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Uma das tarefas mais complicadas no SketchUp é a modelagem de terrenos, para isso contamos com uma ferramenta nativa, que cumpre a função mas deixa um pouco a desejar, a Caixa de Areia, que gera terrenos a partir de contornos ou você pode modelar todo o desnível através da mesma. Outra função da caixa de areia é demarcar o local onde será inserida a edificação, o usuário pode simplesmente “encaixar” a edificação ou marcar os contornos no terreno.
Reportagem: Allan Rodrigues e Daniel Riglione Reple
Redação: Allan Rodrigues
Revisão e edição: Daniel Riglione Reple e José Osvaldo Henrique
No quesito modelagem de terrenos, a caixa de areia deixa a desejar na subdivisão das faces, mas que pode ser feita posteriormente utilizando plugins como Subdivide and Smooth, porem, graças as grandes mentes que fazem extensões para nosso querido programa, existe uma extensão chamada Face Split, que cumpre bem a função de subdividir a malha. Alguns recursos devem ser usados com cautela, portanto, tenhamos calma ao utilizar a Estampa, por exemplo, que deve ser dividida em partes quando o desenho for muito grande, para que não haja travamentos e bugs inesperados, pois são recursos que dependem de cálculos demorados e que demandam algum tempo para serem executados por completo.
Abaixo, seguem alguns exemplos do que podemos fazer com as ferramentas da Caixa de Areia:
1. Ferramenta A partir de contornos – possibilita ao usuário gerar um volume a partir de topografia ou linhas em alturas diferentes, que não sejam necessariamente um terreno;
2. Ferramenta Modelagem de terreno – Esta permite ao usuário dar a forma que desejar, utilizando uma malha que pode ser modelada com poucos cliques e com muita facilidade de manuseio, ou ainda ser utilizada em qualquer outra superfície, desde que esta seja composta por elementos triangulares, por isso sugerimos anteriormente a utilização do plugin Face Split, que subdivide malhas nesses tipos de faces;
3. Ferramenta Projetar – Para que o usuário possa projetar as linhas de sua edificação ou outras demarcações ele pode utilizar esta ferramenta;
4. Ferramenta Estampa – Insira qualquer objeto em um terreno a partir da ferramenta estampa, ela criará uma espécie de base (platô) para o objeto inserido.