V-Ray

usar o vraymtl ou linkedmtl??

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
    718 Views Posts

Participante

Boa noite.. como ja falei so novato, preciso de mais uma ajuda dos mestres… em alguns topicos se fala em primeiro mapeia , trazendo a textura pelo import, e depois vraymtl, tal.. q fica melhor.. alguns falam em usar o vraylinkedmtl. tal salvar o material no banco de dados como .skm e a textura.. desculpa se sou leigo, mais preciso de uma ajuda qt a isso..obrigado

Convidado

bom, eu não sou mestre, mas talvez ajude.

O vraymtl, se usa para criar um material direto no vray.
      O vraylinkedmtl, se usa quando você cria ou, usa uma textura ja existente no SU. exemplo: se você gostou de uma textura existente no SUe esta com preguisa de salvar a mesma como imagem para depois criar um material (vraymtl) no vray, você pode clicar com o botão direito em cima da textura, que deseja usar como material do vray, ir na opção vray>create material>vraylinkedmtl e pronto.

espero ter ajudado, se faltou me fale 😀 😎

Participante

Vejam bem, assim como o Marlon falou um você cria no sketchup e o outro direto no v-ray.

Vantagens do linked:
      -visualizar o material antes do render;
      -aplicar a escala no material;
      -visualização geral do modelo com os mapas de textura.
      Ao linkar esses materiais irão para o v-ray exatamente como são vistos (no Sketchup 7 com v-ray 1.5, ao aplicar o material no SU o v-ray automaticamente linka o mesmo, modificando qualquer alteração posterior, GRANDE VANTAGEM, porém se formos desorganizados seu v-ray irá pesar bastante).
      Desvantagem do linked?? Eu não vejo nenhuma.

Vantagem do vraymtl:
      -Existem materias .vismat predefinidos;
      -Se você souber se organizar você pode a cada modelo estar ampliando a sua gama de vismats
      -E o que era uma desvantagem até o vray 1.5 é o fato de se nao conseguir visualizar os mapas de textura no modelo, a partir do mesmo isso deixou de ser um problema, mesmo que aplicado direto no vray o SU já lê.

Agora digo uma coisa, eu particularmente prefiro o linked pela facilidade de modificação após um render que você não tenha ficado satisfeito com o mesmo, podendo modifica-lo no SU ou no v-ray, ampliando sua oportunidade de achar o ponto certo do mapa de textura.

E aproveitando a sua deixa falando que é Newbie, projetar em 3d assim como todos os projetos existe uma hierarquia de trabalho, que se respeitada impede que erros ocorram. Sempre que se for fazer uma renderização com base em um modelo 3d, preocupe-se primeiramente em fazer uma boa modelagem, dividindo seu modelo em componentes, grupos, layers, de forma que tal organização facilite seu trabalho posterior, que é a aplicação dos mapas de textura, seja de sua preferência de aplicativo de render e método. Após isso que você deve se preocupar com iluminação, reflexos, bumps dsplcmnts e etc.

Cansei, mas é mais ou menos isso aí!!
      Boa Sorte

Convidado

então Sterf, uma coisa que você colocou no vraylinkedmtl e não colocou no vraymtl é, tambem, a possibilidade de se ajustar a escala do material; exemplo: se você esta usando um material com mapa de textura (tanto para bump, disp, diffuse…) podesse editar a escala atravez da do (M) no destino usado.

valews, eu sou novo tanto aqui quanto “idade” 😀 , mas to com 4 a 5 meses de treinamento no Vray.

abrass

Participante

Olá galera do fórum! Stern você deu uma aula de vraymtl e de linked, muito obrigado. Gostaria de saber se vc ou mais alguém do fórum pode me tirar uma dúvida. Procurei em outros tópicos, mas acho que esse aqui está mais relacionado e essa dúvida. Lá vai:

É o seguinte, depois que importo uma imagem e insiro em uma determinada face eu uso o linked. Até aí blz, se uso o comando pra renderizar a cena a imagem é renderizada de acordo com o modo como a imagem foi importada. O problema é que eu quero mudar a posição da textura, por isso clico com o botão direito na textura, vou em texture => Position=> e configuro a textura do modo em que quero que seja renderizada. O problema ocorre aí, dpois que configuro a textura e peço para renderizar novamente a renderização ocorre sem a modificação da posição da textura, ou seja, renderiza exatamente como a imagem foi importada. Alguém sabe como resolver esse problema?

Estou usando o sketchup 7.1 e vray 6, pois não consegui instalar o vray 7.

Grato.

Participante

Lucas

Não tenho certeza se seu vrah eh o 6
      Ele ainda esta na versão 1.48
      hehehehe

Bom, com respeito a seu problema,
      eu posicionaria a textura e recriaria o material
      recoloca as conf do material e renderizava.

Talvez o pessoal aqui do forum tenha uma ideia melhor.
      Mas, no meu limitado conhecimento de vray, faria isso…

Vlw.

Visualizando 5 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.