V-Ray

Tamanho das texturas

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
    1206 Views Posts

Participante

Um arquivo Skechup contem todas as texturas que você usou. Dessa forma, se você usar imagens de alta resolução o arquivo fica muito grande.
      O SketchUp não gosta de arquivos grandes, você pode facilmente ter problemas.

Se você estiver usando o V-Ray para renderizar imagens (você deveria) você pode usar este pequeno truque para enganar o SketchUp.
      Você vai usar um arquivo de baixa resolução para exibição dentro do arquivo salvo, mas V-Ray irá utilizar uma grande para renderizar.
      O arquivo é pequeno, neste exemplo, 10% de versão reduzida (jpg 102 kb) de alta resolução png (44760kb).
      Basta seguir os passos abaixo, o resultado do tamanho do arquivo é na direita.
      Agradeçimentos a Fernando Rentas.

Participante

Belo truque! Eu utilizo um parecido para “enganar” o Sketchup quando trabalho com vidros. Uma vez tentei fazer um copo que tinha todas as arestas suavizadas. Deixei o material 100% transparente e então não o enxergava na cena. Logo pensei no seguinte:

As modificações que são feitas na layer Diffuse são interpretadas pelo Sketchup, assim se alterarmos as cor ou modificarmos a transparência na layer Diffuse podemos notar que na visualização do Sketchup também haverá mudança. No entanto o Sketchup não interpreta mapas. Logo resolvi o problema. Deixei meu material com um pouco de transparência, e na parte de transparency da Layer Diffuse adicionei um mapa texAcolor com a cor branca!

Assim no ambiente do Sketchup teria um copo com uma transparência “visível” e na renderização poderia simulá-lo da forma desejada 😀

Obrigado por compartilhar, abraços!

Participante

Uma pergunta….
      O arquivo não fica pesado, não digo na visualização e sim o tamanho do arquivo mesmo?

Participante

Eai tio ?
      Se usar a 3ª opção deve ter um resultado de imagem com qualidade e pequeno tamanho.

A questão é o #ffffffTextAColor ?????????????

Participante

“A questão é o #ffffffTextAColor ?????????????”

Pra mim é! hehehe

Não entendi essa, se alguém poder me explicar um pouco melhor agradeceria, pois isso é de uma utilidade imensa!

Abraços!

Participante

o #fffff TextAcolor´é ou são os valores numéricos das cores.
      Por ex. branco
      Em RGB = 255, 255, 255
      Em CMYK = 0.00 0.00 0.00 0.00
      A questão é , em que momento isso muda alguma coisa na configuração de uma textura no Mapeamento da transparência do Difuse.

http://www.color-hex.com/color/ffffff

Participante

Alguns diálogos para entender o #ffffff (no Face)

Maciel Rios :
      Fernando pelo que entendi, na transparencia, ele colocou uma tex color total branca, para o proximo difusse que esta a textura em hight aparecer no render.. e se ele coloca a de cima a cora branca em transparency, sem usar o mapa de tex collor, o objeto fica “invisivel” na view port… n sei se é isso sua duv.

Alex Martimiano de Oliveira:
      ja fizemos isso para teste antes sim, e a transparencia é um código hexadecimal RGB que, vc usa ele ao invés de setar o branco 255 255 255.
      veja na tabela.
      http://shibolete.tripod.com/RGB.html

Maciel Rios:
      ai na view port, aparece a tex LOW. mas no render, a low vai ficar transparente e aparece a de baixo… nunca tinha pensado nisso. kk agora, só n entendo o porq o arquivo skp fica mais leve.. O_o

Alex Martimiano de Oliveira:
      no caso o #FFFFFF é sim um material 100% branco , mas geralmente usa dessa forma quem ja tem costume com o webdesing

Maciel Rios:
      agora, na view vai ficar leve o arquivo de rodar e talz.. agora vc teria q ter 2 texturas de cadas salvas, uma LOW e outra hight. só acho q iria perder muito tempo fzndo isso.. as minhas aqui nem renomeadas estão. kkk

Participante

Eu tinha entendido isso, mas fiquei com medo de falar besteira.

Participante

O Arquivo não pesa pois o vray não armazena imagens no arquivo, ele busca essas imagens no momento da renderização.

O Sketchup salva as imagens no arquivo, ele coloca as imagens em uma pasta temporária quando você está com o modelo aberto. Com isso se ganha nessa técnica.

Abraços!

Mestre

Uma das melhores dicas, se não a melhor, q foi dada esse ano aq na comunidade! Acho q vai ajudar muito!

Visualizando 9 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.