser de pedra (mármore) e a cuba de cerâmica mesclada com vidro.
      5- Não é uma flor não, é só um arranjo de galhos secos ;D
      6- Na luminária usei um material emissivo com intensidade 10, mas não parece acesa ainda…

Vou testar as dicas que você falou, e posto aqui de novo se der tudo certo!

Fico muito grata pela resposta!

Participante

Q isso, nos vamos melhorar esta cena ainda, aew vc me agradece 🙂

A cor da luz esta amarela então? A parede esta com cor 0 , vc as pintou?

As pastilhas vc mapeou corretamente?

As vezes o material n fica com reflexo nem bump. Por exemplo faça uma superfície retangular de dois cliques que ela ficara toda selecionada como face e linhas. Vc aperta G, ele cria um componente. Vc escolhe um nome e da ok. pra vc mapear vc da dois cliques , certifique-se que a face que vc esta usando e a mais clara nao a azulada (que e a face de tras dos materiais no sketchup).

Qual versão de seu v-ray?

O displacement funciona com imagens PB, monocromáticas.

Desculpe falar mal de seus galhos secos, e q achei estranho, hasiuHIUASHIUASHISUA, mas isso vai do gosto de cada um.

O problema na sua luminaria e que o vidro da frente n me parece estar com transparencia.

Participante

ola querida!

ta comesando a ficar bom…..
      acho que prescisa estudar um software de renderização melhor…. o projeto em si é bacana!

Participante

Ah, então Edison, as paredes estão pintadas sim, não exatamente na cor branca 0, um pouco mais escuras que isso!

Não sei se mapeei as pastilhas corretamente, só acrescente o bump map nelas e reflection layer, mas não está do jeito que eu quero. Vou tentar do jeito que você falou!

Meu V-ray é o 1.5.

Ah tudo bem, galhos secos é pra dar um ar dramático heuheueheu. 😮

Vou tentar resolver o problema da luminária! Obrigada novamente!!

Oi Talles3d, obrigada! que outro software você me recomendaria?

Participante

Como o pessoal falou, o render por ser início, tá bem legal, mas tratando de vray ainda dá pra melhorar bastante.
      Mas aprender o vray é uma estrada sinuosa….eu to a meses praticando e ainda tenho que aprender bastante…..
      ……..
      A dica que me ajudou bastante e que também deve lhe ajudar bastante, é visitar o hdvirtual do padão que tem exclentes tutoriais, texturas,etc…

http://www.4shared.com/dir/2363122/4d197ad3/sharing.html

Lá tem tuoriais do vray traduzidos que foram os que me ajudaram muito no aprendizado……
      …..
      Outra dica é dar uma explorada no scketchup também, entender um pouco na edição e mapeamento de textura pra ela fik do jeito que quer, etc….
      E como o vray q vc usa é o 1.5, procura no google por “materiais vismat” são materiais pré configurados que ajudam bastante tb……
      ……….
      espero ter ajudado em algo….
      abraço……

Participante

Valeu Nandim, não é nada facil mesmo! ;]

Eu li alguns turoriais traduzidos, to com dificuldade em aplicar mesmo e algumas coisas ainda não entraram na minha cabeça direito!! hehehe

Mas obrigada pelas dicas, já estão me ajudando e muito!!

Participante

Ola Lud tdo bem??

Vou postar aqui um render que fiz com pastilhas.
      Ficou tipo uma mancha nelas pq o mapa q fiz no photoshop fiz correndo.

Discordo da opinião do Talles.
      O v-ray e uma ferramenta poderosissima.
      O unico software que fica UM POUCO a frente dele seria o v-ray do 3dsmax como explicou Andeciuala em um outro topico.

Se vc souber mecher no v-ray do SU as imagens ficam tao reais quanto a do 3dsmax. E isso nao vai importar se vc for mostrar pra um cliente.

Sao poucas as diferenças entre v-ray do max e do SU, sao so notadas por pessoas que realmente mechem com programas de render.
      Essa minha opinião.

Bom vai ai a imagem depois posto as configuraçoes.

Participante

Como mapear a superfície.

Na superficie no caso da imagem um retangulo, da dois cliques para selecionar a superficie e as linhas e aperte a tecla G assim vc cria um componente, obs: lembrando usar a face mais clara para mapear que e a frente não o verso que e a parte mais escura.

Depois voce da dois cliques sobre o componente vai ficar essas linhas tracejadas em volta, depois vai em file e import.

Na proxima janela vc vai escolher a imagem que deseja mapear, neste caso usei uma cerâmica como pastilha. Obs: não esqueca de marcar no canto direito USE AS TEXTURE.

Voce clica e arrasta pra direita assim voce mapeia toda a superficie. Se quiser editar a texture clique na textura aperta com botao direito do mouse va em texture depois em position.

Se não me engano seu v-ray pra Su não faz o link automatico com as imagens.

Depois disso vc precisa clicar com o botão direito no componente vai na aba v-ray for sketchup e coloca em creat a linked material algo assim.

Depois vai abrir o menu dos materiais va ate o material que vc utilizou, va na parte de reflection layer clique com botao direito depois add.

aqueles são os valores de highlight glossiness e reflection glossines que usei para as pastilhas, nao vou ficar explicando certinho todos eles que leva mo tempao.

Vc clica no M do reflection. aumentando os valores de IOR no fresnel aumenta o indice de reflexao do material.

e por ultimo o bump, que usa-se uma imagem PB clicando no M do lado do file em bitmap, onde quanto mais escura a cor mais fundo e, e quanto mais proximas do branco mais alta é.

Bom ficou um pouco extenso este tutorial, mas espero que vc tenha entendido um pouco, hahahahaha =-)

Bons estudos.

Participante

Edison, obrigada!! Entendi sim, e deu super certo!! (emocionada) rsrs

Ah, então, eu não gostaria mesmo de trocar de software, já vi coisas perfeitas feitas no SU+V-ray!! Vou continuar insistindo nele!

Mais uma vez obrigada a todos ;]

Participante

De nada Lud, se precisar estamos aew.

Bons estudos.

Visualizando 11 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.