V-Ray

sol do sketchup nao funciona no render

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
    4168 Views Posts

Participante

ja faz mais de semana que tento achar uma solução. Na verdade, desde que mudei para o vray 1.5. Pelo menso nao reparei nisso antes , mas tb não usava o vray direito.

Não adianta o que eu faça no sol do su, mudo a hora, a intensidade do dark e do highlight, dou o apply no enviroment mas não adianta, a cena continua com a mesma iluminação, mesma intensidade, mesma posição das sombras. Só arrumei um jeito de clarear ou escurecer a imagem que é aumentando ou diminuindo o intensity multiplier do skay light. Mas não é legal e as sombras nao se mechem.. esta atrapalhando muito isso.

ja catei em variso foruns, sites, e perguntei por ai .. mas nada. Por favor , se alguem puder me ajudar agradeço !!

Participante

Que M….rs

Cara, vc já deu apply no Sky. Mas deu apply no Background tb? Já tentou usando background diferente do Sky?

O lance é buscar o motivo do bug. Tem q ir descartando possibilidades de erro.

Se eu pensar em algum outro motivo possível, eu aviso.

Valeu!

Participante

é .. no sketchucation , um cara falou que o su só controla a posição do sol , mas que as intensidades tneho que controlar no vray … procede isso ?

As sombras conseui fazer sair do lugar .. nao sei como, mas consegui !

Participante

Para corrigir isso, basta ir no Options, na aba Environment, abra o Mapeamento do GI (Skylight), e dê um Apply, sem mexer em nada. A sombra vai ser renderizada corretamente, de acordo com a sua sombra do SU. Lembrando q vc tem q fazer esse procedimento toda vez q mudar de Scene no SU ou mudar a posição do sol. Lembrando tb que este bug só existe na primeira versão do V-Ray for SketchUp.

Sobre a intensidade da iluminação, se vc estiver usando a Physical Camera (que é a opção mais ideal para 90% das cenas de render), vc controla por lá mesmo, diminuindo o F-number e o Shutter Speed, e aumentando o ISO Speed.

Se vc não estiver usando a PC, vc controla a intensidade da iluminação pelo GI (Skylight), dentro do mapeamento, e não diretamente no número q está logo ao lado do GI (Skylight). Dentro do mapeamento do Sky, é só aumentar o campo Intensity multiplier lá.

Participante

Pois é.

Eu levei em consideração que ele já soubesse que sempre que muda a posição do sol no SU, tem que dar Apply no Environment (GI e Background). Achei que ele já tivesse tentado os passos que você falou. Por isso achei que ele estivesse falando de algum bug mais maluco que esse.

Sobre o lance da versão mais antiga, eu ainda não testei a mais nova, então convivo com o bug desde todo o sempre…rsrs Vou ver se tomo vergonha e atualizo.

Valeu!

Participante

A forma mais fácil pra mim é ir no v-ray: Options; Global Switches; e marcar a opção: Show default lights. Até sem GI vai funcionar. E assim voce pode mexer pelo SU o horario que muda tambem. Pra facilitar o controle das sombras não se esqueça de colocar o “Show Shadows” no SU.
      Vamo brincar de fazer 3d

Participante

eu uso a versão 1.5 ,, to usando os visopts que usava antes na 1.0 … e sim ja fazia essas coisas todas ai e nao adianta … não vai de jeito nenhum ,, AS VEZES consigo mudar a posição da sombra ,, mas não é sempre … e mesmo assim,, as intensidades nao alteram de jeito nenhum ja tentei de tudo … alguem se tem alguma config ,, sei la .. algo que nao seja nas global switches e tal que possa estar causando isso ?

o visopt que eu usava no 1.0 ,,, que dava uma iluminação padrão legal .. quando uso no 1.5 fica completamente escura a cena ,, e nao consigo controlar pelo sun do su ,,, só mesmo alterando as configs dentro do skylight

Participante

kra, me segurei alguns dias, mas preciso falar, agora que você tem meu curso te considero meu aluno, e em decorrência disso, vou passar a ser mais exigênte com você.
      Kra você tá querendo colocar os carros na frente dos bois, essa é uma pergunta muito primária para quem tem meu curso.

