Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
CNPJ: 26.291.071/0001-84
Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
Foruns dos Grupos › Forum › V-Ray
Bom dia, pessoal!
Comprei um desktop XPS 8940 da Dell com as seguintes configurações:
Processador Intel(R) Core(TM) i7-10700 CPU @ 2.90GHz 2.90 GHz
Windows 11 Home Single Language
Placa de vídeo NVIDIA® GeForce® RTX™3060 com 12GB de GDDR6
Memória de 16GB
SketchUp versão Pro 2020
VRAY versão Next
Ao começar a utilizar a máquina, não me deparei com nenhum problema de renderização, tanto interativo, quanto normal. Porém, percebi que em outros projetos e após algumas atualizações do Windows, o VRAY começou a apresentar travamento total da máquina, só voltando muitos minutos depois. O mouse fica impossibilitado, o computador não responde e afins.
Comecei a fazer alguns testes: eu estava sempre usando a CPU como renderizador, tanto para interativo, quanto para render final. Para eu conseguir utilizar a máquina enquanto o VRAY renderizava, eu precisava soltar o render e ir para uma outra janela para que o computador não travasse, porém esse não é um procedimento correto e sadio para se utilizar.
Testei agora com a renderização por GPU e pelo CUDA. A máquina opera normalmente, não trava, porém eu vejo que o render sai em baixa qualidade quando comparada à renderização por CPU.
Também comecei a monitorar como os componentes se comportavam durante a renderização através do Gerenciador de Tarefas. Quando renderizo apenas por CPU, ela fica 100% utilizada. Quando renderizo por CUDA ou GPU, existe um equilíbrio, mas as porcentagens ficam em torno de 70% para CPU e 93% para GPU.
Gostaria de saber se existe algo que eu possa fazer para melhorar esses índices, se isso está correto ou como posso conseguir renderizar normalmente por CPU sem passar por esse processo estressante de travamento da máquina. Agradeço a atenção de todes.
Atualização: eu estava testando o interativo e o render por CUDA e GPU em um arquivo novo com uma cena básica que baixei da 3D Warehouse. Funcionou bem.
Quando fui voltar para meu projeto, que está mais pesado, com IES Light e afins, o render interativo por GPU deixou o computador lento e com uso de 99% da memória. Ou seja, basicamente a mesma situação da renderização por CPU. Estou frustradíssimo rsrs
@arqvini Tudo joia? vamos lá, Pelas configurações do seu pc n era pra existir travamento realmente porém vamos a alguns pontos:
O pc tá otimizado para uso de programas graficos? Como tá a configuração da placa de video e do setup do processador que possui placa integrada, outra coisa é que eu tô achando baixa a frequencia do teu processador, e como o render com vray utiliza boa parte do processamento dele a causa pode estar ai, eu uso um I7 com 3.60GHZ e consigo trabalhar normalmente com vray usando uma placa de video quadro k 2000.
Oi, Allan! Vou bem e você? Muitíssimo obrigado pela sua resposta!
Eu não fiz nenhuma configuração especial na placa de vídeo. Quando comecei a usar a máquina e instalei os programas, entrei nas configurações da NVIDIA para dizer ao computador que gostaria que programas como SketchUp e Vray rodassem nela, para alta performance. Se quiser, posso tirar print de como está a configuração atual para o VRAY, por exemplo.
Sobre a frequência do processador, não tinha reparado nisso. Isso me preocupa, porque investi nessa máquina da Dell em novembro e não esperava estar tendo esse tipo de situação. Estou levemente desesperado porque estou tentando buscar soluções que eu possa otimizar o PC para esse uso.
Tenta dar uma configurada no pc em geral pra reduzir o consumo de memoria e processador, ai depois testa pra ver como ele se comporta.
Oi, Allan! Muitíssimo obrigado pelas suas respostas.
Onde exatamente eu posso reduzir o consumo desses itens?
Vc clica no menu do windows e digita desempenho, dai vc vai em ajustar aparencia e desempenho do windows, desmarca tds os itens e deixa só mostrar miniaturas ao invés de icones, depois vai no gerenciador de tarefas e verifica os programas que se iniciam com o windows, alguns deles podem ser desativados, pra o windows iniciar mais leve, depois vai em msconfig, em serviços marca a opção ocultar serviços da microsoft, nessa tem alguns serviços que n podem ser desativados tbm ai vc verifica o que é util ou n, tipo se vc usa o Autocad n pode desmarcar o flexnet se n dá problema de licensa, depois é só reiniciar o windows que ele já abre mais leve.
Oii… estou com mesmo problema, minha configuração, só muda a memória, que é 32GB, você conseguiu resolver? até ontem estava tudo normal, agora, em CPU ta dando erro e fechando tudo.
Jullynara, Já tentou executar os ajustes de desempenho do windows como sugeri na resposta anterior? em muitos casos “aliviar” o processamento do computador ajuda.
Networking e respostas para o que você procura. Participe do fórum, é GRATUITO.
Erro: Formulário de contato não encontrado.