V-Ray
Textura não aparece no render
Marcado: #vray #render #textura
- Este tópico contém 18 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 1 ano atrás por
Daniel Riglione Reple.
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29/02/2016 às 12:17 #119541
Bom dia!
Estou com problema na aplicação da textura, no Sketchup ela aparece normal, mas ao renderizar não aparece, já fiz a inversão das faces, já recriei a parede, já exclui e recriei o material, já procurei aqui no forum e na internet sobre esse tipo de problema, mas nada. Eu quero colocar uma trextura diferente no muro da casa e nos muros vizinhos, mas ao renderizar ela desaparece (fica branca) interessante que o bump aparece… Alguém já teve esse problema? OU sabe como resolver?
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29/02/2016 às 20:47 #119555
Provavelmente o vray não está encontrando a textura.
Vc criou o material ou baixou um vismat?
Vc já testou esse material em outro projeto?
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29/02/2016 às 21:19 #119557
Ôpa! Boa noite,
Então…
Eu sempre crio os materiais, não curto muito vismat prontos, apesar de haver muitos com excelente qualidade.
Criei o material, tentei primeiro com um difuse setando para uma imagem jpg, como sempre faço em todos os materiais que crio, depois tentei com o VrayBRDF, mas também não deu certo, interessante que no preview aparece normal, somente na renderização que aparece branco, inclusive já coloquei outras texturas, mas é a mesma coisa, o muro continua branco.
Já testei em outra modelagem e funcionou bem, também em outras paredes desta mesma modelagem aparece normal.
Estou refazendo o projeto e testando passo a passo as texturas, na nova modelagem fiz primeiro o muro, a calçada e o meio fio e até agora está normal, vamos ver se descubro algo diferente aí…
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01/03/2016 às 00:12 #119560
Que estranho! Já tentou apagar totalmente esses muros, dar um purge (eliminar os não usados) e depois refazer?
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01/03/2016 às 08:35 #119565
Cuide para não aplicar textura sobre a backface.. receita certa para problemas..
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01/03/2016 às 09:29 #119570
Outra coisa que pode estar acontecendo é você ter aplicado o material “por fora do grupo” e não por dentro dele, aplicando diretamente nas faces
Abs- 1
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01/03/2016 às 22:12 #119580
Boa noite, descobri duas coisas:
1º – Havia um pequeno triângulo na base do eixo principal (percebi que ele aparece em todos os modelos) que fazia um corte na face interna do muro e como eu duplicava as faces, para economizar trabalho, também duplicava o corte.
2º – Em várias paredes haviam faces sobrepostas que no Sketchup mostravam a textura, mas na hora do renderizar não, por isso somente o efeito bump ou displacement “emergia” pela parede.
Assim exclui o pequeno triângulo e as faces sobrepostas, do modelo e deu certo.
Aproveito para agradecer e pedir que digam somente o que não gostaram no modelo, assim a gente aprende e melhora o trabalho. Render sem pós.
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13/10/2016 às 10:58 #122780
acho que estou com um problema parecido, mas exclui o tal triangulo, ate mudei de posição o desenho todo e não resolveu… como faço pra achar o que realmente está interferindo?? só o piso fica sem textura… eu já tentei mover, copiar para outro arquivo, mudar de textura, importar textur mas nada funcionou… Me ajudem 🙁
p.s: é um arquivo com muitos blocos (uma briquedoteca)… como eu sei qual deles pode estar interferindo?
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10/12/2016 às 18:47 #123348
Oi boa tarde, desculpe a demora.
Tem como você postar uma imagem do problema?
Pode ser que como o @danielreple o V-Ray não esteja conseguindo encontrar a textura.
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10/12/2016 às 11:12 #123346
Pessoal, bom dia estou com um problema, eu estou usando o Sketchup 2015, e o Vray para o tal, Eu criei um projeto novo, criei alguns blocos simples e coloquei a textura neles (as que vem no próprio Sketchup) até ai tudo bem , mas na hora de renderizar fica tudo cinza e sem cor, na aba do editor de materiais fica tudo cinza,já fiz o seguinte: Cliquei com o botão direito em cima do material preview, depois cliquei em load preview scene, selecionei MaterialPreviewScene mas não muda a cor.
