V-Ray

ZDepth – Alguem costuma usar?

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  felipehaia 6 anos, 11 meses atrás.

  • Autor
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  • #29929

    Salve!

    Alguem costuma usar o ZDepth do VFB Channel pra brincar com o DOF dos renders? Eu não vejo quase ninguem explorando a profundidade de campo nas imagens, acho q cria um efeito tão legal priorizando o foco do primeiro ou segundo plano!

    Pra quem não sabe o q é, o ZDepth é um canal que vc habilita no Vray, antes de renderizar a imagem, e com o Photoshop depois vc usa esse canal pra priorizar o foco do render.

    Imagem normal

    Canal Zdepth

    Prioridade de foco no primeiro plano (segundo plano desfocado)

    Prioridade de foco no segundo plano (primeiro plano desfocado)

    Abraços!

  • #30027

    Cara muito legal, nao conhecia essa possibilidade. Valeu.

  • #30043

    Que massa cara.. vou testar isso ae..
    vlw ae.

  • #30047

    adoro estes efeitos de camera!
    o seu fico muito bom!

  • #30049

    Essa é nova pra mim… a ferramenta tem mto potencial… influencia no tempo de render???

  • #30053

    é dhora, mas o dof ficou mto forte, pra ter esse desfoque grande ai, teria de ser uma lente bem clara, e entraria mais luz do que tem na cena…

  • #30054

    Fora que não fica muito correto, pois se for ver, ele não desfoca a imagem depois do ponto focado, ou seja, não é um DOF correto, mas é mais rapido fazer ele, se estiver com pressa e quiser fazer isso.

  • #30057

    Thi, a intenção foi deixar forte mesmo só pra mostrar o efeito.

    Se alguem se interessar, a noite eu faço um mini-tutorial ensinando como usar direitinho esse canal no PS pra conseguir esse efeito ok!

  • #30058

    Igouveas, não aumenta o tempo de render não, pelo menos não percebi diferença alguma. Ele apenas cria um novo canal junto com o render, alem do Alpha.

    “ele não desfoca a imagem depois do ponto focado”
    Marlonn não entendi, na primeira imagem, a janela esta focada em primeiro plano e a parede no fundo esta desfocada!

  • #30059

    Sim, aumentar o tempo, pois assim como o Alpha, o V-ray vai ter que calcular, alem do render em sí, o Alpha, as mesclagens de P&B, e a intensidade do P&B no Pass de Z-Depth.
    Fora que aumenta o uso de RAM.

    Mas é pouca coisa.

  • #30063

    Cara, muito legal isso aí. Eu tbm nao conheci aesse metodo nao, pois nunca explorei esses canais. ;|

  • #30091

    Pessoal, ta aí um mini tutorial pra quem quer testar e brincar com Profundidade de Campo via ZDepth

    Na aba VFB Channel do Vray, por padrão estará marcado “RGB Color” e “Alpha”. Marque tb o Channel “ZDepth”. Nas opções abaixo deixe “0,0” para “Z-depth Black” e “1.000,0” para “Z-Depth White”

    Qdo vc renderizar alguma cena repare que ha um novo canal:

    Salvando o render (em qualquer formato, PNG, JPG, BMP…), 3 imagens serão salvas:

    (Note que na imagem ZDepth o que esta mais longe fica mais claro, e o que esta mais perto fica mais escuro)

    Abra a imagem renderizada e tb a imagem do canal ZDepth no Photoshop. Com a imagem do render na tela:
    1-Abra a janela “Channels”
    2-Crie um novo canal
    3-Copie e cole a imagem ZDepth no novo canal, este terá o nome de “Alpha1”
    4-Por fim, apenas clique sobre o canal “RGB” para restaurar todos os canais.

    Vá em “Filter” – “Blur” – “Lens Blur”

    1-Certifique-se que na aba “Source” o canal “Alpha 1” esta selecionada.
    2-“Blur Focal Distance” ajusta a distancia do foco, mais perto ou mais longe da camera.
    3-“Radius” regula a intensidade do desfoque.

    Ha ainda outras opções como tipo de lente, brilho, ruido. Façam testes e procurem a melhor configuração.

    Bom pessoal, é isso aí, vale a pena testar. Espero que tenham entendido.

    Abraços.

  • #30092

    Ahhh mano. QUe legal. É Facil né?
    Bacana, bacana mesmo. Vlw

  • #30225

    Legal Roger.. vlw pelo tutorial ae cara..

  • #30239

    Massa!!! obrigado Roger estava atras de aprender esse efeito no PS!!
    ^
    😀

  • #30603

    já estou testando aqui. valeu.

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