V-Ray

Sobre tamanho de textura na renderização

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Autor
    7068 Views Posts
    • #54965


      Participante

      Então, bom dia. Embora nunca tenha me cadastrado há muito tempo acompanho esse fórum, só que dessa vez esse eu não consegui encontrar a resposta aqui:

      Na renderização, geralmente no revestimento da parede ou no piso (Durafloor, porcelanato), na imagem renderizada elas saem pequenas, miniaturas do que deveriam ser.

      As perguntas são: por que isso acontece e como eu resolvo. Por exemplo, há alguma opção no v-ray para que eu possa alterar o tamanho da textura?

      Desde já, obrigado.

    • #54972


      Participante

      Eu altero no “materials” do Sketchup mesmo.
      Posta uma imagem ai!

    • #54977


      Participante

      Eu tb altero pelo sketchup, na aba material>edit. Lá dá pra vc configurar o tamanho, só cuidado pra não ficar muito esticado ou desproporcional.

    • #54979


      Participante

      Então, explicando é meio confuso mesmo. Vou colocar duas imagens, uma exportada normalmente e outra no início do processo de renderização.

      http://imageshack.us/f/96/exemplo01.jpg/

      http://imageshack.us/f/546/exemplo02.jpg/

      O problema tá nas texturas! Viram como fica quando se renderiza? Durafloor, papel de parede e até na madeira, que ficou certo no criado mas não na bancada.

    • #54986


      Participante

      Para resolver esse problema é relativamente simples.
      Como citaram acima, você pode alterar o tamanho das imagens pelo próprio Sketchup.

      Abra a janela de Materiais (B), selecione a textura a ser editada (e clique em Edit) e altere os valores do tamanho conforme a sua necessidade.

      Abaixo segue uma imagem explicativa:

      Cuidado para não deixar a textura com tamanho desproporcional ou muito grande!

    • #54989


      Participante

      Acho mais negocio assim:Botão direito sobre a face>texture>position

    • #54992


      Participante

      Então gente, o problema não é tão simples assim, eu sei mexer nessa parte do tamanho no balde de tinta. O tamanho tá certo, basta ver a primeira imagem, o problema acontece é na hora da renderização.

      Escrevendo é meio difícil, mas acho que vendo as imagens dá pra entender melhor :/

    • #54993


      Participante

      Eu vi! Realmente não parece ser o “tamanho” da imagem em Editar Materials não!
      Realmente deve ser problema no V-ray, alguma configuração, escala de material, sei lá!
      Não sei como resolver isto não! (ainda)

    • #54995


      Participante

      Ola Medrik tudo bem?

      Entao cara, vc mudou alguma coisa na config de medidas no UVWGen no Difuse do material na aba Material Editor do Vray? Esta usando Bump ou Displacement?

      Veja abaixo:

      Tenha em mente que o valor do campo UVWgen deve ser sempre 1!
      e as alterações desejadas para texturas devem ser feitas na aba de materiais do sketchup como os colegas acima descreveram!

      se isso não te ajudou em nada, manda o arquivo pro meu email que eu corrijo pra vc! hugotzx@hotmail.com

    • #55002


      Participante

      Foda que eu uso a versão mais antiga do V-ray, ai tá tudo diferente do seu :/

      Vou te mandar mesmo, pode ser? Ai se possível vc me aponta o erro, porque já deu isso em vários!

    • #55003


      Participante

      Sussa cara manda ae!

    • #55005


      Participante

      Enviado!

    • #55021


      Participante

      Só pra não deixar o tópico morrer:

      O meu amigo Hugo deu uma olhada no arquivo e com ele rodou normalmente, ou seja, provavelmente é minha versão do Sketch/V-ray que são as antigas ou alguma configuração que uso. Tentarei utilizar as versões mais recentes e ver o que sai

      Maaas, se aparecer alguém aqui que saiba como resolver nessas mesmas versões, ainda seria de muita ajuda =]

      Obrigado a todos.

    • #55023


      Participante

      Ae Mendrik aproveitei a madrugada ociosa pra rodar essas renders:

      Dia

      Noite

      No meu rodou assim a unica coisa que eu alterei foi a caixa que envolvia a planta!

    • #162480


      Participante

      Oi Galera, boa tarde.

      Estou com o mesmo problema da amiga acima. Minha textura no sketchup está certa e na hora que renderiza ela muda de tamanho.

      Já fiz varias coisas para tentar resolver e não consegui.

      Alguém sabe como resolver isso? Obrigada.

       

    • #162490


      Mestre

      @julianassa, pode ser que vc pintou as faces e também por fora do grupo.

      Faça o seguinte, exclua o material na janela de materiais do seu projeto e crie este novamente. Depois edite o grupo dessa parede até esta ficar selecionável e pite-a.

      Teste o render pra ver se deu certo.

    • #205067


      Participante

      Olá pessoal, boa tarde!!

      Estou com um problema semelhante… eu coloco uma textura, configuro tudo direitinho no sketchup, mas quando vou renderizar, algumas texturas ficam menores, a orientação e cor também não modificam… o que pode ser isso?

       

      Repare que o piso tem uma textura marmorizada num tamanho adequado e na parede a cerâmica esta na horizontal e bem branquinha… quando começo a renderizar não ficam dessa maneira

      A orientação e tamanho do piso e parede não ficam como configurado no sketchup, a cor da ceramica fica cinza…. enfim, ainda não terminei de configurar tudo, mas estacionei nesse problema ai… se alguém puder me dar um sos… obrigada!

    • #205070


      Mestre

      @kesiaflores, vc tentou fazer como expliquei na postagem anterior (27/06/2019 às 20:09)?

    • #205087


      Participante

      Obrigada por responder @danielreple. Sim, tentei sim, infelizmente continua o mesmo erro. Na verdade tem acontecido isso em todos os meus arquivos. 🙁

    • #205423


      Mestre

      @kesiaflores, dei uma olhada no seu modelo, que me enviou. Há 2 problemas principais que produzem esses erros nas texturas:

      • Faces invertidas – Para ver como estão suas faces, clique na barra de ferramentas na opção Monocromático. As faces esternas devem ser sempre as brancas (front faces), então vc tem que inverter todas que estão cinzas (back faces);
      • Procure sempre transformar tudo em grupos ou em componentes, principalmente quando a parte tiver algum material diferente de outras, por exemplo, se uma parede é de mármore e outra é de outro material, cada uma deve estar em um grupo distinto. Falamos um pouco sobre grupos e componentes no meio desse post:

      https://sketchupbrasil.com/mercado-marcenaria/

      Ah… outra coisa, percebi que seu arquivo estava um pouco pesado desnecessariamente. Tudo oq vc coloca em um projeto não sai dele, mesmo que vc não esteja com ele mais na modelagem. Para deixar seu modelo mais leve, é muito importante que vc limpe-o regulamente, para isso vá em Janela>Informações do modelo>Estatísticas e clique em Eliminar os não usados.

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