V-Ray
(VRay Sketchup) Problemas com vidros e luzes
- Este tópico contém 24 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 7 meses atrás por
Assis Augusto Sodre Galvão Segundo.
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01/06/2010 às 18:25 #15713
Boa Tarde!
Estou com serios problemas quanto a renderizacaoo..
Meu projeto ja esta concluido, e jah ate renderizei, mas os vidros e luzes nao estao dando certo…
ja li 3 tutoriais de vidros e nao consigo aplicar…
tentei criar o material no Vray e tambem nao pega..
so falta esse detalhe para conclusao final do projeto..
“transparencia dos vidros, brilho e reflexo…”agradecido,
HELP!
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01/06/2010 às 18:43 #15714
aplica um layer de refraction e reflection.
coloque o diffuse 100% transparente, ou apague ele.
coloque no IOR do refraction uns 1.51714, ative o affect shadows e alpha.
coloque no highlight glossines, reflection, uns .95 .9.
no IOR do reflection coloque em torno de 2.
aplique no objeto, lembrando que o vidro precisa ter espessura, e estar com as faces certas, frontfaces (brancas).Quem Curtiu?
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01/06/2010 às 18:44 #15715
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01/06/2010 às 19:46 #15720
O Marlon já disse tudo,
só há um detalhe a acrescentar: o IOR do reflection a que ele se referia, é, em verdade, o IOR Fresnel (que você acessa clicanco no “m” ao lado de Reflection e selecionando Fresnel nas opções.Feito isso não há como dar errado.
Boa sorte.Quem Curtiu?
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01/06/2010 às 19:58 #15721
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01/06/2010 às 20:08 #15722
cara, eu juro que tentei entender..
mas me compliquei aqui…
esse layer que vcs estão se referindo é o que afinal?
eu tentei achar essas opções aqui mas ñ achei…
=~vou postar a imagem que fica mais facil de vcs entenderem…
lembrando que falta um reajuste no carro onde a roda se encontra enterrada e que é um trabalho academico… =]
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01/06/2010 às 20:17 #15723
http://img692.imageshack.us/img692/6923/janela.jpg
ah, comentem a respeito…
pois eh meu primeiro trampo com renderizacao…Vlw..
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01/06/2010 às 20:42 #15724
desculpa a falta de detalhes nesse “tutorial”, mas fiz na pressa, aí ja sabe…
ps: eu estou usando o Vray 1.48.83, por isso a interface está diferente.
abrass
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01/06/2010 às 20:56 #15725
cara, ta bem legal a modelagem. gostei.
só estudar um pouco mais o Vray pra fazer renders espetaculares !!!!
parabensabrass
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01/06/2010 às 21:01 #15726
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01/06/2010 às 21:17 #15729
pronto, consegui..
valeu ae marlonnz, vou aplicar isso naquele render..
não consegui aplicar na cor verde..
continua branco..
mas o efeito ja foi beeeem legal…é que meu vray é diferente..
beeem diferente..
ai fico meio perdido nas orientações…
mas fui fuçando de pouquinho e consegui..
abrass..Quem Curtiu?
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01/06/2010 às 21:22 #15733
você que que o vidro fique verde ?
se é assim, então você vá no refraction e naquela FOG COLOR coloque um verde beeem desaturado, ou até coloque um verde normalzinho só que aí vai ter que colocar no minimo uns 0.001 de fog multiplier.Quem Curtiu?
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01/06/2010 às 21:25 #15735
Cara, muuito obrigado mesmo, você não sabe como me ajudou nesse trabalho…
eu ja li tanto sobre isso e nunca consegui chegar ao resultado que obiti agora…
você realmente é um expert…
qdo puder fala um pouco sobre o brilho se puder..
queria usar um pouco de brilho no marmore
metal e etc..
abrass..Quem Curtiu?
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01/06/2010 às 21:29 #15736
brilho é o chamado Highlight Glossiness no parametro de reflection.
valor de 1 quer dize que não há brilho algum, valores abaixo de 1 ja começam a aparecer brilho. se você colocar uns .9 ou .95 para o vidro fica tudo legal, esse brilho não vai aparecer na superficie plana, mas sim nas pontas e junções que o objeto forma.
para marmore, pode-se colocar valores de .8 para baixo, pois valores menor significa um brilho mais espalhado.
metal aí é por teste e por tipo de metal tambem.abrass
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01/06/2010 às 22:55 #15741
qual é a versão do seu vray?
pois n consigo achar esse highlight glossiness do parametro reflection..
mas cara.. ja deu outra vida no meu projeto…
desculpa a falta de compreesão as vezes!abrasss
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01/06/2010 às 22:59 #15742
nada, quando eu estava começando eu era assim tambem…
bom, o highlight glossines está logo abaixo da cor de Reflection, lembra do “M” para colocar o IOR do fresnel ? então, é o numero 1 que está abaixo desse “M”.
a versão do meu Vray é a 1.48.83, mas todas as versões possuem esse parametro.Quem Curtiu?
