V-Ray

Textura não aparece no render

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Autor
    22644 Views Posts

Participante

Bom dia!

Estou com problema na aplicação da textura, no Sketchup ela aparece normal, mas ao renderizar não aparece, já fiz a inversão das faces, já recriei a parede, já exclui e recriei o material, já procurei aqui no forum e na internet sobre esse tipo de problema, mas nada. Eu quero colocar uma trextura diferente no muro da casa e nos muros vizinhos, mas ao renderizar ela desaparece (fica branca) interessante que o bump aparece… Alguém já teve esse problema? OU sabe como resolver?

Erro Textura

Mestre

Provavelmente o vray não está encontrando a textura.

Vc criou o material ou baixou um vismat?

Vc já testou esse material em outro projeto?

Participante

Ôpa! Boa noite,

Então…

Eu sempre crio os materiais, não curto muito vismat prontos, apesar de haver muitos com excelente qualidade.

Criei o material, tentei primeiro com um difuse setando para uma imagem jpg, como sempre faço em todos os materiais que crio, depois tentei com o VrayBRDF, mas também não deu certo, interessante que no preview aparece normal, somente na renderização que aparece branco, inclusive já coloquei outras texturas, mas é a mesma coisa, o muro continua branco.

Já testei em outra modelagem e funcionou bem, também em outras paredes desta mesma modelagem aparece normal.

Estou refazendo o projeto e testando passo a passo as texturas, na nova modelagem fiz primeiro o muro, a calçada e o meio fio e até agora está normal, vamos ver se descubro algo diferente aí…

Mestre

Que estranho! Já tentou apagar totalmente esses muros, dar um purge (eliminar os não usados) e depois refazer?

Participante

Cuide para não aplicar textura sobre a backface.. receita certa para problemas..

Participante

Outra coisa que pode estar acontecendo é você ter aplicado o material  “por fora do grupo” e não por dentro dele, aplicando diretamente nas faces
      Abs

Participante

Boa noite, descobri duas coisas:

1º – Havia um pequeno triângulo na base do eixo principal (percebi que ele aparece em todos os modelos) que fazia um corte na face interna do muro e como eu duplicava as faces, para economizar trabalho, também duplicava o corte.

2º – Em várias paredes haviam faces sobrepostas que no Sketchup mostravam a textura, mas na hora do renderizar não, por isso somente o efeito bump ou displacement “emergia” pela parede.

Assim exclui o pequeno triângulo e as faces sobrepostas, do modelo e deu certo.

Aproveito para agradecer e pedir que digam somente o que não gostaram no modelo, assim a gente aprende e melhora o trabalho. Render sem pós.

Fachada4r

Participante

acho que estou com um problema parecido, mas exclui o  tal triangulo, ate mudei de posição o desenho todo e não resolveu… como faço pra achar o que realmente está interferindo?? só o piso fica sem textura… eu já tentei mover, copiar para outro arquivo, mudar de textura, importar textur mas nada funcionou… Me ajudem 🙁

p.s: é um arquivo com muitos blocos (uma briquedoteca)… como eu sei qual deles pode estar interferindo?

Participante

Oi boa tarde, desculpe a demora.

Tem como você postar uma imagem do problema?

Pode ser que como o @danielreple o V-Ray não esteja conseguindo encontrar a textura.

Participante

Pessoal, bom dia estou com um problema, eu estou usando o Sketchup 2015, e o Vray para o tal, Eu criei um projeto novo, criei alguns blocos simples e coloquei a textura neles (as que vem no próprio Sketchup) até ai tudo bem , mas na hora de renderizar fica tudo cinza e sem cor, na aba do editor de materiais fica tudo cinza,já fiz o seguinte: Cliquei com o botão direito em cima do material preview, depois cliquei em load preview scene, selecionei MaterialPreviewScene mas não muda a  cor.

Alguém tem uma solução para isso?

Sou novo no Vray, estou aprendendo muitas coisas com esse forum, mas ainda não consegui resolver o meu problema.

Participante

Boa tarde, desculpe demorar a responder.

Me parece que no seu caso é o que o @danielreple respondeu. O V-ray não está encontrando a textura.

Experimente recria-la ou importar uma .vismat para o seu projeto.

Participante

Boa noite eu resolvi da seguinte forma:

1º eu adicionei uma textura do próprio sketchup.

2º Eu cliquei com o botão DIREITO no local onde esta a minha textura, depois coloquei em exportar salvei no lugar onde ele me mostrou e coloquei para renderizar

Deu certo por hora agora quero vê se continua assim 🙂

Participante

Boa tarde,
      Estou finalizando uma maquete e para pintar a parte da frente de mesas de atendimento com o pincel, usando como referência uma imagem jpeg importada, a cor não está aparecendo na renderização.
      Então tentei colocar a imagem jpeg importada em todos os locais que precisava pintar para ver se a cor aparecia no render e então apareceu no render, mas com defeitos, em alguns lugares da superfície a cor aparece e em outros não aparece.
      Podem me ajudar a solucionar esse problema por favor? Como fazer para cor aparecer no render. Estou usando o sketchup 2019.

Participante

O problema que registrei acima são as partes azuis dessa imagem que deveriam ser integrais.

Mestre

@enascente, pode ser que vc esteja importando como imagem. Então o SketchUp não vai identificar essa imagem como um material.

Outro erro que vc deve estar cometendo é colocar dois planos na mesma posição, dessa forma o SketchUp e o V-Ray não entendem qual é o material para aparecer.

Vc pode fazer isso de 3 formas:

1 – Importar como textura

• Em primeiro lugar vc já tem que alguma coisa modelada pra importar dessa forma, nem que seja um retângulo;
      • Vá em Arquivo>Importar…
      • Selecione no canto inferior direito da janela a opção Todos os tipos de imagens compatíveis;
      • Então marque a opção Textura;
      • Então aplique a textura em alguma face.

2 – Criar um novo material

• Abra a janela Materiais;
      • Selecione o material padrão do SketchUp (quadradinho metade cinza metade branco);
      • Depois clique em Criar material… (cubinho com um + em cima);
      • Escreva um nome para o material;
      • Selecione Usar imagem de textura;
      • Abra a imagem que vc quer;
      • Clique em OK.

3 – Importar como imagem e depois desassociar

• Vá em Arquivo>Importar…
      • Selecione no canto inferior direito da janela a opção Todos os tipos de imagens compatíveis;
      • Então marque a opção imagem;
      • Importe a imagem no tamanho que vc quer;
      • Depois é só clicar sobre a imagem importada com o botão direito do mouse e selecionar a opção Desassociar;
      • Agora ela estará na sua janela de materiais.

Participante

Aqui minha luminária renderiza parcialmente. Estranho que no render anterior estava normal. Quando troquei de cena ficou assim. Alguém sabe o que pode ter acontecido?

Mestre

@vinicius034, a câmera não está muito perto da luminária? Se afastar um pouco não resolve?

Participante

Olá, estou com basicamente o mesmo problema, no entanto, ocorre da textura (png) ser ativa em um objeto (forro) e em outro não aparecer (piso), se alguém souber uma solução fico grata. Já troquei o arquivo, já apaguei o grupo e fiz outro, achei que era por ter usado o floor generator, mas mesmo sem a divisão de pisos o problema persistiu.

Mestre

@ismanea, esse problema podem ser várias coisas… se puder, posta um print do projeto e o render.

Uma coisa que muitas vezes o pessoal faz que causa esse problema é a quando pintam o grupo com um material e as faces internas (editando o grupo/componente) com outro material, ou ainda grupos dentro de outros grupos.

Visualizando 15 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.