V-Ray

TEMAKERIA-Projeto Para Sugestões, Dicas, Críticas e Ajuda

Este tópico contém respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  Daniel Riglione Reple 11 meses atrás.

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  • #122206

    Boa noite à todos do fórum!

    Estou começando a “engatinhar” no ramo do 3D….

    Meus projetos são bacanas (pras pessoas que não mexem em nada de 3D). Mas quem conhece, logo vai perceber uma série de imperfeições.

    Eu gostaria que vocês analisassem e opinassem, fizessem suas críticas e me dessem dicas para eu conseguir algum resultado mais realista, pois não consigo alcançar o nível da galera que sempre posta alguma coisa aqui no fórum.

    Desde já agradeço pelo espaço e a oportunidade de aprender constantemente com todos que cooperam com suas obras nesta página.

    Segue abaixo as imagens

     

    TEMAKERIA- FACHADA

    CENA 3

  • #122234

    Bom dia @danielreple!

    Gostaria da sua opinião sobre meu projeto, se possível.

    Obrigado 😉

  • #122236

    Já tinha visto sua postagem, mas deixei pra comentar quando estivesse com mais tempo, pra não fazer de qq jeito!

    O pessoal que vc ver postar algumas imagens com nível de realismo alto, de modo geral têm no mínimo alguns anos de experiência na área, de muito estudo!

    Aí vão minhas observações:

    • Seu trabalho está legal para um iniciante;
    • O maior problema que vejo nessas imagens é a composição da cena, falta vida! Esse é um trabalho ou só um estudo? Se for um estudo, recomendo que, ao invés de criar um novo projeto, procurar uma foto profissional de qualidade de um ambiente, pode ser essas fotografias de revistas/sites de arquitetura/decoração, e tentar reproduzir tudo em 3D. Isso é muito bom para vc aperfeiçoar suas técnicas em todas as etapas, desde a modelagem até a pós. Mas comece se concentrando bastante na modelagem, pois é a base de um bom trabalho!
    • Bom, voltando às observações dessa cena, achei a pedra do balcão muito curta para uma pessoa se sentar confortavelmente sem ficar batendo o joelho na parede;
    • A iluminação está muito dura.. parece que só tem um ponto de luz na cena;
    • Os spots estão ligados, mas não estão com luzes… coloca umas IESs aí;
    • A guia e a sarjeta não estão legais, vale a dica de ter uma fotografia de referência para reproduzir melhor essa parte;
    • Toldo tá muito certinho… falta um melhor detalhamento e um pouco de imperfeições;
    • Faltam texturas em vários dos materiais de sua cena, um bom exemplo disso são essas plantas, que estão apenas com a cor marrom do tronco e o verde das folhas, mas as texturas nesse caso são essenciais;
    • Esse BG tá trazendo tristeza pra essa cena… acho que não combinou;
    • Faltou um cenário para ser refletido pelo vidro da porta… pode ser um HDRI ou uma modelagem mesmo, mas tem que combinar com a cena;
    • Esse corte na imagem bem no toldo não ficou legal.

    Bom, acho que pra começar já está bom, né? hehehe… É isso aí, estude e pratique bastante que vc chega lá!

    • #122363

      Olá, @danielreple!

      Primeiramente quero agradecer pelas suas observações e dicas.

      O projeto é um trabalho mesmo. Como gosto de 3D, procuro acompanhar o fórum sempre que possível, pois aprendemos muito com o rico conteúdo disponível por aqui.

      Estou tentando melhorar a cada projeto que faço e admiro o trabalho da galera que serve de referência pra muita gente, inclusive eu kk

      Desculpa a demora em responder mas o semestre já começou corrido, pra variar kk

      Mas valeu pela atenção

      Obrigado

      Um abraço 😉

  • #122437

    Fala ae @danielreple, blz?

    Cara, o projeto necessitou de algumas alterações.

    Fui buscar um pouco mais de conhecimento, estudei algumas coisas a respeito de renderizações e muita, mas muita mesmo, dedicação e prática.

    Sei que ainda não sou um fera nas perspectiva renderizadas, porém, estou sempre disposto a melhorar.

    O resultado está começando a aparecer. Obrigado pelas dicas e observações, pois quando segundas e terceiras opiniões a respeito de nossos trabalhos são bem interpretadas a tendência é melhorarmos nossos resultados.

    Segue aí a fachada do projeto.

    Se puder dar mais alguma dica, eu ficaria agradecido 😉 😉

    Um abraço 😉

    temakeria-finalizada

  • #122443

    Já deu uma boa melhorada!

    Percebi que as principais alterações foram nas texturas, isso tb faz realmente uma grande diferença!

    Sobre as texturas, algumas observações:

    • Mapeamento (posicionamento da textura na modelagem) – Preste muita atenção quando vc estiver aplicando um material em sua modelagem, pois pode ser preciso corrigir o posicionamento da textura. Veja a parede de tijolos, no chão está começando com apenas um pedacinho da fileira de tijolos, na parte superior está sobrando um pedacinho de outra fileira e na lateral direita tb têm umas pontinhas de tijolos aparecendo que não está legal. A textura da guia e sarjeta está com a proporção altura/largura errada… tem que aumentar a largura;
    • A imperfeição ajuda a tornar as imagens mais realistas, mas tem que saber dosar isso para cada tipo de trabalho. Em uma ilustração arquitetônica, como neste caso, acho que não é  legal colocar uma textura de pintura tão desgastada como esta que vc colocou no muro da direita, mesmo que seja no vizinho,  isso pode deixar mais realista mas tb pode desvalorizar o projeto;
    • As plantas ainda parecem estar sem texturas.

    Outras observações:

    • Parece que tem um degrauzinho entre o asfalto e a sarjeta e o asfalto está mais baixo. Acho que isso está errado;
    • Ainda estou sentido falta de algo sendo refletido pelos vidros da porta;
    • O posicionamento da câmera ficou muito melhor, só que ficou um pouco alta e inclinada um pouquinho pra baixo. Clique em Câmera>Perspectiva de dois pontos para corrigir isso antes de renderizar;
    • Vc usou somente HDRI? Neste caso, um solzinho no GI não cairia bem?
  • #123506

    @danielreple!

    Tudo bom?

    Agora que o semestre deu uma trégua, tive um tempinho para me dedicar um pouco mais no SKT e V-RAY…

    Embora não possua a qualidade dos feras daqui do fórum kkkk, os caras são muito HARD, mas estou buscando sempre boas referências para melhorar meu aprendizado..

    Ta aí aquela temakeria (que antes estava muito feia, com aquela fachada vermelha kkk) dei uma trabalhada nela me baseado em alguns conteúdos que venho estudando, quando tenho um mínimo tempo..

    Fique a vontade para “criticar”, pois tens uma ótima “bagagem” para nos ensinar no progresso dos nossos trabalhos..

    Valeu, abraço 😉  

  • #123511

    Bela evolução @ivanildosoares!

    Vc diminuiu a saturação na pós? Ficou legal!

    A questão do posicionamento na textura da parede de tijolos continua da mesma forma.

    Parece que continua faltando algo para ser refletido pelo vidro.

    O cara com a revista na mão e o de camisa estão apoiados apenas na perna, bem na pontinha das cadeiras e os pés deles estão entrando nos pés das mesas.

    Se for usar uma imagem com esta resolução para algum trabalho que seja necessário aproximar para ver detalhes, algumas texturas que vc colocou não têm resolução suficientemente boas para isso. Compare na imagem a resolução da textura da guia com a da calçada, para ver a diferença.

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