V-Ray

Como criar TV realista

Este tópico contém respostas, possui 13 vozes e foi atualizado pela última vez por  Daniel Riglione Reple 1 ano atrás.

• Autor
     |  2002 Views Posts

1 – Escolha a Tv no armazém 3D. Se renderizarmos fica assim:

2 – Localize o material com a imagem da TV no “Material” do VRay. (Nesse caso é “Material12”)
    3 – Você precisa encontrar o arquivo com a imagem da TV que está numa pasta temporária. Esse arquivo é importante pois você vai precisar dele pra criar o filtro no “Emissive”. Siga os passos indicados em vermelho para encontrá-lo.

4 – Copie o arquivo com a imagem pra memória do computador clicando uma vez e dando ctrl + c

5 – Crie uma pasta para colar essa imagem. Pode usar uma pasta já existente. Cole a imagem usado ctrl + v.

6 – Crie um layer “Emissive”. Para isso clique no material com o botão direito do mouse e selecione “Emissive”.

7 – Crie o filtro no emissive. Clique em “m” depois do botão color, selecione “bitmap” (embaixo do preview) e clique na reticências (3 pontinhos) para carregar a imagem da TV que salvamos anteriormente.

8 Selecione a imagem da TV e clique abrir para carregá-la.

A imagem renderizada ficaria assim

9 – Selecione um valor para a intensidade do emissive. Precisa ser acima de 50. O valor máximo vai depender da luz ambiente.

10 – Crie um layer de reflexão usando o textfresnel

11 – Agora inverta a prioridade dos layer”s de emissão e reflexão. Isso fará com que a tv, apesar de emitir luz, possa também refletir luz mais forte, como acontece na realidade.

12 – Basta fazer alguns testes entre reflexão e emissão para chegar ao resultado satisfatório.

Note que quando existe pouca luz, a TV ilumina a o ambiente com as cores da imagem. Olhe a base da TV. Quanto maior o “emissive” mais a TV ilumina o ambiente. (Lembre-se que não se deve usar esse tipo de recurso para se obter luz. Esse tipo de luz é apenas pra dar um bom efeito na cena.)

Espero que tenha sido útil.

Legal o tutorial Jaime.. parabens..

Muito bem explicado.
    Valeu!

curti o tutorial, mas eu uso com 20 de intensity e dá certo, acho que depende da configuração do render.

Pô, só veterano comentando… Fiquei lisonjeado.

Obrigado galera.

Tenho aprendido muito com vocês.

Como vi alguém perguntando sobre isso, resolvi compartilhar.

Muito bom Jaime! Muito bem detalhado!

Jaime, não testei ainda, mas de antemão digo-lhe parabéns pela iniciativa do tuto. Muito enriquecedor.

Como eu sempre digo aos meus amigos e conhecidos: O conhecimento passado adiante, perpetua as pessoas.

Me ajudou bastante,eu estava tendo dificuldade com isso no vfsu.Muito obrigado.

Ficou bem explicadinho mesmo!
    Eu nunca lembrava da hierarquização das layers!
    .valeu

Me ajudou bastante,eu estava tendo dificuldade com isso no vfsu.Muito obrigado.

Ola Jaime,
    Muito bom seu tut, fico muito contente quando vejo este tipo de atenção aos usuários deste fórum. É um processo que acrescenta valores ao seu trabalho e proporcionar conhecimento com os demais numa boa, sem frescuras.
    Obrigado em nome de todos.
    Gostei da sua ATITUDE.

Obrigado Padão. A você e a todos.
    Sempre que eu tiver algo que acredito que possa acrescentar, pretendo compartilhar.
    Afinal muito do que aprendi foi com vocês.

NÃO CONSIGO VISUALIZAR AS IMAGENS :/

PQ SERÁ ?

@simonem vc se refere às imagens aqui da postagem do @Jaime_Jr?

Se for isso é pq esse tópico foi criado no antigo site, antes do meio do ano passado, quando as imagens não eram hospedadas diretamente aqui. Tínhamos que hospedar em outros sites especializados nisso, como o imgur.com, e só depois postar as imagens aqui. Assim, além de ser muito mais trabalhoso, não tínhamos controle sobre o armazenamento das imagens e com isso se alguns dos sites de hospedagem de imagens tivesse algum problema ou apagasse deliberadamente as imagens, elas sumiam daqui. Esses foi, dentre outros, um dos principais motivos da criação do novo site para o Portal SketchUp Brasil. Mais algumas informações sobre a estreia do novo site: https://sketchupbrasil.com/novo-sketchup-brasil/

@simonem caso tenha alguma dúvida, pode postar aqui te podemos te ajudar!

Abs!

O que ele quer dizer com: “Agora inverta a prioridade dos layers de emissão e reflexão.”.

Esse tutorial, feito pelo @Jaime_Jr, é bem detalhado, pena que as imagens se perderam…

@iBrauna, repare que, quando vc está editando um material do vray, todas as Layers (Emissive, Reflection, Diffuse, Refraction e VRayBRDF) que vc adicionou ao material, aparecem em uma sequência específica.  Está sequência define literalmente a posição da Layer, de cima para baixo. Se necessário, vc pode alterar esta sequência, para produzir muitos outros efeitos!

Como fazer:

• vá na lista de materiais (Material List) do  lado esquerdo da janela;
    • encontre o material que vc quer fazer esta alteração e clique na setinha, que fica na frente dele, isso exibirá a lista de layers que está aplicada neste material;
    • Agora é só clicar e arrastar as layers, para alterar a sequência.

Faça alguns testes para entender melhor, e sua mente vai explodir em novas possibilidades! hehehe….

Ótimo. Muito bom o tutorial e obrigado pela resposta. Não sabia que a ordem dos fatores alterava o produto no vray…rsrsrs

Boa tarde galera. Como faço pra editar e recolocar as imagens que se perderam? @danielreple?

@Jaime_Jr, que bom que seu email continua o mesmo e vc recebeu a notificação!

Para recolocar as imagens, faça o seguinte:

• clique no botão EDITAR da postagem que vc quer fazer isso, no caso a primeira desse tópico. Este botão fica no final de cada postagem;
    • clique na imagem que foi perdida e apague;
    • agora, mantendo o cursor no mesmo lugar onde estava a imagem, clique em Adicionar Imagem e na janela que abrir clique em Enviar arquivos, selecione e envie;
    • Faça uma por uma, pq se vc enviar todas de uma vez as imagens serão posicionadas todas na mesma parte do texto, aí vc teria que ficar arrumando isso e daria mais trabalho.

É isso… agora não perderemos mais as imagens, pois elas estão hospedadas aqui no portal!

O botão Editar não aparece como opção pra mim. Mesmo depois de logado!

Fiz um print da tela… Onde deveria estar o “editar”?

captura-de-tela-4

@Jaime_Jr, estava com um erro no tempo limite de edição das postagens. Espero que agora apareça o botão aí pra vc. Ele deve estar ao lado do botão RESPOSTA.

Apareceu! Vou ter que refazer as imagens porque também as perdi. Mas até fim de semana eu corrijo. Abraço!

Putz, achei que vc ainda tinha as imagens aí @Jaime_Jr…

Valeu pro se dispor a refazer!

Você deve fazer login para responder a este tópico.