V-Ray

Como texturizar grandes planos com grama

Este tópico contém 39 respostas, possui 30 vozes e foi atualizado pela última vez por  Werlei Purgatto 5 anos, 1 mês atrás.

  • Autor
    2019 Views Posts
  • #9447

    Este tutorial é de autoria do moderador Micha, do Forum Oficial da ASGvis, criadora do V-Ray for SketchUp, para quem não sabe. Todos os créditos vão para ele.

    Este tutorial se baseia em um mapa de grama infinito, de 22Mb, no qual quando é aplicado em uma superfície, cria um efeito de grama ao longo da perspectiva. Lembrando que este tutorial só pode ser feito com o V-Ray for SketchUp, até onde tenho conhecimento. Outro fator a ser salientado é que este material não funciona muito bem quando a visão da câmera está muito alta, ou no que chamamos de Bird”s Eye/View. Para todas as outras possibilidades, é uma excelente grama.

    1 – Baixe o mapa do Diffuse para qual iremos criar o nosso material de grama:

    https://drive.google.com/file/d/1pBQQxsFq_TeF6mH_nzsJD-p5g-9H9kII/view?usp=sharing

    2 – Abra o Material Editor do V-Ray, clique com o botão direito em Scene Materials, vá em Add Material, e depois em Add VRayMtl. Isto fará com que seja criado um material do V-Ray com parâmetros do zero, sem estar conectado a nenhuma textura do Sketchup.

    3 – Depois de criado, vc pode dar um nome qualquer ao material, que estará com o nome “DefaultMaterial”, clicando com o botão direito do mouse sobre o nome, e indo em Rename. Lembrando que o nome não pode ter espaços, pois o V-Ray não reconhece o espaço como um caractere. No meu caso, coloquei o nome “Grama_Infinita” (underline é permitido). Agora, vá até o Layer de Diffuse do material, e vá até o mapeamento do Color do Diffuse, para podermos inserir o Simulacrum que baixamos do primeiro link.

    4 – No mapeamento do Color do Diffuse, na parte Common, no Type, coloque Bitmap, e então deixe todos os atributos do Bitmap semelhantes ao da imagem abaixo. Outro ponto importante, vá até onde está escrito Bitmap, no campo da direita, e onde está File e um “m” do lado, clique neste “m”, e localize em seu PC o arquivo q vc baixou no primeiro link. Deverá ficar da seguinte maneira:

    5 – Depois de dar um OK, lembre-se de salvar o .VISMAT desse material, para que vc possa usá-lo no futuro sem a necessidade de ter que criá-lo do zero novamente. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do nome do material, ir em Export e salvar o material onde desejar, seguindo o exemplo da imagem:

    6 – Agora, basta aplicar o material sobre qualquer superfície, não se preocupe com a aparência que ela irá ter no SketchUp, o que influenciará é o render no final. Se vc tiver realizado tudo corretamente, ela deverá aparecer assim:

    Agora, é só utilizar em seus projetos, e ser feliz rs

  • #9449


    Membro

    Cara, parabéns… muito bom esse tuto…

  • #9454


    Membro

    opa tuto 10 🙂 vlw ai

  • #9460


    Participante

    Ôxa
    Tô gostando de ver, o pessoal ta disposto mesmo, mais um tut. estou muito contente com que estou vendo, valeu mais uma vez Matt.
    Obrigaão, em breve este tut será muito útil parta mim.

  • #9468


    Participante

    vlw mesmo, otimo tutorial

  • #9486


    Participante

    Valeu cara pelo tutorial, pode ter certesza que eu vou usa-la muito hehehe
    abraços

  • #9525


    Membro

    Perfeito.. Vlw pelo tuto!!

  • #10062


    Membro

    Muito bom Tutorial…
    Agora vc nao fica se matando com displacement ou bump …
    hasUIHsiuhASIUhsAIUhASUIHASIUHASIUHIUASH

  • #10413


    Convidado

    ei fica assim realista ou fica igual? :hammer:

  • #10849


    Membro

    Cara eu fiz realmente fica assim, nunca tive uma maqueti tão realista, você poderia me falar uma coisa a grama ficou realista devida ela ser de 180 megpix????

