Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
CNPJ: 26.291.071/0001-84
Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
Foruns dos Grupos › Forum › V-Ray
Galera, boa noite.
Vamos as duvidas .. na hora de criar uma textura .. quando vamos criar um BUMP MAP, TODAS as texturas que tenham “rejunte”, cavidades, etc .. é “simplesmente” carregar a imagem referente a textura, sem saturação ? ou tem alguma coisa alem disso que devemos fazer ??
Grande abraço a todos.
Fala chara!
Infelizmente não é tão simples assim… com acho q vc já sabe, algumas texturas vc pode baixar com mapa de bump e/ou displacement pronto, mas quando não vem junto ou vc quer criar uma nova textura o mapa do bump ou displacement não é necessariamente a textura em tons de cinza, na verdade isso raramente é assim, por exemplo num piso de mármore, todas as mudanças de tonalidade apareceriam no mapa do bump, sendo q o q se quer no bump, nesse caso, são apenas os rejuntes. Resumindo, vc deve deixar o mapa do bump ou disp. em tons de cinza (para vc poder identificar melhor as áreas q vão atuar no programa). Quanto mais claro, maior a simulação que “sobe” no bump e disp., em proporção aos tons de cinza.
Bom, é isso! (acho q não falei nada de errado)
Conseguiu entender?
Valeu Dani ..
Obrigado pela ajuda .. cada caso é um caso ne ..
Pode me falar qual site vc usa pra baixar suas texturas que ja vem com o map ?
Abraço
Atenciosamente,
Equipe de Administração
Portal SketchUp Brasil
Olá Daniel. O CG Textures é um bom site, também o Sxc.hu ou o Gobotree.com. Geralmente terá o que procura, caso não tenha ESSE aqui resolverá seu problema.
Aproveitando o tópico, gostaria de saber também algumas coisas:
Mapas specular.
O que são?
Para que servem?
Quando usar?
Onde coloco ele no Vray for SU?
Mapas Difuse.
Em que casos usamos dois mapas difuse?
Quando usamos os dois, um não se sobrepõe ao outro?
Desde já agradeço as respostas.
Já coloquei os sites q uso aqui. Se não tem oq quero nesses sites, eu procuro no google mesmo!
Olá Galera ! Feliz carnaval p geral hehe 🙂
Bom antes de tudo gostaria de pedir desculpa por criar mais um topico sobre Bump e Displacement, achei muita coisa sobre o assunto aqui mais ainda to com duvida …. Vamos lá 🙂
Pelo que eu vi aqui no forum , eu preciso de uma imagem em escala de cinza do material que eu for aplicar para usar como mapa no BUmp e displacement certo ? Inclusive eu posso ate usar a mesma imagem nos dois dependendo do caso né ?
Eu estou pegando os meus materiais de textura no google e a minha duvida é :
Para fazer esse “mapa ” em escala de cinza é só eu pegar esse meu material e deixar em preto e branco no photoshop?É isso mesmo ?
Eu não tenho photoshop no pc , posso ate instalar, mas alguem sabe se existe um jeito menos complicado ? esses app (de celular) que dá p deixar a foto em preto e branco tbm serve ?
Existe algum segredo, macete que eu não descobri ? me contem ! hehe
Obrigada desde já
@simonem, juntei o tópico que vc criou com esse que fala sobre o assunto!
Obs.: Se encontrar um tópico com o mesmo assunto que está procurando mas oque foi discutido neste não resolver seu problema, poste no mesmo oque não está dando certo. Crie um novo tópico quando não encontrar nenhum tópico sobre o assunto, assim saberemos melhor oq vc já tentou e o tópico pode ficar mais completo, com o assunto mais aprofundado.
Obrigada @danielreple , entendi …. não é só deixar a imagem em preto e branco não ….
Vc disse aí em cima que quando vc não encontra os mapas nesses sites de texturas vc procura no google mesmo ? como assim ? no google tbm tem mapa p bump ? como q procura ?
Obrigada por disponibilizar os sites de materiais
Você pode criar mapas de bump, displacement, normal map usando esse site: http://cpetry.github.io/NormalMap-Online/
Dê um olhada neste video pra ver se ajuda: http://mastertuts.com.br/blog/?p=79.
@simonem, no google tem como encontrar algumas texturas para bump e disp., por exemplo vc coloca +/- “seamless wood texture bump”, então vc abre a página onde o bump foi postado e se der sorte a textura para o diffuse vai estar junto.
Não faço dessa forma, pois prefiro pegar uma ótima textura para diffuse e se não tiver os outros mapas para ela, eu mesmo crio!
Como o exemplo do henriquebarros, existem alguns sites e scripts para photoshop para criar esses mapas, mas da certo pra uma ou outra textura, pra maioria não da um bom resultado! Mas não custa vc testar, né?
Gente valeu , esse assunto ainda tem “pano p manga” p mim …. vou tentar criar meus proprios bumps um dia ! (Jah bless) Ainda é um nível muito hard p mim …
@simonem , se você já entendeu bem o conceito de como funciona os mapas, fica muito fácil de criá-los. Dê uma pesquisada no youtube, e vai assistindo e fazendo, em pouco tempo isso se tronará automático para você.
Abs!
Networking e respostas para o que você procura. Participe do fórum, é GRATUITO.