V-Ray

Uso de memória RAM durante o render

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Autor
    14064 Views Posts

Participante

Eu li em algum lugar que daria para aumentar o uso da RAM para melhorar os cálculos da renderização. Eu vi que na guia “system” do “options” teria que alterar o valor do “dynamic memory limit”, que no meu veio como default 500.

Pois então, eu tenho 8Gb de Ram minha máquina nunca usou mais 50% desta memória, eu alterei o valor do dynamic memory limit para 8000 (que seria o equivalente aos 8Gb), contudo não notei diferença na renderização, monitorei os gráficos do uso da memória e não senti diferença nenhuma. Alguém teria algo a dizer?

Durante o Render

sem o Render

Participante

se tu der uma procuradinha no forum, vai ver que existe um topico desse e que esse limite de memoria conforme voce disse, não funciona assim.

Tanto que se voce por 0 o resultado chega a ser surpreendente.

Acredito que esse 8.000 deva ser a taxa de rebuff

Participante

Davimelop, isso vai acontecer mesmo..
      Por que o Sketchup e o vray trabalham com 32 bits. ou seja. 3gb de memoria no máximo.. tem um patch disponibilizado (tem um tópico falando sobre ele) que se propõe a aumentar o uso da memoria para 4gb. Ainda seria metade da capacidade do seu pc. Mas não tem o que fazer.
      Ouvi falar que se voce coloca 0 (zero) nesse parametro ele usara toda memoria diponivel – até 4gb..
      Isso só mudará se a Google resolver fazer um SU 64 bits.
      vlw guri.

Participante

Fala davi cara o Sketchup tem um patch que usa mais de 2 gb de memoria no seu caso ele naum chega nem perto dos 2 gb neh??
      Será que isso melhoraria o uso de memoria do seu sketchup??
      Qual seria seu processador??

Segue o link do patch para usar mais de 2 gb da memoria clique aki para baixar Download

Segue a discussão no topico do sketchup basil sobre esse patch Tópico

Convidado

Todo mundo falou o correto, só esqueceram de citar que a partir da 1.49.01 o V-ray utiliza menos memoria, ou seja, a CG USA conseguiu diminuir o uso de RAM.

O Sketchup, sem o Patch, chega a 1.800 mb e da BS, com o Patch, se tu não tiver no minimo 4 GB de RAM vai dar treta no PC, vai ficar lento porque vai usar bastante memoria (falo isso no caso de ter muito displacement e/ou estiver calculando Caustics super detalhado).

Participante

Valeu pessoal, já baixei e vou testar quando chegar em casa.

Participante

Ola pessoal, deu certo aqui comigo entao vou compartilha:
      Antes: fui renderiza 1 imagem com muitos detalhes demorou mais de 12 horas e no fim deu erro sendo que nao chegou usa 2gb de memoria ram.

Depois: Baixei o path que ta nos comentarios, instalei abri o arquivo que queria renderiza, nas opcoes do v-ray na aba “Globaç switches” desabilitei a opção “Low thread priority” e na aba “System” deixei 0 no “Dynamic memory limit”, e renderizei.
      Magica! o SU passou a usar 15,8Gb de ram e em menos de 10 minutos renderizou a cena, usando 100% do processador e 98% da memoria ram, só a placa de video ficou no tédio..

Meu pc: core i7, 16gb ram, gtx 560ti, 1tb hd.

No meu caso não foi só um “leve upgrade” mas sim um “MEGA UPGRADE”. Espero que resolva o caso de muitos.
      Qualquer duvida: jothbc@gmail.com

Mestre

@topand, acredito que o Patch não tenha mais função para as novas versões, há até quem diga que antes tb não servia pra nada…

Provavelmente vc instalou o SketchUp 64 bits, que não existia na época que este tópico foi criado, e o vray tb para 64 bits.

Então, colocando 0 (zero) em Dynamic memory limit, vc “disse” para o vray que vc queria que ele utilizasse 100% da capacidade do sistema. Foi isso que fez essa “mágica” e não o Patch!

Quanto a placa de vídeo, ela não é utilizada mesmo em uma renderização normal, somente em renderização RT (real time) e na hora da modelagem no SketchUp.

