V-Ray

Sala tv – Primeiro render

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  DaniloVilela 5 anos, 2 meses atrás.

• Autor
     |  194 Views Posts

Boa noite pessoal,

Estou postando meu primeiro render e peço por favor sugestões, criticas e qualquer coisa similar que ajude na evolução desse e dos próximos trabalhos.

Obrigado!

Fjr…seja bem vindo camarada!
    Primeiro render, digo que esta ótimo para o teu estagio.
    A primeira dica seria ajustar a iluminação.
    Para isso faz o seguinte nas configurações da câmera:

*Shutter speed baixando seu valor aumenta a luminosidade da cena, vai baixando pouco a pouco. E o ISO o aumento dele também aumenta a luminosidade, vai subindo ele pouco a pouco também.

Faca a combinação simultânea desses dois parâmetros, faca uma alteração gradual de 10 para cada um deles e vai testando ate chegar a uma iluminação que agrada.

Este considero o passo fundamental para ser um bom renderizador.
    Estou ti passando esse k e” o sucesso dos meus trabalhos, foi com essa dica que alcancei o nível k tenho hoje.

So mais uma coisa, nunca tenha pressa em ver o trabalho pronto, gaste tempo que for necessário. Escolha com critica os blocos que vai usar na sua cena, investigue muito as decorações que existem na net, copie as ideias dos outros, crie um estilo teu. Opte sempre em fazer uma cena de qualidade…
    Acredito Sinceramente que tens futuro nesse grupo…

Para primeiro trabalho ate que mi superaste em tanto…heheh
    Muita forca e sempre que precisar só pedir ajuda.

E ai FJR, bem vindo.

Mano o Mindows já te deu altas dicas, principalmente em relação ao Vray, não domino esse programa, uso o Kerkythea, mas quero deixar meu ponto de vista.

– Iluminação Mindows já disse.
    – A composição do ambiente é muito importante. Na prateleira de cima, tem livros a esquerda e uns adornos a direita e no meio ficou vazio.
    – Na mesa central a mesma coisa não tem nada tem nenhum detalhe decorativo (livros, vaso de planta pequeno, vasos de decorativos)
    – No meu ponto de vista eu abaixaria a câmera e afasta um pouco para mostra os sofás abaixo.

É isso ai, sucesso pra ti : )

Boa!
    É fazendo que se aprende!

Fjr, além das sugestões aí de cima, eu trabalharia um pouco mais na iluminação.

A scena está escura, deixe ela mais clara.
    Aleém disso, é sempre legal você mesclar a iluminação Externa (GI) com a interna. Vai fazer um cálculo mais real na sua cena.

Mesmo que você não tenha nenhuma janela aparecendo na scena, ou que não haja uma janela no projeto. Mas meu conselho é pra você abrir um “rasgo” no teto ou na parede e deixr o GI entrar na scena (não precisa mostrar o rasgo na sua imagem, claro).

Olha de uma olhada nesse vídeo, a técnica é basicamente essa:

http://www.youtube.com/watch?v=DCIngKllJnk

Seta o seu GI, deixa uma iluminação suave… e depois vem com as “artificiais”.

Outro detalhezinn…. Particularmente achei as texturas meio grande, principalemnte a pedra.

Fala pessoal,

Primeiramente obrigado pelas críticas e observações de todos.

Mindows,
    Eu mexi nas configurações da camera e fiz uns renders antes desse que acabaram ficando muito claro então fui mexendo no shutter speed e no focus, o iso confesso que deixei baixo pois fiquei com medo de granular a imagem com um iso alto, esqueci que n estou com uma camera de verdade hehehe, farei mais testes modificando essas configurações.

Matheus,

Quanto a composição da prateleira, digamos que foi proposital não enche-la de adornos por uma questão de gosto particular mas quanto a mesa de centro, concordo com você, faltou algum objeto decorativo e concordo quanto ao posicionamento da câmera, farei modificações.