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02/06/2010 às 00:30 #15744
alem de tirar duvidas com o forum eu tambem busco tirar duvidas com o manual….
sendo que apareceram alguns probleminhas..
como por exemplo:
na hora de aplicar material V-RAY pede pra selecionar o que eu desejo aplicar, depois clicar em v-ray for sketchup…
sendo que não aparece esta opção, “V-RAY for sketchup” por isso esse enorme atraso…ta ai o que aparece no meu..
http://img338.imageshack.us/img338/7868/printvh.jpgo que que eu faço?
baixo uma versão mais recente?Agradecido!
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02/06/2010 às 00:45 #15746
o manual do vray está na versão 1.0. a partir da 1.05.03 esse clique com o botão direito não existe mais (só nas lights é claro), sendo que todo material usado no SU é linkado automaticamente para o Vray, e se você quiser aplicar o material no objeto tem duas maneira:
1º você seleciona o material desejado, pelo paint bucket do SU, e clica como se fosse pintar o objeto;
2º seleciona o objeto a ser aplicado o material, abra o material editor, clique com o botão direito sobre o nome do material e clique em apply material to objectsQuem Curtiu?
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03/06/2010 às 01:46 #15782
Boa Noite..
Estava fazendo um render, e não saiu muito legal..
ficou bastante escuro..
eu gostaria de saber como faço pra por um brilho no piso, que é de madeira…
e tambem, a iluminação.. pois queria dar uns efeitos de iluminação, mesmo o render sendo na parte interna da casa…
se puder passar alguma configuração de iluminação interna eu agradeço!
eu useu o omni-directional light dentro das luzes altas..
mas não foram ativadas…
uma ajuda, por favoor!!vai aqui a imagem com render e sem render…
com render: http://yfrog.com/5dsalazj
sem render: http://yfrog.com/bhsalasemj
grande dificuldade..
se puder, posta a configuração pra esse problema ou um passo a passo facin de entender..
agradecido,Quem Curtiu?
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03/06/2010 às 17:23 #15797
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03/06/2010 às 18:07 #15798
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03/06/2010 às 21:03 #15799
olá marlonnz blz?
vê bem, eu achei isso dai!
passei a madrugada estudando..
e aplicando o brilho (reflection) nos materiais..
sendo que, não consigo visualizar esse brilho na renderização…
na madeira mesmo, qdo eu criei o layer de reflection sua cor e textura mudou completamente…
e não era esse o meu proposito..
eu queria brilho e nitidez, mas com a cor da madeira entendes?
então eu vou postar a imagem que estou desejando aplicar esse brilho no piso, e mais uma vez, quebra meu galho (yn)
pois suas explicações são realmente esclarecedoras…e desculpa minha complicação nos posts anteriores mas é porque eu não sabia direito onde se escondiam os comandos 😛
ah, só lembrando… eu consegui os efeitos de vidro =D
não esqueço nunca mais…
o de reflection tbm…
mas eu quero ver meus renders brilhaaando =Dvai ai o link da imagem…
ah, comenta a respeito da modelagem!Quem Curtiu?
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03/06/2010 às 21:12 #15800
Okay, assim, o highlight glossiness é nada mais que o brilho dos objetos reflexivo que na vida real acontecem nas intersecções, estremidades, junções de objetos, ou seja, se você observar um metal cubico, por exemplo, e colocar suas estremidades na luz, você verá que lá tem um “brilho” mas que no resto da superficie é só a reflexão do ambiente !
agora, se você quer aplicar um highlight glossiness no piso da madeira de forma que nas pretuberancias do piso fique com o brilho, então você precisara de um mapa em preto e branco do mapa do seu diffuse para ser aplicado no Bump e no Filter do layer de Reflection.a proposito, a modelagem esta bem legal, só que procure um sofa melhor. No 3D Warehouse tem uns bem legais.
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07/09/2010 às 00:40 #19357
A espessura que deve ter no vidro é uma duplicação do objeto?
Se for essa duplicação, eu executei com uma diferença de 1mm sendo que a faces principais (branca) ficaram opostas. Feito isso não notei diferença no render. O que pode estar errado? O vidro (verde) está ficando muito espelhado e não consigo ver o interior da casa.P.S.: Como faço para postrar a imagem? Não sou arquiteto, engº… Estou apenas fazendo a minha casa, que vou cnstruir em breve.
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07/09/2010 às 01:31 #19358
E aí JeffersonJF blz? Cara para enviar imagem dê uma lida neste link. Enviar Imagem
Assis II
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