V-Ray

Sala de TV (iniciante)

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  pietro_alexandre 4 anos, 7 meses atrás.

• Autor
     |  411 Views Posts

Oi pessoal! Tudo beleza!?

Bom, como disse na minha apresentação, eu não sou profissional da área mas gosto muito e pretendo um dia trabalhar com a produção de maquetes eletrônicas.

Estou enviando esta cena renderizada que é de um projeto que eu criei e estou começando a aprender a renderizar no V-Ray (graças ao nosso amigo Pietro que está me dando várias dicas incluindo o fórum SketchUp Brasil quem me indicou pra estudos foi ele).
    Tem uma semana que eu vi um render do Pietro no Facebook do SketchUp e tive a cara de pau de perguntar como era que se fazia aquilo tudo (já que até então eu só fazia as maquetes no SU e nada mais) e ele me explicou e desde então todos os dias eu tenho estudado a renderização com V-Ray e pós com Photoshop.

Gostaria de ouvir todas as críticas possíveis e impossíveis para que eu possa aprender mais a cada dia.

Obrigado a todos!!!

E ai velho!!

cara, assim, vou dar a minha opinião meio por cima…
    tenho certeza que os demais usuários também irão palpitar, então vamos esperar por eles também…

assim… vários materiais da tua cena estão sem edição… o que tira muito o realismo do render…
    sempre falo para ” deixar a luz entrar “, e o mesmo digo para vc, a melhor iluminação é a natural, vai deixar mais ” natural ” a tua imagem, da uma caprichada na iluminação, nos materiais e posta novamente, creio que só com isso a imagem ja mudará 50%..

flw
    abraço!

Então Serafim, pra quem está iniciando eu achei muito boa tua imagem, porém, notei que a tv está sem brilho nenhum e senti falta de uma iluminação natural como o Pietro falou. No mais, dá um talento nas texturas que vai ficar show tua imagem, parabéns!

Mt obrigado pessoal! Valew pelas dicas pessoal!
    vou dar uma estudada em iluminação natural e nas texturas dos objetos.
    Fui tentar usar os Vismats mas não consegui… não sei pq os materiais nao entraram, dai vou ver se faço testes isolados pra ver se consigo chegar nas texturas q eu kero… qnd eu conseguir chegar perto do esperado eu posto novamente

para usar o VISMAT…

abre o editor de materiais do Vray, seleciona o material que vc queira alterarar, clica com o botão direito nele, vá em IMPORT, seleciona o arquivo .VISMAT e pronto…

flww

Muitoo bom .. gostei da iluminação!

Valeu Michel!

Obrigado Pietro! eu fiz isso mas nao sei se eh pq o projeto ta mt pesado e minha makina eh mt lenta mas ele nao le o Vismat. Continua td como antes sabe. Vou testar num arquivo vazio pra ver se vai.

Qnt a tv eu acabei descobrindo a ela tava com a face invertida pr isso nao pegoj a textura pq eu fiz a textura brilhosa nela mas nem pegou.

Estou estudando a iluminaçao diurna pra fazer outro render

Mais uma vez mt obrigado a tds!

Bem vindo Raphael!

Bom, concordo c oq o Pietro falou.
    Sei q está começando mas vou falar de alguns pequenos detalhes q notei..
    – A luz está “vazando” da luminária no teto;
    – A imagem da tv está sem emissive;
    – As plantas n estão muito realistas, talvez se colocar um pouquinho de reflexo fique melhor.

Bom, acho q é isso!
    ah, acho q o Pietro já deve ter te falado mas, sempre se lembre q o principal é uma boa modelagem!

Abraço

Pessoal!
    Resolvi mudar o angulo da cena e tirei os rec lights e reslvi usar a luz do enviromento regulando a camera (diafragma, tempo de abertura e iso).
    porem ainda estou tendo problemas com essas manchas no teto em outras partes da foto… isso seria “espectro” do vidro uma vez q a luz está entrando por uma porta de vidro e uma janela q não estão na cena?
    eu observei q na “vida real” isso tbm acontece mas fica mt feio pra uma apresentação.

será q vou ter q botar rec light pra corrigir?

abraço e obrigado!

P.S.: ainda vou humanizar a cena O.O

te aconselharia a estudar sobre 2 sided material para a cortina, mas axo que ainda é cedo para isso, então tente apenas uma transparencia nela… ou troque por uma persiana, que com certeza ajudará e muito na iluminação…

ja irá corrigir uma boa tarde das ” manchas ” da tua imagem..
    pelo que da para ver, creio que terá que modificar novamente alguns parametros da camera, pois provavelmente irá estourar a iluminação…

mas parabens pela evolução!! ta indo bem!

bons estudos!

flw
    abraço

gostei da iluminação

Esta ficando bacana !!!

