Matéria para a Revista SketchUp Brasil – 02 – Clique aqui para ver a revista completa!

Topografia e posição do Sol com precisão no SketchUp

Muitos usuários empregam em seus modelos o recurso de Geolocalização, mas o que é esse recurso e como podemos utilizá-lo?

Reportagem: Allan Rodrigues e Daniel Riglione Reple

Redação: Allan Rodrigues

Revisão e edição: Daniel Riglione RepleMarlonn Ferreira Zanela

A Geolocalização é um recurso utilizado para posicionar de forma precisa o modelo em um terreno com as configurações reais, tais como a posição do Norte, topografia do terreno e para estudo solar. Para utilizar a Geolocalização, nós escolhemos, através de uma busca pelo Google Earth integrado ao SketchUp, o local desejado para a implantação da construção.

Acessando a ferramenta através do menu Arquivo.

Acessando a ferramenta através da caixa de ferramentas Localização.

Para encontrar uma área específica,   basta  digitar o endereço na janela Adicionar localização e clicar em Pesquisar.

Então é só definir a área que será importada e clicar em Capturar.

Exemplo de terreno importado.

Você pode ativar ou desativar a topografia do terreno através do menu Arquivo.

Também é possível ativar ou desativar a topografia do terreno através da barra de ferramentas Localização, clicando no botão “Ativar/desativar o terreno”.

Em colaboração com essa matéria o usuário e moderador Daniel do fórum SketchUp Brasil descreveu como utilizar a ferramenta e como faz os ajustes necessários para que o resultado seja satisfatório. Quando adicionamos um terreno que não está em uma área plana, geralmente o relevo não é muito preciso, por isso é legal fazer algumas alterações com as ferramentas da caixa de areia, assunto da matéria da edição anterior da revista. O que costumo fazer é:

  • Adicionar a localização;
  • Ativar o terreno;
  • Desbloquear e desassociar;
  • Então, com as ferramentas da Caixa de Areia, clico em “Adicionar detalhe” algumas vezes, até ficar bom o suficiente para trabalhar com o terreno sem ficar facetado;
  • Agora, utilizando a opção “Modelar” – parte da ferramenta Caixa de Areia – faço as alterações para que o terreno fique com o relevo correto;
  • Para finalizar, podemos utilizar as outras opções da ferramenta Caixa de Areia para fazer outras alterações, como fora explicado na matéria da edição anterior da Revista SketchUp Brasil.

Matéria para a Revista SketchUp Brasil – 02 – Clique aqui para ver a revista completa!