V-Ray

V-ray 3.4 travando no framebuffer

Este tópico contém respostas, possui 8 vozes e foi atualizado pela última vez por  Cristiana Oliveira 5 horas, 16 minutos atrás.

• Autor
     |  561 Views Posts

Bom dia,

Estou usando o sketchup 2017 com o v-ray 3.4 e os dois programas travam quando clico em render ou show frame buffer, como na imagem a seguir:
    (mesmo com projeto vazio)

Já atualizei o drive da placa de vídeo e reinstalei o v-ray 3.4 mas continua o problema.

O estranho é que quando instalei o v-ray na primeira vez, o programa funcionou perfeitamente por vários dias, e do nada começou o problema. O mesmo aconteceu em outro notebook.

Alguém sabe qual pode ser a solução?

Setup: i7 4810mq, 8GB ram, gtx 850M, windows 10 home single language.

Pode ser alguma atualização do windows 10, veja essa postagem do maurocampos:

https://sketchupbrasil.com/grupos/geral/forum/topic/sketchup-2016win10-muito-lento/#post-156316

@danielreple Obrigado pela sugestão, mas parece que não é essa a causa do problema. Encontrei um documento da Chaos Group dizendo que esse problema está recorrente e devem fazer alguma atualização para arrumar. O link do documento:
    ftp://204.10.35.16/Vray/VRay_3_for_SketchUp_Frame_Buffer_Freeze.pdf

A solução deles é:
    ir em C: > Usuário > “nome do usuário” > AppData > Roaming > ChaosGroup > V-Ray 3.4 for SketchUp (talvez a pasta appdata esteja oculta);
    Então move ou deleta o arquivo “FrameBufferState.fbs”;
    Abre o sketchup, clica na opção Show Frame Buffer, afasta a janela que aparece do centro da tela (não sei porque);
    Clica no ícone “H” lá em baixo (Show VFB History Window);
    Na aba ao lado que vai aparecer, clicar no símbolo de ligar, (enable VFB history)
    E o problema pode ser resolvido.

Contudo, o documento diz que ao apagar o “FrameBufferState.fbs” já resolve o problema. E realmente só isso basta.

Mas infelizmente toda vez que usa o render, esse arquivo é recriado, e na próxima vez que abre o sketchup e tento usar o render o programa trava novamente.

Alguém sabe para que serve esse arquivo? E como funciona esse VFB history (pois tem umas opções nele que talvez possa resolver algo)?

O VFB history serve pra vc salvar o render para que possa abrir novamente posteriormente no Frame Buffre, caso precise refazer parte do render, salvar em outro formato de imagem, pausar o render pra continuar depois (precisa de uma técnica específica), entre outras coisas.

Não sei qual a função do FrameBufferState.fbs

Parece que a Chaos está trabalhando pra corrigir este erro q está acontecendo com algumas pessoas, então deve sair na próxima atualização.

Como continua acontecendo com vc, já tentou fazer esse processo, menos excluir o arquivo, antes de renderizar?

Valeu por compartilhar a solução temporária do problema!

@rafael-prates eu estava com o mesmo problema que o seu e seguindo essas dicas que você achou no site da Chaos  Group consegui reverter!

Tente novamente! 🙂

Olá, comigo está acontecendo a mesma coisa que com o Rafael-Prates, o Frame Buffer está travado e isso começou quando abri o History.

Tentei excluir o arquivo FrameBufferState.fbs, mas não estou conseguindo localizá-lo, pois não está na pasta indicada (V-Ray 3.4 for SketchUp). Alguém me ajuda por favor?

Obrigada

@aline-karpinski, pode ser que a pasta “AppData” esteja oculta. Com uma janela aberta, pode ser em “Meu computador”, no menu vá em “Exibir” e marque a opção “Itens ocultos”.

Olá pessoal, tentando contribuir, tive os mesmos problemas que o @rafael-prates. Consegui resolver de vez a questão clicando na propriedade do arquivo “FrameBufferState.fbs”e ocultei ele.

Gentemmmm, o problema acima só funcionava com projetos novos, um projeto antigo, ele travava da mesma maneira. Como resolvi? Fiz os mesmos procedimentos indicados acima, porém quando habilitei o botão ENABLE VFB HISTORY , na telinha em que se abriu, eu indiquei o mesmissimo caminho do arquivo ao qual deletamos. e funcionou direitinho! 😉

Valeu, pessoal! Consegui resolver o problema!!!

😀

Nossa, @rafael_prates, salvou a minha vida! Muito obrigada pela dica! (:

Você deve fazer login para responder a este tópico.