V-Ray

Vazamento de luz…

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Autor
    1293 Views Posts
    • #36633


      Participante

      E ae galera do mal rsrs tranquilo??
      Estou terminando essa cena para estudos meus e surgiu um pequeno problema…com certeza absoluta configuração mal feita rsrs mas não sei o que pode ser…
      Surgiu alguns vazamentos de luz na base da janela e na parede diagonal com pastilhas…o que poderia ser?

      COnfigurações:

      Vlwww!!

    • #36650


      Participante

      Essa parede tem espessura ou é apenas uma face?

    • #36654


      Participante

      tente aumentar o max rate para 0 no irradiance map e veja se resolveu se não poste novamente as configurações, que eu vou te ajudar.

    • #36732


      Participante

      E ae Lucas, tem espessura sim…
      Andeciuala, fiz o que vc sugeriu e melhorou..mas na janela ainda ficou alguns vazamentos..segue a imagem:
      (Diminui o tamanho da render pois estava dando 3hr e pouco de renderização, achei demorado pra uma cena q esta só com bump…da pra melhorar esse tempo em 1600×1200?

      Depois fiz outra render com as configurações originais do vray e não teve esse probelma com a iluminação…agora vou fazer outra em 1600×1200 pra dar uma analisada e ir configurando aos poucos com a ajuda de vcs é claro rsrs
      Vlww….

    • #36745


      Convidado

      Se tu tivesse com o 1.49.02 te falaria para habilitar o Retrace Threshold, mas tenta colocar 30 ou 35 (ou até mesmo 40) Samples no Irradiance Map e 60 no HsPh. Subdivs (vai aumentar o tempo, mas faça um teste só para ver se resolve).

      Para fazer testes de iluminação utilize o Override Material.

    • #36764


      Participante

      Puts…vlw pela dica sobre o override materials marlon…ahuau ajudo bastante…
      Sobre o problema aqui, eu consegui resolver..apenas dei uma ajeitada nodelo da janela onde nas bordas era 3mm menor do que a espessura da parede..Antes disso liguei o Detail Enhancement, parece que iria resolver mas praticamente parou o render..sem condições..
      Aumentei o HSph para 60 e os Samples para 45 mas ainda continuava vazando luz…futuramente pretendo fazer um teste com o vray 1.49.02 e renderizar essa cena novamente com o Retrace Threshold, pelo que andei lendo..pode resolver esses pequenos probleminhas sem ganho significativo de tempo…
      Nesse caso, esse detalhe na modelagem não influenciou o resultado final..mas se não fosse o caso o que mais poderia testar para tentar resolver esse vazamento?

      Vlw

      Aqui esta o ultimo teste…

    • #36765


      Convidado

      Certeza que não há espaços (minimos que seja) entre o vidro e a janela ?

      O Detail Enhancement do jeito que está (padrão) é um assassinato pro V-ray… iaheiuaheu
      Coloca nele um Sudivs multiplier de 2.

    • #36766


      Convidado

      Ah, outra coisa, se tu quiser que o vidro seja renderizado sem ser como override, vá no material do vidro (no V-ray Material Editor) e na aba Options desabilite o “Can Be Overridden”

    • #36769


      Participante

      Certeza absoluta…ja verifiquei..amanhã vou tentar postar mais testes..
      Vlw…

    • #36782


      Participante

      cara esse teu problema resolve no check samples visibility do irradiance map… quase certo que vai resolver. com o retrace que o marllon falou ai fica melhor ainda , mas nessa sua versao nao tem :/.

      Espero que funcione

      Abraços

    • #36788


      Participante

      Felipe, não precisa atualizar…. eu vou te ajudar kra… me faz um favor… só preciso ter certeza de quem é o problema para indicar a solução correta, e parar com essas dicas tiro no escuro de mexer em um monte de coisa que não tem nada a ver…. O primeiro passo foi dado que foi aumentar para 1 o max rate… agora presta atenção, tira o light cache e renderiza a imagem só com o primary engine.

      check samples visibility não tem nada a ver com isso.

    • #36789


      Participante

      Como nao tem nada a ver?

      Link imagem

      ????

    • #36790


      Participante

      deixa ele tentar e você vai ver.

    • #36791


      Participante

      Com oq q vc ta desconfiado??

    • #36792


      Participante

      não entendi a pergunta.

    • #36793


      Participante

      Qual(ais) que você acha que podem ser os problemas?

    • #36794


      Participante

      tenho algumas suspeitas, mas vou esperar ele testar sem o lighcache para começar a eliminar algumas coisas.

    • #36797


      Participante

      Ok vou deixar renderizando agora e na hora do almoço posto o que resultou…

    • #36803


      Participante

      Aqui esta a render que o Andeciuala pediu para fazer, nesse caso com a second enginer desligada não apareceu os vazamentos, o que da pra concluir com isso?…e as configurações, a unica diferença é que eu esqueci demudar o Image Sampler de Adaptive Subdivision para Adaptive DMC, isso pode influenciar significativamente em alguma coisa?

      Vlw galera com certeza essa discução vai ajudar mtas pessoas como eu!:-D

    • #36994


      Participante

      E ae pessoal consegui resolver o problema melhorando a modelagem…Aqui tem algumas imagens do projeto que logo vou estar postando mais.
      Agradeço a todos que ajudaram!Abraço!

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