V-Ray

ZDepth – Alguem costuma usar?

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Autor
    1284 Views Posts
    • #29929


      Participante

      Salve!

      Alguem costuma usar o ZDepth do VFB Channel pra brincar com o DOF dos renders? Eu não vejo quase ninguem explorando a profundidade de campo nas imagens, acho q cria um efeito tão legal priorizando o foco do primeiro ou segundo plano!

      Pra quem não sabe o q é, o ZDepth é um canal que vc habilita no Vray, antes de renderizar a imagem, e com o Photoshop depois vc usa esse canal pra priorizar o foco do render.

      Imagem normal

      Canal Zdepth

      Prioridade de foco no primeiro plano (segundo plano desfocado)

      Prioridade de foco no segundo plano (primeiro plano desfocado)

      Abraços!

    • #30027


      Participante

      Cara muito legal, nao conhecia essa possibilidade. Valeu.

    • #30043


      Participante

      Que massa cara.. vou testar isso ae..
      vlw ae.

    • #30047


      Participante

      adoro estes efeitos de camera!
      o seu fico muito bom!

    • #30049


      Participante

      Essa é nova pra mim… a ferramenta tem mto potencial… influencia no tempo de render???

    • #30053


      Participante

      é dhora, mas o dof ficou mto forte, pra ter esse desfoque grande ai, teria de ser uma lente bem clara, e entraria mais luz do que tem na cena…

    • #30054


      Convidado

      Fora que não fica muito correto, pois se for ver, ele não desfoca a imagem depois do ponto focado, ou seja, não é um DOF correto, mas é mais rapido fazer ele, se estiver com pressa e quiser fazer isso.

    • #30057


      Participante

      Thi, a intenção foi deixar forte mesmo só pra mostrar o efeito.

      Se alguem se interessar, a noite eu faço um mini-tutorial ensinando como usar direitinho esse canal no PS pra conseguir esse efeito ok!

    • #30058


      Participante

      Igouveas, não aumenta o tempo de render não, pelo menos não percebi diferença alguma. Ele apenas cria um novo canal junto com o render, alem do Alpha.

      “ele não desfoca a imagem depois do ponto focado”
      Marlonn não entendi, na primeira imagem, a janela esta focada em primeiro plano e a parede no fundo esta desfocada!

    • #30059


      Convidado

      Sim, aumentar o tempo, pois assim como o Alpha, o V-ray vai ter que calcular, alem do render em sí, o Alpha, as mesclagens de P&B, e a intensidade do P&B no Pass de Z-Depth.
      Fora que aumenta o uso de RAM.

      Mas é pouca coisa.

    • #30063


      Participante

      Cara, muito legal isso aí. Eu tbm nao conheci aesse metodo nao, pois nunca explorei esses canais. ;|

    • #30091


      Participante

      Pessoal, ta aí um mini tutorial pra quem quer testar e brincar com Profundidade de Campo via ZDepth

      Na aba VFB Channel do Vray, por padrão estará marcado “RGB Color” e “Alpha”. Marque tb o Channel “ZDepth”. Nas opções abaixo deixe “0,0” para “Z-depth Black” e “1.000,0” para “Z-Depth White”

      Qdo vc renderizar alguma cena repare que ha um novo canal:

      Salvando o render (em qualquer formato, PNG, JPG, BMP…), 3 imagens serão salvas:

      (Note que na imagem ZDepth o que esta mais longe fica mais claro, e o que esta mais perto fica mais escuro)

      Abra a imagem renderizada e tb a imagem do canal ZDepth no Photoshop. Com a imagem do render na tela:
      1-Abra a janela “Channels”
      2-Crie um novo canal
      3-Copie e cole a imagem ZDepth no novo canal, este terá o nome de “Alpha1”
      4-Por fim, apenas clique sobre o canal “RGB” para restaurar todos os canais.

      Vá em “Filter” – “Blur” – “Lens Blur”

      1-Certifique-se que na aba “Source” o canal “Alpha 1” esta selecionada.
      2-“Blur Focal Distance” ajusta a distancia do foco, mais perto ou mais longe da camera.
      3-“Radius” regula a intensidade do desfoque.

      Ha ainda outras opções como tipo de lente, brilho, ruido. Façam testes e procurem a melhor configuração.

      Bom pessoal, é isso aí, vale a pena testar. Espero que tenham entendido.

      Abraços.

    • #30092


      Participante

      Ahhh mano. QUe legal. É Facil né?
      Bacana, bacana mesmo. Vlw

    • #30225


      Participante

      Legal Roger.. vlw pelo tutorial ae cara..

    • #30239


      Participante

      Massa!!! obrigado Roger estava atras de aprender esse efeito no PS!!
      ^
      😀

    • #30603


      Participante

      já estou testando aqui. valeu.

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