Alguém tem uma solução para isso?
Sou novo no Vray, estou aprendendo muitas coisas com esse forum, mas ainda não consegui resolver o meu problema.
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10/12/2016 às 18:45 #123347
Boa tarde, desculpe demorar a responder.
Me parece que no seu caso é o que o @danielreple respondeu. O V-ray não está encontrando a textura.
Experimente recria-la ou importar uma .vismat para o seu projeto.
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10/12/2016 às 20:42 #123349
Boa noite eu resolvi da seguinte forma:
1º eu adicionei uma textura do próprio sketchup.
2º Eu cliquei com o botão DIREITO no local onde esta a minha textura, depois coloquei em exportar salvei no lugar onde ele me mostrou e coloquei para renderizar
Deu certo por hora agora quero vê se continua assim 🙂
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28/06/2019 às 15:45 #162493
Boa tarde,
Estou finalizando uma maquete e para pintar a parte da frente de mesas de atendimento com o pincel, usando como referência uma imagem jpeg importada, a cor não está aparecendo na renderização.
Então tentei colocar a imagem jpeg importada em todos os locais que precisava pintar para ver se a cor aparecia no render e então apareceu no render, mas com defeitos, em alguns lugares da superfície a cor aparece e em outros não aparece.
Podem me ajudar a solucionar esse problema por favor? Como fazer para cor aparecer no render. Estou usando o sketchup 2019.Quem Curtiu?
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28/06/2019 às 16:07 #162495
O problema que registrei acima são as partes azuis dessa imagem que deveriam ser integrais.
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29/06/2019 às 02:40 #162497
@enascente, pode ser que vc esteja importando como imagem. Então o SketchUp não vai identificar essa imagem como um material.
Outro erro que vc deve estar cometendo é colocar dois planos na mesma posição, dessa forma o SketchUp e o V-Ray não entendem qual é o material para aparecer.
Vc pode fazer isso de 3 formas:
1 – Importar como textura
- Em primeiro lugar vc já tem que alguma coisa modelada pra importar dessa forma, nem que seja um retângulo;
- Vá em Arquivo>Importar…
- Selecione no canto inferior direito da janela a opção Todos os tipos de imagens compatíveis;
- Então marque a opção Textura;
- Então aplique a textura em alguma face.
2 – Criar um novo material
- Abra a janela Materiais;
- Selecione o material padrão do SketchUp (quadradinho metade cinza metade branco);
- Depois clique em Criar material… (cubinho com um + em cima);
- Escreva um nome para o material;
- Selecione Usar imagem de textura;
- Abra a imagem que vc quer;
- Clique em OK.
3 – Importar como imagem e depois desassociar
- Vá em Arquivo>Importar…
- Selecione no canto inferior direito da janela a opção Todos os tipos de imagens compatíveis;
- Então marque a opção imagem;
- Importe a imagem no tamanho que vc quer;
- Depois é só clicar sobre a imagem importada com o botão direito do mouse e selecionar a opção Desassociar;
- Agora ela estará na sua janela de materiais.
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07/04/2020 às 17:03 #253421
Aqui minha luminária renderiza parcialmente. Estranho que no render anterior estava normal. Quando troquei de cena ficou assim. Alguém sabe o que pode ter acontecido?
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07/04/2020 às 23:20 #253464
@vinicius034, a câmera não está muito perto da luminária? Se afastar um pouco não resolve?
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26/05/2021 às 01:46 #407491
Olá, estou com basicamente o mesmo problema, no entanto, ocorre da textura (png) ser ativa em um objeto (forro) e em outro não aparecer (piso), se alguém souber uma solução fico grata. Já troquei o arquivo, já apaguei o grupo e fiz outro, achei que era por ter usado o floor generator, mas mesmo sem a divisão de pisos o problema persistiu.
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27/05/2021 às 01:17 #407977
@ismanea, esse problema podem ser várias coisas… se puder, posta um print do projeto e o render.
Uma coisa que muitas vezes o pessoal faz que causa esse problema é a quando pintam o grupo com um material e as faces internas (editando o grupo/componente) com outro material, ou ainda grupos dentro de outros grupos.
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