Importante é ler e tentar.
Eu aprendi bastante nesse forum e outros gringos de skt + vray e digo uma coisa, nem sempre buscar muito o realismo da certo, fica meio estranho e as vezes um toquezinho de fantasia na cena deixa ela super mais valorizada.
A escolha da camera sempre na altura dos olhos do observador também ajuda bastante.
Cameras altas reduzem os objetos, costuma por as linhas paralelas em em retas quase que concorrentes.
Cameras baixas valorizam o objeto mas reduzem o ambiente.
Cenas com muita coisa branca tendem a explosão de branco.
Faça uso de rodapés.
Mapeie as texturas! Cena boa é cena bem mapeada e iluminada.
Faca uma modelagem boa, é metade do caminho. Humanize somente depois.
Nao deixe as coisas muito arrumadinhas e quadradinhas, passa um toque de artificialidade.
Deixa um livro virado de lado, uma almofada jogada.. sabe?
(maioria das dicas também vem do sr. thiago luz quando eu tava bem no comeco das modelagens).