Ta ficando bacana, porém na segunda cena, as paredes e cortinas estão ficando manchadas, não sei se vc estava usando um preset pra fazer um preview, mas caso não esteja, essas manchas so podem ter uma causa, os motores de render estão mal configurados.
    Vá na aba indirect Ilumination, e caso o secundary engine esteja com o Photon map, eu sugiro q vc mude pra Light Cache e aumente o subdivs pra 1800, ele é mais facil de configurar, ainda mais no seu caso que está começando . Caso as manchas persistam, e vc estiver usando o Irradiance Map no primary engine, eu sugiro q vc aumente o numero HSph. Subdivis pra 90 e Samples pra 30.
    Isso deve corrigir as manchas.

Abraço.

Daniel,
    Obrigado! Eu vou trocar essa luminária porque ela tem uma borda de vidro q faz a luz vazar e não fica legal né? Corrigi a textura da tv mas acho q vou deixa-la desligada o que acha? E vou trocar o bloco da planta também.

Pietro,
    Obrigado! A cortina ela é tipo um blockout, esteticamente é bem feio né? Vou estudar o 2sided material pra tentar botar de tecido só pra apresentação mesmo pois na realidade será um blockout mesmo. E vou testar outras configurações de câmera também.

DiogoR e MPOLISZUK muito obrgado!!!

AldrinMarx,
    Muito obrigado! Eu tentei mudar de acordo com o que você me falou mas tem coisas que eu não achei. Acho que minha versão é antiga. Estou colocando aqui a configuração que eu usei e gerou as manchas. O que eu teria que mudar nessa versão?

AldrinMarx,

Consegui! Eu só tive que aumentar um pouco mais pra acabar de vez com esse mofo no cena.
    Cara muito obrigado mesmo!
    Agora vou dar uma melhorada na humanização e depois posto pra vcs avaliarem blz?

abraço!

Pessoal, to postando a foto depois de dar uma efeitada no pavão e ter resolvido a questão das manchas.
    Estou tendo problemas pra achar bloco de planta que seja bom.

tirei os spots de cima da tv pq acho q isso atrapalha na pratica neh?

a cortina resovi deixar por ser um blockout (ou blackout nao sei) enquanto nao aprendo o 2sided material.

o q acharam? o q posso melhorar na cena?

obrigado a tds!

Está bom mesmo para quem está iniciando, parabens, reduz um pouco o brilho da tv e dá uma procurada por aqui mesmo no forum sobre o 2sided material pra cortina, que vai ficar bem melhor.

Melhorou bastante meu caro, mas tem duas coisas q vc pode dar uma melhorada:
    -A textura das poltronas(cadeiras) estão mt repetitivas. Incomoda um pouco.
    -Adicione uma camada de reflection/fresnel e diminua o reflection/glossiness para 0.90/0.95 nesse painel da TV q vai dar um “TCHAN” na cena. Acho q o resto já foi comentado, abracooooo

Melhorou muito com a luz natural! E o angulo tb ficou bem melhor!
    Coloca um pouco de reflexo no painel de suporte da tv como o Artproject92 falou q vai ficar legal!

Abraço

Ow que bom que ajudou, ja ta ficando muito bom, o que eu faria agora é inserir alguns detalhes pra ficar mais realista:
    Colocar um material emissor na lampada do teto;
    colocaria uma imagem na TV;
    e naquelas luzes no teto na parede da TV seria legal vc colocar IES Ligths,
    tem uns tutoriais bacanas aqui no forum falando sobre isso, não é complicado não.
    No mais ta da hora

Abraço

AldrinMarx, Ajudou muito mesmo cara!!! muito orbigado!
    eu deixei as luzes apagadas por ser uma cena de dia e tal…
    a imagem na TV eu tenho q estudar um pouco mais pra botar ela emissiva pra ficar show.
    vou fazer um teste com as IESs na cena diurna pra ver se fica legal, acho q vai ficar sim.

abraço!!

Pessoal!
    Ainda estou fazendo alguns ajustes mas quando eu fiz este render olha o q aconteceu na parte superior do espelho esquerdo. ficou serrilhado, ja aconteceu com vcs?

Pessoal,

Acho q terminei. Botei brilho no painel, coloquei a tv ligada (com emissive apesar de nao parecer rs), as cortinas transparentes e os spots acesos.

o q acharam?

abraço!

uma grande evolução desde a 1 imagem não axa!?
    parabéns pela evolução!!

eu trocaria o piso, essa é original do SU!?
    da uma olhada no blog sketchuptexture, tem materiais mto bons!

flw
    abraço!

Você deve fazer login para responder a este tópico.