V-Ray

Textura não aparece no render

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    • #119541


      Participante

      Bom dia!

      Estou com problema na aplicação da textura, no Sketchup ela aparece normal, mas ao renderizar não aparece, já fiz a inversão das faces, já recriei a parede, já exclui e recriei o material, já procurei aqui no forum e na internet sobre esse tipo de problema, mas nada. Eu quero colocar uma trextura diferente no muro da casa e nos muros vizinhos, mas ao renderizar ela desaparece (fica branca) interessante que o bump aparece… Alguém já teve esse problema? OU sabe como resolver?

      Erro Textura

    • #119555


      Mestre

      Provavelmente o vray não está encontrando a textura.

      Vc criou o material ou baixou um vismat?

      Vc já testou esse material em outro projeto?

    • #119557


      Participante

      Ôpa! Boa noite,

      Então…

      Eu sempre crio os materiais, não curto muito vismat prontos, apesar de haver muitos com excelente qualidade.

      Criei o material, tentei primeiro com um difuse setando para uma imagem jpg, como sempre faço em todos os materiais que crio, depois tentei com o VrayBRDF, mas também não deu certo, interessante que no preview aparece normal, somente na renderização que aparece branco, inclusive já coloquei outras texturas, mas é a mesma coisa, o muro continua branco.

      Já testei em outra modelagem e funcionou bem, também em outras paredes desta mesma modelagem aparece normal.

      Estou refazendo o projeto e testando passo a passo as texturas, na nova modelagem fiz primeiro o muro, a calçada e o meio fio e até agora está normal, vamos ver se descubro algo diferente aí…

    • #119560


      Mestre

      Que estranho! Já tentou apagar totalmente esses muros, dar um purge (eliminar os não usados) e depois refazer?

    • #119565


      Participante

      Cuide para não aplicar textura sobre a backface.. receita certa para problemas..

    • #119570


      Participante

      Outra coisa que pode estar acontecendo é você ter aplicado o material  “por fora do grupo” e não por dentro dele, aplicando diretamente nas faces
      Abs

    • #119580


      Participante

      Boa noite, descobri duas coisas:

      1º – Havia um pequeno triângulo na base do eixo principal (percebi que ele aparece em todos os modelos) que fazia um corte na face interna do muro e como eu duplicava as faces, para economizar trabalho, também duplicava o corte.

      2º – Em várias paredes haviam faces sobrepostas que no Sketchup mostravam a textura, mas na hora do renderizar não, por isso somente o efeito bump ou displacement “emergia” pela parede.

      Assim exclui o pequeno triângulo e as faces sobrepostas, do modelo e deu certo.

      Aproveito para agradecer e pedir que digam somente o que não gostaram no modelo, assim a gente aprende e melhora o trabalho. Render sem pós.

      Fachada4r

      • #122780


        Participante

        acho que estou com um problema parecido, mas exclui o  tal triangulo, ate mudei de posição o desenho todo e não resolveu… como faço pra achar o que realmente está interferindo?? só o piso fica sem textura… eu já tentei mover, copiar para outro arquivo, mudar de textura, importar textur mas nada funcionou… Me ajudem 🙁

        p.s: é um arquivo com muitos blocos (uma briquedoteca)… como eu sei qual deles pode estar interferindo?

      • #123348


        Participante

        Oi boa tarde, desculpe a demora.

        Tem como você postar uma imagem do problema?

        Pode ser que como o @danielreple o V-Ray não esteja conseguindo encontrar a textura.

    • #123346


      Participante

      Pessoal, bom dia estou com um problema, eu estou usando o Sketchup 2015, e o Vray para o tal, Eu criei um projeto novo, criei alguns blocos simples e coloquei a textura neles (as que vem no próprio Sketchup) até ai tudo bem , mas na hora de renderizar fica tudo cinza e sem cor, na aba do editor de materiais fica tudo cinza,já fiz o seguinte: Cliquei com o botão direito em cima do material preview, depois cliquei em load preview scene, selecionei MaterialPreviewScene mas não muda a  cor.