  • #10926


    Membro

    Caro,

    poderia consertar o link da imagem do ponto 4 do seu tutorial ?
    Ela nao estah aparecendo aqui.. e eh justamente a imagem com as configs la no material difuse…

    vlw

  • #11317


    Membro

    Cara valeu pela tuto…

    Como diz um professor meu…
    isso agora vai mudar minha vida….rsrsrs
    Parabéns

  • #11732


    Participante

    Cara

    muito bom esse tutorial
    estou usando ele com otimos resultados
    vlw.

    soh queria saber se vcs nao tem uma material de grama para grandes planos, grandes mesmo.
    As vezes eu faço renderizações com planos de 500 metros ou mais na mesma imagem.
    Se voces conseguirem me ajudar.
    Eu tentei esse material de grama e o resultado nao eh muito bom.

    Aqui está o link com uma imagem do nosso trabalho
    http://picasaweb.google.com.br/lh/photo/Vly8g9xsYkE6p27BQdXc0Q?feat=directlink

    Agradeço..
    Vlw

  • #12228


    Convidado

    ola gostaria de saber como baixar o tutorial para usar o vray

  • #12245


    Participante

    Cara

    experimenta dar uma olhada no hd virtual do arqpadão
    http://www.4shared.com/dir/2363122/4d197ad3/sharing.html

    tem tutoriais do sketchup e v-ray

  • #13090


    Membro

    Muito obrigado mesmo, já corri atrás de muito material de grama e nenhum me satisfazia. Essa é a prova que muitas vezes um bom material só precisa de uma imagem adequada no diffuse. Uma vez eu fiquei um século tentando dar aparência de tecido a um material usando o bump e nada… só deu certo quando coloquei uma imagem de uma trama de tecido e nem precisei do bump.

    Agora, alguém podia postar um tutorial acerca da diferença de se usar aquelas opções do bitmap (entre texture, que tem as opções planar world xyz, explicit map chanel, etc; e a opção environment, que nesse caso da grama usa-se o spherical). Em que casos uma opção é mais adequada, etc. Já fiz vários testes e não entendi como algumas opções funcionam.

  • #13315

    Obrigado pelo feedback, pessoal. Para quem não conseguiu fazer devidamente o tutorial ou ficou faltando algum arquivo no tópico, eis o link para o video-tutorial no YouTube (podem assistir em HD ele). Não reparem no sotaque goiano rs..

  • #17628


    Membro

    Dando um UP pq esse topico merece… acabei de baixar e me ajudou bastante.

  • #17714

    Olha como fica a minha grama infinita.

    Em qual parte que eu errei nesse tutorial?

    http://img299.imageshack.us/i/failllgrammaa.jpg/

    http://img691.imageshack.us/i/failllgrama.jpg/

  • #17723


    Convidado

    Felipe

    Nessa nova versão do Vray a forma de UVW do mesmo foi alterada, e não é mais possivel fazer essa grama infinita.

    Abraços

  • #17954


    Membro

    Então, não estou conseguindo uma grama decente com o 1.48…

    O displacemente mudou e parece que, quanto mais longe da câmera, menos ele aparece.

    Alguém conseguiu uma textura boa de grama, ou uma configuração boa no displacement com a nova versão do v-ray?
    Estou com a 1.48.83

    obrigado.

  • #18795


    Membro

    tentei fazer a grama
    uma vez deu certo
    ficou bem realista
    mas depois fui fazer de novo em outro arquivo em andamento….
    e na hora de renderizar ela ficava enorme…..totalmente desproporcional
    e mesmo diminuindo o tamanho na propria textura no SU, no EDIT
    nao mudava, sempre igual

    alguem sabe o que posso fazer? o.O
    pq realmente, foi a grama mais perfeita que encontrei ateh agora, as outras ficam muito artificiais…

    e se alguém tiver uma textura de grama normal que fique com um resultado final bonzinho, agradeço xD

  • #18801


    Participante

    Marcelo, às vezes de tanto ficarmos mexendo no arquivo dá isso mesmo. Faz o seguinte, selecione tudo, copie, abra um novo arquivo e cole. Aí você linca tudo e tente outra vez.