Sabe esse matheus aí? o kra quando me mostrou os primeiros renders dele, e as perguntas que ele me fazia, me fizeram pensar… coitado esse aí não vai conseguir!…

Mas eu dei um conselho pra ele e Graças a Deus ele foi humilde o bastante para seguir…

Pare tudo!!! é isso mesmo, pare de renderizar imagens, para de produzir, é sério!
      Vai lá na primeira aula, assiste a aula, depois vai fazendo passo a passo cada pequeno passo, sem se preocupar com: como e porque nessa cena deu certo e na que vc fez não deu! é sério, ao final do curso você vai entender tudo! ele foi feito para ser seguido, mesmo que você ACHE que sabe o que eu estou ensinando, abra exatamente a cena que eu pedir (não crie a sua) No final do curso vai ver que muitas dúvidas bobas desaparecerão.

Eu falo não sei quantas vezes sobre o sol no meu curso, o curso foi feito com o vray 1.0 e a única coisa que mudou para a versão 1.5 é que muitos bugs sumiram, e os materiais são aplicados automaticamente.
      Outra coisa é que o sol agora atualiza sozinho, o que deve estar acontecendo na sua imagem é que não tem sol no vray!!!!! mas isso vc nunca iria descobrir pois não assistiu as aulas ainda…. entende?

O sol não depende das configurações do sketchup a não ser a posição do mesmo!

No seu enviroment provavelmente não tem nenhum mapa de sky aplicado ao skylight!

Siga meus conselhos e vc vai longe, já te falei isso!
      Mas é preciso seguir meus conselhos, eu SEI do que estou falando.

Participante

Esqueci de complementar…
      Hoje em dia kra, o matheus é um kra que faz imagens fantásticas, as vezes EU fico pensando alguns minutos, imaginando, como será que ele fez isso? ou aquilo?

Kra meu curso não vai te ensinar TUDO sobre o vray, mas vai te fazer parar de jogar pedras no escuro para a certar o alvo!
      Você vai saber o que está fazendo, e te dará base para desenvolver suas próprias técnicas.

Espero que não entenda essa minha crítica como negativa, pois costumo ser muito exigênte com meus alunos, querendo sempre que eles sejam os melhores do mercado!
      Até hoje tem dado certo.

Participante

pois é cara … bem , eu to assistindo as aulas e é realmente muito bom.. espero alcançar o objetivo !!

O meu desespero estava justamente no fato de que nos visopts que eu tava usando no 1.0 … no 1.5 a iluminação mudava completamente .. e quando assiti a aula sobre enviroment e etc ,, quando fui aplicar em um projeto ,,não estava conseguindo … mesmo tendo mapa no sky e tal .. reinstalei o 1.0 e funcionou na boa, voltei a instalar o 1.5 e o memso problema , a intensidade da iluminçaão do visopt que no 1.0 tava indo na boa.. no 1.5 não estava. Bem, resumindo , copiei minha cena para outro documento do su , e estou tendo que usar o intensity do skylight com valores do tipo 0.03 , 0.02 .

E agora esotu conseguindo mover as sombras que antes não estavam se movendo !!!!

Mais uma vez .. puxões de orelha do meu lado sao sempre bem vindos.. sempre ! e parabens pelas aulas mais uma vez !!

Participante

kra, confia em mim!!! quando eu falei pro matheus começar do começo ele já tinha assistido o curso inteiro umas 2 vezes, ele tá aí pra confirmar o que estou falando. Mas não adianta assistir, então volte mesmo, isso é por causa da physical camera em um deve estar habilitada e no outro não…. kra tá tudo no curso, volta mesmo assiste e FAZ do começo…

Abraço.

Participante

É, kra, escuta o Andeciuala ae hehe.. sem querer pagar pau nem nada, nem fazer marketing do curso do Ande, eu era meio teimoso, assisti o curso umas duas vezes, como o Ande falou, mas não conseguia fazer mtas coisas, e não sabia pq q não dava certo.. até um dia que o Ande me fez uma pergunta: “Kra, vc assistiu as aulas fazendo os exercícios junto com elas?” Ai eu disse que não hehe.. depois q refiz o curso fazendo tudo junto, é que realmente passei a compreender os princípios por trás de cada função do V-Ray.. deixei de copiar os atributos para entender o que eles realmente significavam, e começar a criar meus próprios materiais, fazer meus próprios testes de cena, entender o funcionamento do Options do V-Ray, que é essencial para uma boa e rápida (ou pelo menos, menos demorada) renderização.. e o curso do Ande nos fornece toda a base para entendermos cada parâmetro, e não copiarmos atributos prontos.. basta fazer isso que ele disse..

Visualizando 11 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.