      Alguém tem uma solução para isso?

      Sou novo no Vray, estou aprendendo muitas coisas com esse forum, mas ainda não consegui resolver o meu problema.

      • #123347


        Participante

        Boa tarde, desculpe demorar a responder.

        Me parece que no seu caso é o que o @danielreple respondeu. O V-ray não está encontrando a textura.

        Experimente recria-la ou importar uma .vismat para o seu projeto.

    • #123349


      Participante

      Boa noite eu resolvi da seguinte forma:

      1º eu adicionei uma textura do próprio sketchup.

      2º Eu cliquei com o botão DIREITO no local onde esta a minha textura, depois coloquei em exportar salvei no lugar onde ele me mostrou e coloquei para renderizar

      Deu certo por hora agora quero vê se continua assim 🙂

       

    • #162493


      Participante

      Boa tarde,
      Estou finalizando uma maquete e para pintar a parte da frente de mesas de atendimento com o pincel, usando como referência uma imagem jpeg importada, a cor não está aparecendo na renderização.
      Então tentei colocar a imagem jpeg importada em todos os locais que precisava pintar para ver se a cor aparecia no render e então apareceu no render, mas com defeitos, em alguns lugares da superfície a cor aparece e em outros não aparece.
      Podem me ajudar a solucionar esse problema por favor? Como fazer para cor aparecer no render. Estou usando o sketchup 2019.

    • #162495


      Participante

      O problema que registrei acima são as partes azuis dessa imagem que deveriam ser integrais.

       

    • #162497


      Mestre

      @enascente, pode ser que vc esteja importando como imagem. Então o SketchUp não vai identificar essa imagem como um material.

      Outro erro que vc deve estar cometendo é colocar dois planos na mesma posição, dessa forma o SketchUp e o V-Ray não entendem qual é o material para aparecer.

      Vc pode fazer isso de 3 formas:

      1 – Importar como textura

      • Em primeiro lugar vc já tem que alguma coisa modelada pra importar dessa forma, nem que seja um retângulo;
      • Vá em Arquivo>Importar…
      • Selecione no canto inferior direito da janela a opção Todos os tipos de imagens compatíveis;
      • Então marque a opção Textura;
      • Então aplique a textura em alguma face.

      2 – Criar um novo material

      • Abra a janela Materiais;
      • Selecione o material padrão do SketchUp (quadradinho metade cinza metade branco);
      • Depois clique em Criar material… (cubinho com um + em cima);
      • Escreva um nome para o material;
      • Selecione Usar imagem de textura;
      • Abra a imagem que vc quer;
      • Clique em OK.

      3 – Importar como imagem e depois desassociar

      • Vá em Arquivo>Importar…
      • Selecione no canto inferior direito da janela a opção Todos os tipos de imagens compatíveis;
      • Então marque a opção imagem;
      • Importe a imagem no tamanho que vc quer;
      • Depois é só clicar sobre a imagem importada com o botão direito do mouse e selecionar a opção Desassociar;
      • Agora ela estará na sua janela de materiais.
    • #253421


      Participante

      Aqui minha luminária renderiza parcialmente. Estranho que no render anterior estava normal. Quando troquei de cena ficou assim. Alguém sabe o que pode ter acontecido?

    • #253464


      Mestre

      @vinicius034, a câmera não está muito perto da luminária? Se afastar um pouco não resolve?

    • #407491


      Participante

      Olá, estou com basicamente o mesmo problema, no entanto, ocorre da textura (png) ser ativa em um objeto (forro) e em outro não aparecer (piso), se alguém souber uma solução fico grata. Já troquei o arquivo, já apaguei o grupo e fiz outro, achei que era por ter usado o floor generator, mas mesmo sem a divisão de pisos o problema persistiu.

    • #407977


      Mestre

      @ismanea, esse problema podem ser várias coisas… se puder, posta um print do projeto e o render.

      Uma coisa que muitas vezes o pessoal faz que causa esse problema é a quando pintam o grupo com um material e as faces internas (editando o grupo/componente) com outro material, ou ainda grupos dentro de outros grupos.

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