Brother,pode ser render mal configurado(configuração “alta demais”) pra tamanho do modelo,que pode estar com excesso de poligonos,mais que o vfs pode processar.Ai da esse bug mesmo.Quando eu comecei a usar o Vray,isso era bem recorrente.Ai depois de muita pesquisa,comecei a usar o plugin Cleanup,o purge…Tb me parece que tem um tal Reduce faces-que é muito bom por sinal.Atualmente modelo no Sketchup e abro no Max..dai não tenho mais esse problema.Mas a dica que fica é tomar muiiiiito cuidado na hora de modelar…não colocando uma linha por cima da outra,criando faces desncessarias,trocando de textura toda hora sem limpar o cache,colocar blocos com backfaces(quando importar algo da 3dw e antes de clicar em render,coloque em tudo em monocromatico e procure as faces invertidas e corrija isso)…enfim,faça de tudo pra não encher o a modelagem com poligonos desncessarios.Com certeza vai melhorar.Posta uma imagem da modelagem pra galera pode ter uma noção melhor
Abraço