V-Ray

Vidro Reflecta

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    • #118301


      Participante

      Olá,

      Alguém já conseguiu reproduzir o efeito do Vidro Reflecta do Vray.

      Já tentei de várias formas, mas ou o material reflete ou tem transparência, quando na vida real, acontece os dois ao mesmo tempo.

      Segue uma imagem do efeito desejado:

      http://viamonense.com.br/public/produtos/refeletazdezcorrer.jpg

    • #118303


      Participante

      @LuanaOliveira Se você elevar o valor do fresnel o material fica mais reflexivo… já tentou alterar esse valor?

    • #118304


      Participante

      Já, consigo a cor e o reflexo, mas ainda não chegou perto da qualidade dessa imagem que enviei.

      No meu, o vidro não brilha tanto.

    • #118307


      Participante

      @LuanaOliveira Boa noite Luana

      Para aumentar o brilho (Reflexo) vai no editor de materiais do vray, em Reflection clica no M grande e aumenta o valor do IOR de 1,55 para uns 2,8, ou se achar muito diminua ou aumente esse valor, vou deixar umas imagens para você ver onde é.

      Abraços!

      ReflectionIOR

       

    • #118310


      Participante

      @LuanaOliveira se vc já alterou os valores do texfresnel, seria interessante colocar uma imagem do resultado aqui pra gente analisar melhor…

       

    • #118312


      Participante

      02

      Esse foi o resultado obtido, ainda um pouco distante da imagem que mandei como referência…

    • #118321


      Participante

      @LuanaOliveira Segue algumas dicas que dou como Iniciante/intermediário:

      • É bom utilizar um material de alta qualidade no interior do armario;
      •  para o reflexo ser mais evidente é bom que tenha objetos para serem refletidos, como na imagem exemplo que vc citou;
      • coloca uns objetos ou roupas dentro do armário pra fazer uns testes;
      • coloca o material do vidro todo preto e coloca a refração em 100%;
      • se quiser fazer um render mais especifico do objeto é bom usar um preset com hight quality, apesar de demorar
      • mais, vai mostrar o resultado em melhor qualidade.vamos aguardar os tampas como @danielreple pra dar umas dicas mais especificas…
    • #118328


      Mestre

      Achei que o material já está bem parecido com o da imagem de referência!

      Como o @oliveirap falou, seria legal vc colocar mais objetos no ambiente, para serem refletidos pelo vidro.

      Caso queira deixar o vidro com a coloração mais escura, existem duas formas:

      • Se seu vidro não estiver com a espessura correta, aumente, assim a camada de vidro fica mais grossa e a cor mais evidente;
      • Se o vidro já estiver na espessura desejada, na camada de refração, em Fog, mude a cor para um cinza bem clarinho, quanto mais escura essa cor for mais escuro será seu vidro;

      O resto, para ficar mais parecido com a outra imagem, é pós produção!

    • #161251


      Participante

      Olá Galera! Esse render é de teste, ok. Minha dúvida é sobre o material vidro reflecta. Fiz um material de vidro (já que se trata de um material que tem transparência), e um outro material de espelho, que seria o reflecta (pois também é um material reflexivo), e em minhas pesquisas o passo seguinte seria fazer um material blender e juntar os dois (vidro e reflexo) , porém não estou conseguindo finalizar para ter o aspecto que preciso. Alguém tem uma dica como posso proceder? Tentei as opções acima nesse tópico porém achei que dessa forma ficaria mais realista (me pareceu ter mais sentido tbm), utilizo o vray 3.4. Obrigada!!

    • #161253


      Mestre
    • #161257


      Participante

      Obrigada @danielreple o aspecto em que cheguei foi justamente utilizando o vídeo do mastertuts (não sabia se eu poderia ou não dizer aqui o nome, enfim…), porém como ele utiliza o 3.6 não consigo finalizar o processo do blend, pois falta um passo. Explico: com o blend pronto não tenho a opção de habilitar o “as use replacement” da qual ele fala quase no fim da explicação, justamente porque utilizo o 3.4.

    • #161260


      Mestre

      @jmazoni, fiz um teste aqui e acho que da certo de uma outra forma que pensei.

      • Crie um material de vidro;
      • Adicione uma nova layer (Add Layer) de reflexo (Reflection) neste material;
      • Clique no mapa da opacidade (Opacity) dessa layer e mude de Fresnel para None;
      • Deixe a barrinha da opacidade em +/- 50%, depois vc vai ajustando de acordo com a quantidade de reflexo que vc achar necessária;
      • Agora em Color, coloque a cor R181 G122 B63.

      É isso! Testa aí pra ver o resultado e me fala se deu certo.

      Abraço

    • #161293


      Participante

      @danielreple deu certo sim, para o que eu preciso, funcionou! Muito obrigada!! Segue imagem com render final, mas sem pós produção ainda. Dicas, críticas e sugestões são bem vindas!!

    • #161298


      Mestre

      @jmazoni, que bom que deu certo!

      É um corredor com armários dos dois lados?

      Vc usou Omni Light aí nos spots? Ficou com essa luzes estouradas no teto ao redor dos spots… acho que não fica muito legal. Nesse caso acho que ficaria melhor pequenas Rec Lights ou até umas IES.

      Omni geralmente são usadas pra dar uma corrigida na iluminação geral, colocando uma ou outra no meio dos ambientes. Eu particularmente não gosto muito de fazer isso, pq é uma luz “artificial” que não ocorreria no mundo real, mas é uma técnica bastante utilizada.

      As portas da esquerda não ficaram muito juntinhas? Não da pra a divisão entre elas como nas da direita.

      Talvez ficaria melhor colocar esse piso paralelo com a direção do corredor.

      Essas maçanetas estão com uma textura, né? Acho que ficaria melhor se vc configurar uma material ou colocar um pronto do vray.

    • #161325


      Participante

      @danielreple sim eu as utilizei, porque a iluminação/emprego das luzes eu ainda estou aprendendo como e qual usar em cada caso, e na verdade faço tantos testes que num determinado momento desisto, mais por conta de pressa mesmo :´(

      Muito obrigada pelas dicas, serão indispensáveis na construção do meu aprendizado!! Abs!!

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