    Assis II

  • #33463


    Membro

    Adorei! Obrigada! O tutorial ta tao bom que até eu cosegui fazer! 😉

  • #42193


    Membro

    Qual versão do Vray é aconselhada para conseguir fazer essa grama?

  • #43989


    Membro

    Na versão mais antiga do Vray 1.05.30

  • #54460


    Convidado

    Oi amigos, já faço bastante coisas no sketup8, porém não consigo baixar um vray que funcione, conto a ajuda de vocês.

    obrigado

  • #54818


    Participante

    Boa tarde a todos, primeiramente parabéns pelo o tuto e o fórum tem sido de grande valia.
    Bom amigos, minha grande duvida é: estou usando o vray 1.49 e quando abri esse material criado para grama ficou todo desconfigurado. Abri o editor de materiais e tentei mudar alguns parâmetros, porem a imagem da grama continuou meio parecendo em movimento.
    Estou colocando os dois links para vcs darem uma olhada.
    Se alguém tiver alguma solução, agradeço a ajuda.
    Obrigado e grande abraço pra todos ai.
    Fiquem com Deus…

    Pyter

    Imagem da grama renderizada
    http://img401.imageshack.us/img401/8984/testegramavray.png

    Imagem da configuração usada
    http://img560.imageshack.us/img560/858/testegramavrayconfigura.png

  • #56784


    Participante

    Pyter, sua configuração está igual a do tutorial? Pergunto isso por que não estou conseguindo ver a configuração passada no tutorial!

  • #57907

    Eu queria tirar uma duvida, não sei se é sobre isso que dizer grama infinita, mas quando faço a minha grama em um retângulo bem pequeno, ela dá certo, mas qndo tento aumentar o tamanho da grama, ela volta a não dar o displacement… isso tem algo a ver com o tamanho da área renderizado e o tamanho jpg adicionado na textura?

    _________________________
    Editado por Administrador:
    Bem vindo ao fórum.
    Por favor, preencha seu perfil de forma completa.
    Apresente-se antes de sua primeira participação. aqui
    Antes de participar leia as regras, elas lhe serão úteis. aqui
    Para postar imagens vejam as dicas aqui

  • #59061


    Membro

    Não consigo abrir a imagem do passo 02 com as configurações…

  • #70598


    Participante

    As imagens das configurações não abrem mais…

  • #70599


    Participante
  • #74356


    Participante

    Muito bom esse lance da grama. Gostaria de saber se alguém conhece um tutorial sobre o vray. Estou tentando renderizar e a tela fica cinza e não parece nada. Não sei mais o que eu faço. Se alguém tiver alguma ideia eu estou no aguardo.

    Att

    Gustavo Garibe

  • #74386


    Mestre

    Procura no youtube, tem um monte de tutoriais!
    Quanto ao seu problema, pode ser uma infinidade de coisas. Se está iniciando, procure pelo manual do vray e comece pelo básico.

  • #74468


    Participante

    Valeu irmão. Eu achei na internet o manual.

    Grato!!

  • #76776


    Participante

    Esta semana fiz este teste que gostei do resultado, vista de cima parece mais uma floresta, mas nas fachadas das casas vai ficar bom, vejam:

    Trata-se de uma “grama infinita” com displacement.

  • #76789


    Mestre

    Werlei,

    Em qual versão do vray vc fez? Por cima ficou meio estranho mesmo, mas de lado ficou bem legal! É o mesmo material da grama infinita, mas com disp?

  • #76812


    Participante

    Daniel vc me pegou pq não sei qual versão eu instalei por ultimo, 1.49 ou 1.6, tentei ver pelo PC mas não achei.
    Sim é o mesmo material da grama infinita, só que com disp.
    Vou testar em uma fachada e posto aqui.

  • #77213


    Participante

    Consegui um tempinho, esta aí o teste da grama infinita sem displcement e com:


    Sem displacement.


    Com displacement sem pós-produção, reparem na mangueira caída sobre a grama e as bordas do canteiro.

    O tempo não aumentou muito porque é uma cena simples, não sei o quanto aumentaria de tempo de renderização em uma extensão maior de grama, blz.

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2019 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.