V-Ray

vray nao aceita .mat

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
    3271 Views Posts

Participante

boa tarde, estou aprendendo agora algum coisa sobre vray, gostei muito , mais ta dificil, queria uma ajuda, eu baixei os materiais no site mais veio com extensao .mat e o vray apenas aceita .vismat. oque eu faco, agradeco pela atencao

Participante

Pois é.

Existe um conversor de mat para vismat, mas que pra usá-lo vc precisa ter o 3D Max. Vc abre o material no Max e exporta para vismat.

Ou então, vc aproveita os mapas (imagens) do material mat e utiliza para criar seu próprio material, dentro do SketchUp.

Posso estar enganado, mas não conheço nenhum outro conversor de mat para vismat, sem ser esse do 3D Max.

Valeu!

Participante

Boa tarde amigo,
      Esses materiais .mat são para o V-ray do 3dstudio Max…
      tem um conversor no site http://www.asgvis.com/ , so q foda que vc vai ter q converter dentro do studio max…

tem esse site aqui com alguns materiais vismat
      http://asgvis.com/smf/index.php?topic=3190.msg16291

so que a maioria na internet é .mat

flws abraço

Participante

poiseh, ou possui outra maneira de colocar texturas, metal, madeira, pedras, nao consigo deixa estas texturas reais, soh uso as que tem no paint do sketchup.

Participante

Vc consegue sim deixar as texturas do próprio SketchUp mais reais. O problema é que pra isso, vc tem que usar as outras funções do VRay, como Displacement e Bump, camada de reflexão, camada de refração (para materiais translucidos).

Só a textura não adianta. Tem que configurar os outros parâmetros.

Participante

Mais estes projetos que eu vejo por ae, fika bem reais, nao sao as texturas do sketchup, estava pensando em compra a video aula do andeiciuala, oq vcs acham. queria muito aprende a usar,

Participante

Eu não conheço, mas falam muito bem do DVD do Andeciuala.

E de fato, normalmente não usamos os materiais do SketchUp. Normalmente, usamos imagens dos materiais que serão usados de verdade. Por exemplo, se vc vai usar a cerâmica da Portobello, vai no site da Portobello e pega a imagem pra usar no material.

Mas é como falei, se for o caso de usar o material do próprio SketchUp, por exemplo, alguma grama, não basta apenas aplicar o material do SketchUp e renderizar. Tem que aplicar o material, criar um material linkado do VRay, e melhorá-lo, aplicando displacement, reflexo (se for o caso) e outros recursos.

Leia o manual do VRay. Está disponível no site do fabricante. É uma ótima forma de começar a se familiarizar com o programa e sua configuração.

Participante

hum, no caso de um metal, ou colocar a cor em uma geladeira, copos vidros, nao usaria as texturas do sketchup, usaria texturas pelo difuse , bitmap,

Participante

Exatamente.

O processamento de materiais criados com o VRay, normalmente, fica até mais rápido.

Use e abuse das camadas dos materiais do VRay, além dos mapas de bump, displacement, etc.

Eu, particularmente, prefiro fazer todos materiais dentro do VRay, e usar os materiais do SketchUp só para mapear as imagens, isto é, posicioná-las na superfície do objeto, pra quando aplicar a mesma textura no VRay, ela fique correta também.

Como falei, leia o manual do VRay. Tem muita coisa lá pra começar a entender o programa.

Valeu!

Participante

Pow, Andeciuala vai ficar me devendo essa…
      Tbm tenho os dvds do Andeciuala…
      Eu aconselho tbm a compra desse, pq se vc for ver uma vez perguntei na minha faculdade quanto custaria um curso de 3dsmax, sendo que as renderizações de v-ray se igualam muito com tal qualidade, eles me disserem que curso sairia em tres meses uns 900 reais.

as aulas dele estao bem organizadas…
      flwss abraço!!

Participante

vlw kra, vou comprar, eu renderizei uma cozinha, mais nao fika legal nao sei oq acontece, a madeira branca, nao fica boa, as portas somem os riscos q dividem elas, vou postar aki o render, se vcs podessem me ajudar so por agora agradeco muito..

Participante

Daew mizael tdo bem??
      Posta aew sua imagem q nos faremos o possivel para t ajudar…
      flws abraço!!

Visualizando 11 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.