V-Ray

Vazamento de luz…

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Autor
    1293 Views Posts

Participante

E ae galera do mal rsrs tranquilo??
      Estou terminando essa cena para estudos meus e surgiu um pequeno problema…com certeza absoluta configuração mal feita rsrs mas não sei o que pode ser…
      Surgiu alguns vazamentos de luz na base da janela e na parede diagonal com pastilhas…o que poderia ser?

COnfigurações:

Vlwww!!

Participante

Essa parede tem espessura ou é apenas uma face?

Participante

tente aumentar o max rate para 0 no irradiance map e veja se resolveu se não poste novamente as configurações, que eu vou te ajudar.

Participante

E ae Lucas, tem espessura sim…
      Andeciuala, fiz o que vc sugeriu e melhorou..mas na janela ainda ficou alguns vazamentos..segue a imagem:
      (Diminui o tamanho da render pois estava dando 3hr e pouco de renderização, achei demorado pra uma cena q esta só com bump…da pra melhorar esse tempo em 1600×1200?

Depois fiz outra render com as configurações originais do vray e não teve esse probelma com a iluminação…agora vou fazer outra em 1600×1200 pra dar uma analisada e ir configurando aos poucos com a ajuda de vcs é claro rsrs
      Vlww….

Convidado

Se tu tivesse com o 1.49.02 te falaria para habilitar o Retrace Threshold, mas tenta colocar 30 ou 35 (ou até mesmo 40) Samples no Irradiance Map e 60 no HsPh. Subdivs (vai aumentar o tempo, mas faça um teste só para ver se resolve).

Para fazer testes de iluminação utilize o Override Material.

Participante

Puts…vlw pela dica sobre o override materials marlon…ahuau ajudo bastante…
      Sobre o problema aqui, eu consegui resolver..apenas dei uma ajeitada nodelo da janela onde nas bordas era 3mm menor do que a espessura da parede..Antes disso liguei o Detail Enhancement, parece que iria resolver mas praticamente parou o render..sem condições..
      Aumentei o HSph para 60 e os Samples para 45 mas ainda continuava vazando luz…futuramente pretendo fazer um teste com o vray 1.49.02 e renderizar essa cena novamente com o Retrace Threshold, pelo que andei lendo..pode resolver esses pequenos probleminhas sem ganho significativo de tempo…
      Nesse caso, esse detalhe na modelagem não influenciou o resultado final..mas se não fosse o caso o que mais poderia testar para tentar resolver esse vazamento?

Vlw

Aqui esta o ultimo teste…

Convidado

Certeza que não há espaços (minimos que seja) entre o vidro e a janela ?

O Detail Enhancement do jeito que está (padrão) é um assassinato pro V-ray… iaheiuaheu
      Coloca nele um Sudivs multiplier de 2.

Convidado

Ah, outra coisa, se tu quiser que o vidro seja renderizado sem ser como override, vá no material do vidro (no V-ray Material Editor) e na aba Options desabilite o “Can Be Overridden”

Participante

Certeza absoluta…ja verifiquei..amanhã vou tentar postar mais testes..
      Vlw…

Participante

cara esse teu problema resolve no check samples visibility do irradiance map… quase certo que vai resolver. com o retrace que o marllon falou ai fica melhor ainda , mas nessa sua versao nao tem :/.

Espero que funcione

Abraços

Participante

Felipe, não precisa atualizar…. eu vou te ajudar kra… me faz um favor… só preciso ter certeza de quem é o problema para indicar a solução correta, e parar com essas dicas tiro no escuro de mexer em um monte de coisa que não tem nada a ver…. O primeiro passo foi dado que foi aumentar para 1 o max rate… agora presta atenção, tira o light cache e renderiza a imagem só com o primary engine.

check samples visibility não tem nada a ver com isso.

Participante

Como nao tem nada a ver?

Link imagem

????

Participante

deixa ele tentar e você vai ver.

Participante

Com oq q vc ta desconfiado??

Participante

não entendi a pergunta.

Participante

Qual(ais) que você acha que podem ser os problemas?

Participante

tenho algumas suspeitas, mas vou esperar ele testar sem o lighcache para começar a eliminar algumas coisas.

Participante

Ok vou deixar renderizando agora e na hora do almoço posto o que resultou…

Participante

Aqui esta a render que o Andeciuala pediu para fazer, nesse caso com a second enginer desligada não apareceu os vazamentos, o que da pra concluir com isso?…e as configurações, a unica diferença é que eu esqueci demudar o Image Sampler de Adaptive Subdivision para Adaptive DMC, isso pode influenciar significativamente em alguma coisa?

Vlw galera com certeza essa discução vai ajudar mtas pessoas como eu!:-D

Participante

E ae pessoal consegui resolver o problema melhorando a modelagem…Aqui tem algumas imagens do projeto que logo vou estar postando mais.
      Agradeço a todos que ajudaram!Abraço!

Visualizando 19 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.