V-Ray

(VRay Sketchup) Problemas com vidros e luzes

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    9280 Views Posts
    • #15713


      Participante

      Boa Tarde!
      Estou com serios problemas quanto a renderizacaoo..
      Meu projeto ja esta concluido, e jah ate renderizei, mas os vidros e luzes nao estao dando certo…
      ja li 3 tutoriais de vidros e nao consigo aplicar…
      tentei criar o material no Vray e tambem nao pega..
      so falta esse detalhe para conclusao final do projeto..
      “transparencia dos vidros, brilho e reflexo…”

      agradecido,

      HELP!

    • #15714


      Convidado

      aplica um layer de refraction e reflection.
      coloque o diffuse 100% transparente, ou apague ele.
      coloque no IOR do refraction uns 1.51714, ative o affect shadows e alpha.
      coloque no highlight glossines, reflection, uns .95 .9.
      no IOR do reflection coloque em torno de 2.
      aplique no objeto, lembrando que o vidro precisa ter espessura, e estar com as faces certas, frontfaces (brancas).

    • #15715


      Convidado

      se possivel poste a imagem do problema

    • #15720


      Participante

      O Marlon já disse tudo,
      só há um detalhe a acrescentar: o IOR do reflection a que ele se referia, é, em verdade, o IOR Fresnel (que você acessa clicanco no “m” ao lado de Reflection e selecionando Fresnel nas opções.

      Feito isso não há como dar errado.
      Boa sorte.

    • #15721


      Convidado

      exato, o IOR do reflection é o do Fresnel.

    • #15722


      Participante

      cara, eu juro que tentei entender..
      mas me compliquei aqui…
      esse layer que vcs estão se referindo é o que afinal?
      eu tentei achar essas opções aqui mas ñ achei…
      =~

      vou postar a imagem que fica mais facil de vcs entenderem…

      lembrando que falta um reajuste no carro onde a roda se encontra enterrada e que é um trabalho academico… =]

    • #15723


      Participante

      http://img692.imageshack.us/img692/6923/janela.jpg

      ah, comentem a respeito…
      pois eh meu primeiro trampo com renderizacao…

      Vlw..

    • #15724


      Convidado



      desculpa a falta de detalhes nesse “tutorial”, mas fiz na pressa, aí ja sabe…

      ps: eu estou usando o Vray 1.48.83, por isso a interface está diferente.

      abrass

    • #15725


      Convidado

      cara, ta bem legal a modelagem. gostei.
      só estudar um pouco mais o Vray pra fazer renders espetaculares !!!!
      parabens

      abrass

    • #15726


      Convidado

      sim

    • #15729


      Participante

      pronto, consegui..
      valeu ae marlonnz, vou aplicar isso naquele render..
      não consegui aplicar na cor verde..
      continua branco..
      mas o efeito ja foi beeeem legal…

      é que meu vray é diferente..
      beeem diferente..
      ai fico meio perdido nas orientações…
      mas fui fuçando de pouquinho e consegui..
      abrass..

    • #15733


      Convidado

      você que que o vidro fique verde ?
      se é assim, então você vá no refraction e naquela FOG COLOR coloque um verde beeem desaturado, ou até coloque um verde normalzinho só que aí vai ter que colocar no minimo uns 0.001 de fog multiplier.

    • #15735


      Participante

      Cara, muuito obrigado mesmo, você não sabe como me ajudou nesse trabalho…
      eu ja li tanto sobre isso e nunca consegui chegar ao resultado que obiti agora…
      você realmente é um expert…
      qdo puder fala um pouco sobre o brilho se puder..
      queria usar um pouco de brilho no marmore
      metal e etc..
      abrass..

    • #15736


      Convidado

      brilho é o chamado Highlight Glossiness no parametro de reflection.
      valor de 1 quer dize que não há brilho algum, valores abaixo de 1 ja começam a aparecer brilho. se você colocar uns .9 ou .95 para o vidro fica tudo legal, esse brilho não vai aparecer na superficie plana, mas sim nas pontas e junções que o objeto forma.
      para marmore, pode-se colocar valores de .8 para baixo, pois valores menor significa um brilho mais espalhado.
      metal aí é por teste e por tipo de metal tambem.

      abrass

    • #15741


      Participante

      qual é a versão do seu vray?
      pois n consigo achar esse highlight glossiness do parametro reflection..
      mas cara.. ja deu outra vida no meu projeto…
      desculpa a falta de compreesão as vezes!

      abrasss

    • #15742


      Convidado

      nada, quando eu estava começando eu era assim tambem…
      bom, o highlight glossines está logo abaixo da cor de Reflection, lembra do “M” para colocar o IOR do fresnel ? então, é o numero 1 que está abaixo desse “M”.
      a versão do meu Vray é a 1.48.83, mas todas as versões possuem esse parametro.

