Problemas com 3D Warehouse | Contato com a Trimble

Como os usuários do SketchUp 2016 ou de versões mais antigas vêm notando nos últimos meses, os componentes (blocos) do 3D Warehouse não estão mais disponíveis para estas versões do programa. Buscando entender o motivo dessa indisponibilidade, o Portal SketchUp Brasil entrou em contato com a Trimble, que é a empresa desenvolvedora do SketchUp, e recebemos uma resposta que esclarece este e outros problemas relacionados ao 3D Warehouse em versões mais antigas do software.

Escrevemos o texto a seguir baseados nas informações passadas pela Trimble na conversa que tivemos com eles.

Componentes Indisponíveis

Qualquer aplicação que trabalhe com algum recurso online necessita de uma estrutura de servidores. No caso do SketchUp, algumas de suas ferramentas trabalham desta forma, com destaque para o 3D Warehouse que armazena uma imensa quantidade de componentes e cada um em algumas diferentes versões do programa. Todas as versões dos componentes ficam armazenadas nos servidores, prontas para serem utilizadas, ou seja, não são geradas apenas quando o usuário faz o download, e isso faz com que o espaço de armazenamento necessário nos servidores se multiplique a cada nova versão lançada do programa.

Os custos anuais com esta grande estrutura de servidores, dentre outras despesas, são financiados através do valor arrecadado com a comercialização das licenças, portanto são limitados. Desta forma, o número de versões dos componentes armazenados no 3D Warehouse é limitado a este recurso, por isso estes ficam disponíveis apenas para as versões mais recentes do SketchUp.

Erros no 3D Warehouse

Outros problemas com o 3D Warehouse também ocorrem com as versões mais antigas do programa, como erros de visualização dos objetos ou até mesmo quando a ferramenta deixa de funcionar, estes estão relacionados ao navegador incorporado no SketchUp 2016 e versões anteriores, que é o Internet Explorer (Windows) ou o Safari (Mac). Nenhum destes pode ser atualizado, pois estão incorporados no SketchUp, mesmo que os usuários atualizem seus navegadores de sistema, o navegador incorporado no SketchUp não é atualizado. A solução é atualizar para o Windows 10 ou MacOS Yosemite ou posterior. Esta postagem do fórum de um ano atrás avisou os usuários sobre as mudanças que estavam por vir.

A partir do SketchUp 2017, o SketchUp mudou o navegador incorporado para o Chrome. Como nas versões anteriores do SketchUp, o navegador incorporado não pode ser atualizado – e a atualização do navegador do sistema não tem efeito.

Download Através do Navegador

Para fazer o download de objetos do 3D Warehouse, os usuários também podem fazer diretamente através de um navegador de sistema compatível. Recomendamos o Chrome, mas as versões atuais do Firefox e do Safari também devem funcionar bem. Para usuários do SketchUp 2016 ou anterior, ainda fornecemos a maioria dos modelos no formato COLLADA, que é compatível até o SketchUp 2008.

Plugin Para Conversão

Por fim, se as pessoas preferirem utilizar o plugin Eneroth Open Newer Version, não temos nenhuma posição sobre isso. Se o usuário achar que isso funciona melhor para ele, tudo bem, mas não podemos endossá-lo nem apoiá-lo.

 

© 2019 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.