V-Ray

ZDepth – Alguem costuma usar?

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  felipehaia 6 anos, 11 meses atrás.

• Autor
     |  565 Views Posts

Salve!

Alguem costuma usar o ZDepth do VFB Channel pra brincar com o DOF dos renders? Eu não vejo quase ninguem explorando a profundidade de campo nas imagens, acho q cria um efeito tão legal priorizando o foco do primeiro ou segundo plano!

Pra quem não sabe o q é, o ZDepth é um canal que vc habilita no Vray, antes de renderizar a imagem, e com o Photoshop depois vc usa esse canal pra priorizar o foco do render.

Imagem normal

Canal Zdepth

Prioridade de foco no primeiro plano (segundo plano desfocado)

Prioridade de foco no segundo plano (primeiro plano desfocado)

Abraços!

Cara muito legal, nao conhecia essa possibilidade. Valeu.

Que massa cara.. vou testar isso ae..
    vlw ae.

adoro estes efeitos de camera!
    o seu fico muito bom!

Essa é nova pra mim… a ferramenta tem mto potencial… influencia no tempo de render???

é dhora, mas o dof ficou mto forte, pra ter esse desfoque grande ai, teria de ser uma lente bem clara, e entraria mais luz do que tem na cena…

Fora que não fica muito correto, pois se for ver, ele não desfoca a imagem depois do ponto focado, ou seja, não é um DOF correto, mas é mais rapido fazer ele, se estiver com pressa e quiser fazer isso.

Thi, a intenção foi deixar forte mesmo só pra mostrar o efeito.

Se alguem se interessar, a noite eu faço um mini-tutorial ensinando como usar direitinho esse canal no PS pra conseguir esse efeito ok!

Igouveas, não aumenta o tempo de render não, pelo menos não percebi diferença alguma. Ele apenas cria um novo canal junto com o render, alem do Alpha.

“ele não desfoca a imagem depois do ponto focado”
    Marlonn não entendi, na primeira imagem, a janela esta focada em primeiro plano e a parede no fundo esta desfocada!

Sim, aumentar o tempo, pois assim como o Alpha, o V-ray vai ter que calcular, alem do render em sí, o Alpha, as mesclagens de P&B, e a intensidade do P&B no Pass de Z-Depth.
    Fora que aumenta o uso de RAM.

Mas é pouca coisa.

Cara, muito legal isso aí. Eu tbm nao conheci aesse metodo nao, pois nunca explorei esses canais. ;|

Pessoal, ta aí um mini tutorial pra quem quer testar e brincar com Profundidade de Campo via ZDepth

Na aba VFB Channel do Vray, por padrão estará marcado “RGB Color” e “Alpha”. Marque tb o Channel “ZDepth”. Nas opções abaixo deixe “0,0” para “Z-depth Black” e “1.000,0” para “Z-Depth White”

Qdo vc renderizar alguma cena repare que ha um novo canal:

Salvando o render (em qualquer formato, PNG, JPG, BMP…), 3 imagens serão salvas:

(Note que na imagem ZDepth o que esta mais longe fica mais claro, e o que esta mais perto fica mais escuro)

Abra a imagem renderizada e tb a imagem do canal ZDepth no Photoshop. Com a imagem do render na tela:
    1-Abra a janela “Channels”
    2-Crie um novo canal
    3-Copie e cole a imagem ZDepth no novo canal, este terá o nome de “Alpha1”
    4-Por fim, apenas clique sobre o canal “RGB” para restaurar todos os canais.

Vá em “Filter” – “Blur” – “Lens Blur”

1-Certifique-se que na aba “Source” o canal “Alpha 1” esta selecionada.
    2-“Blur Focal Distance” ajusta a distancia do foco, mais perto ou mais longe da camera.
    3-“Radius” regula a intensidade do desfoque.

Ha ainda outras opções como tipo de lente, brilho, ruido. Façam testes e procurem a melhor configuração.

Bom pessoal, é isso aí, vale a pena testar. Espero que tenham entendido.

Abraços.

Ahhh mano. QUe legal. É Facil né?
    Bacana, bacana mesmo. Vlw

Legal Roger.. vlw pelo tutorial ae cara..

Massa!!! obrigado Roger estava atras de aprender esse efeito no PS!!
    ^
    😀

já estou testando aqui. valeu.

Você deve fazer login para responder a este tópico.