    • #15744


      Participante

      alem de tirar duvidas com o forum eu tambem busco tirar duvidas com o manual….
      sendo que apareceram alguns probleminhas..
      como por exemplo:
      na hora de aplicar material V-RAY pede pra selecionar o que eu desejo aplicar, depois clicar em v-ray for sketchup…
      sendo que não aparece esta opção, “V-RAY for sketchup” por isso esse enorme atraso…

      ta ai o que aparece no meu..
      http://img338.imageshack.us/img338/7868/printvh.jpg

      o que que eu faço?
      baixo uma versão mais recente?

      Agradecido!

    • #15746


      Convidado

      o manual do vray está na versão 1.0. a partir da 1.05.03 esse clique com o botão direito não existe mais (só nas lights é claro), sendo que todo material usado no SU é linkado automaticamente para o Vray, e se você quiser aplicar o material no objeto tem duas maneira:
      1º você seleciona o material desejado, pelo paint bucket do SU, e clica como se fosse pintar o objeto;
      2º seleciona o objeto a ser aplicado o material, abra o material editor, clique com o botão direito sobre o nome do material e clique em apply material to objects

    • #15782


      Participante

      Boa Noite..
      Estava fazendo um render, e não saiu muito legal..
      ficou bastante escuro..
      eu gostaria de saber como faço pra por um brilho no piso, que é de madeira…
      e tambem, a iluminação.. pois queria dar uns efeitos de iluminação, mesmo o render sendo na parte interna da casa…
      se puder passar alguma configuração de iluminação interna eu agradeço!
      eu useu o omni-directional light dentro das luzes altas..
      mas não foram ativadas…
      uma ajuda, por favoor!!

      vai aqui a imagem com render e sem render…

      com render: http://yfrog.com/5dsalazj

      sem render: http://yfrog.com/bhsalasemj

      grande dificuldade..
      se puder, posta a configuração pra esse problema ou um passo a passo facin de entender..
      agradecido,

    • #15797


      Participante

      não acho o highlight glossines…

      to me complicando todo =/

    • #15798


      Convidado

      no 1.05.03 vai estar no mesmo lugar

    • #15799


      Participante

      olá marlonnz blz?
      vê bem, eu achei isso dai!
      passei a madrugada estudando..
      e aplicando o brilho (reflection) nos materiais..
      sendo que, não consigo visualizar esse brilho na renderização…
      na madeira mesmo, qdo eu criei o layer de reflection sua cor e textura mudou completamente…
      e não era esse o meu proposito..
      eu queria brilho e nitidez, mas com a cor da madeira entendes?
      então eu vou postar a imagem que estou desejando aplicar esse brilho no piso, e mais uma vez, quebra meu galho (yn)
      pois suas explicações são realmente esclarecedoras…

      e desculpa minha complicação nos posts anteriores mas é porque eu não sabia direito onde se escondiam os comandos 😛

      ah, só lembrando… eu consegui os efeitos de vidro =D
      não esqueço nunca mais…
      o de reflection tbm…
      mas eu quero ver meus renders brilhaaando =D

      vai ai o link da imagem…
      ah, comenta a respeito da modelagem!

      http://yfrog.com/0iinternaoj

    • #15800


      Convidado

      Okay, assim, o highlight glossiness é nada mais que o brilho dos objetos reflexivo que na vida real acontecem nas intersecções, estremidades, junções de objetos, ou seja, se você observar um metal cubico, por exemplo, e colocar suas estremidades na luz, você verá que lá tem um “brilho” mas que no resto da superficie é só a reflexão do ambiente !
      agora, se você quer aplicar um highlight glossiness no piso da madeira de forma que nas pretuberancias do piso fique com o brilho, então você precisara de um mapa em preto e branco do mapa do seu diffuse para ser aplicado no Bump e no Filter do layer de Reflection.

      a proposito, a modelagem esta bem legal, só que procure um sofa melhor. No 3D Warehouse tem uns bem legais.

    • #19357


      Participante

      A espessura que deve ter no vidro é uma duplicação do objeto?
      Se for essa duplicação, eu executei com uma diferença de 1mm sendo que a faces principais (branca) ficaram opostas. Feito isso não notei diferença no render. O que pode estar errado? O vidro (verde) está ficando muito espelhado e não consigo ver o interior da casa.

      P.S.: Como faço para postrar a imagem? Não sou arquiteto, engº… Estou apenas fazendo a minha casa, que vou cnstruir em breve.

    • #19358


      Participante

      E aí JeffersonJF blz? Cara para enviar imagem dê uma lida neste link. Enviar Imagem

      Assis II

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