De qualquer forma, com esse feedback, vc vai ajudar muita gente que olhar esse tópico!

Participante

E eu aqui na minha inocência achando que tinha que aumentar o dinamic kkkkkk

Mestre

@lucasvolei, na verdade vc estava +/- certo…  hehehe… Vc pode aumentar para limitar o uso, assim, se vc precisar usar o computador para mexer em outro programa enquanto renderiza, vc vai conseguir. Se colocar em 0 (zero), como discutido aqui no tópico, o computador vai estar quase que totalmente dedicado ao render.

Participante

PESSOAL, INFELIZMENTE ESTOU TENDO PROBLEMAS.
      JÁ BAIXEI O ARQUIVO PRO MEU COMPUTADOR, ENTRE TANTO ACREDITO UE NÃO ESTOU SABENDO EXECUTALO A FAZER SUA FUNÇÃO.. POIS:

CLICO COM O DIREITO EM CIMA DO ICONI E EXECUTO COMO ADMINISTRADOR>NA BARRA DE PESQUISA VOU ATÉ O DISCO C:>lOCALIZO A PASTA DO SKETCHUP>SELECIONO>E APETO ENTER.

E ELE ME APARECE O SEGUINTE PROBLEMA: couldn’t open executable

GOSTARIA MUITO DA PACIÊNCIA E AJUDA DE VOCÊS

Participante

AAAAAH, e claro, levando em consideração que o meu é o sketchup 2015 e meu computador é 64bitz, não sei se isso influencia em algo. é apenas complemento do comentário acima!

Mestre

@aguinaldosilva, seja bem vindo!

Antes de mais nada, da uma olhada nesse artigo, para evitar problemas, não só aqui como em qualquer lugar na internet:

http://www.melhorweb.com.br/noticia/264-CAPS-LOCK-ou-CAIXA-ALTA–nao-precisa-gritar.htm

Se o seu computador é 64 bit, verifique se instalou o SketchUp e o V-Ray para este sistema. Se instalou o para 32 bit, vc não está utilizando todo o potencial do seu pc!

Participante

Quando vi esse tópico já fui logo ver a versão do meu sket.. já era 64bit, porém ele só usa 2gb de memória, mesmo deixando o dynamic memory limit em 0..

Tem mais alguma coisa ainda pra fazer pra liberar mais memória?

valeu!

Mestre

@leo-pavao, quanto seu pc tem de memória?

Tem placa de vídeo? É dedicada ou onboard?

Bom, até onde sei, se seu pc tem, por exemplo, 4 Gb de memória e placa de vídeo dedicada, é pra utilizar quase toda a memória!

Outra coisa que pode estar acontecendo é seu sistema que pode não estar utilizando toda a memória, tá com algum tipo de limite… teste outro programa pesado para ver se acontece o mesmo.

Participante

@danielreple tem 16gb e vídeo offboard de 4gb.. então pra outros programas pesados funciona normal. Uso pra jogos pesados e renderizar vídeos no lumion, vai numa boa… Não sei o que pega com o vray, segui algumas dicas do fórum aqui e não consegui passar dos 2gb de uso de memória …

Mestre

@leo-pavao, desde que foi lançada a versão para 64 bit, nunca vi ninguém com esse problemas, do pc utilizar toda a memória em outros programas e no vray não.

Tem certeza de que instalou ambos para 64 bit, SketchUp e o V-Ray?

Se estiver tudo certo, recomendo que entre em contato com a Chaos Group, para eles verificarem qual o problema.

Participante

Saudações

Não encontrei o Dinamic Memory Limit no V-ray 3.4. Devo presumir que o software já está utilizando o máximo possível ou consigo configurar o quanto de memória será usada nas renderizações?

Obrigado

Mestre

@raeldominiquini, o vray 3 já está utilizando o máximo de recursos disponíveis automaticamente, não tem mais o “Dinamic Memory Limit”. Agora da apenas pra vc “dizer” pro vray conservar um pouco da memória do computador, para isso na aba “Raytrace” clique numa setinha a direita do título, que vai exibir mais algumas opções, então vá em “System” e marque a opção “Conserve memory”.

Visualizando 18 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.