Danilo,

Confesso a você que eu tentei combinar o GI com as artificiais mas a textura da cortina bloqueou a luz externa então, desliguei o GI. Pela sua experiência, vale para todos os outros também, se eu deixar a cortina com um 2sided material, a iluminação do GI funcionará melhor ou devo abrir um rasgo e deixar entrar diretamente a luz natural? Farei testes mas mesmo assim a pergunta fica :P…
    Ah as texturas…vou diminuí-las também!!

Farei todos os testes e atualizarei a imagem!

Agradeço denovo as dicas e críticas!!! =)

Bom, vou tentar te explicar um pouco sobre como eu faço, mas lembre que existem vários modos de fazer e cada um acaba por desenvolver um modo preferido.

Seguinte, antes de mais nada, sugiro você nunca desligar o seu GI (a menos que queira uma iluminação de Studio, e olha lá..)

Sobre a questão de abrir um rasgo para entrar o GI ou utilizar apenas a janela para isso, na verdade, ambos os modos funcionam e isso vai depender de você e da sua cena.
    O mais IMPORTANTE é você chegar em uma iluminação ideal, suave, adequada antes de se concentrar nos materiais. Eu costumo chamar isso de COLORIR a cena com a ILUMINAÇÃO.

Pra te ajudar vou mostrar dois estudos que fiz: um rasgando a parede e outro apenas com o GI provindo da janela. (qualidade do render final daria pra melhorar, mas da pra passar a titulo de estudo de iluminação…).
    Repare na imagem com a opção “Overide Material” aplicada, excluindo os vidros da janela, claro. – Se você não souber como aplicar e para que serve o Overide Material, comece procurando um tutorial sobre isso, antes de mais nada…

Cena 1:
    Nessa cena a parede esta rasgada atrás da câmera.
    A idéia era fazer uma cena bem calma… Com um tom bem esbranquiçado. Por isso o BG branco e o GI com um tom levemente azulado/cinza.
    Aqui eu preferi fazer um rasgo na parede por 2 motivos: 1 eu queria uma imagem realmente clara (achei o modo mais fácil), 2 meu GI não tinha mta tonalidade então não ia influenciar mto na tonalidade da imagem final.

http://marketing.totalcad.com.br/outros/caso_1.jpg

Cena 2:
    O oposto da primeira.
    Já nessa cena o GI vem apenas da Janela.
    Aqui tenho um GI com uma tonalidade azul claro, e um ambiente interno um pouco mais escuro/ aconchegante, pois a idéia era valorizar a iluminação artificial (spots, sancas, etc).
    http://marketing.totalcad.com.br/outros/caso_2.jpg
    Enfim, são dois casos de utilização do GI, mas com propostas diferentes.
    O que eles têm em comum são: A definição da iluminação com base no Overide Material, a colorização da imagem por meio da iluminação mesclando cores quentes e cores frias, e o uso de pontos de luz auxiliar.
    Esses pontos de luz auxiliar servem para deixar a imagem mais clara, sem ter que setar muitas coisas. Você pode utilizar: Sky Light Portal (na frente das suas janelas), Point Light (no centro da cena e com a opção de sombras desativada) ou o Retangular Light (geralmente atrás da câmera e também com a opção de sombra desligada).

Bom, ta aí um pouquinho da técnica que uso.
    Mas como disse, existem várias e cada um acaba descobrindo um jto de fazer.
    O que aconselho você, é antes de estudar um resultado de RENDER FINAL IDEAL, pense nos seguintes passos.

modelagem IDEAL
    SETAGEM DA ILUMINAÇÃO IDEAL
    setagem de materiais IDEAL
    pós-Produção IDEAL

Bons estudos, e acompanhe o Blog que tem uns cara bem fera aqui que poderão te ajudar bastante!

Engraçado, meu comentário agradecendo suas dicas meio que sumiu acho que deu algum erro quando postei e não percebi mas enfim…

Agradecendo mais uma vez as dicas, só estou conseguindo mexer denovo no vray hoje :/ mas vale dizer que estou aplicando suas dicas e está fazendo mta diferença, valeu mesmo! em breve posto o final.

Abs!

Bomm Saber!!
    Posta sim, queremos acompanha!

Você deve fazer login para responder a este tópico.