SketchUp | Regularize e Evite Gastos Desnecessários

Fiscalizações por uso irregular dos softwares SketchUp e V-Ray começaram no segundo semestre de 2018 pela ITCA, empresa contratada pela Trimble e Chaos Group, e deram início a ações Antipirataria desses softwares no Brasil.

Quando um usuário utilize estes softwares de forma irregular, por exemplo quando pirateados, esta ação fica registrada e assim que o mesmo for identificado, seja ele pessoa física ou jurídica, pode sofrer ações legais por parte das empresas desenvolvedoras dos programas.

Buscando resolver este problema de pirataria de forma menos agressiva e mais didática, a ITCA vem notificando os usuários irregulares identificados que, por sua vez, devem regularizar os programas e pagar por isso, os valores são consideráveis e maiores que se não tivessem sido notificados mas muito menores que os custos que teriam se fossem à justiça.

O que devo fazer para não ter problemas se estou utilizando ou já utilizei o SketchUp ou o V-Ray crackeado?

Se você ou sua empresa utiliza ou já utilizou algum destes softwares pirateados e ainda não foi notificado pela ITCA, as empresas envolvidas orientam que verifique quantos destes programas irregulares foram utilizados em suas máquinas, desinstale-os e adquira o mesmo número de licenças oficiais, desta forma não terá mais problemas.

Caso queira um orçamento para licenças de SketchUp ou V-Ray, permanentes ou anuais, entre em contato conosco.

Veja algumas orientações mais detalhadas:

  1. Verifique seu parque instalado e certifique-se se está havendo o uso irregular de licenças de SketchUp e V-Ray em sua empresa. Muitas vezes o uso de licenças piratas não é intencional e é feito sem o conhecimento dos dirigentes da empresa;
  2. Detectado o uso ilegal de propriedade intelectual, faça a imediata legalização dessas licenças. Lembre-se que, se o uso ilegal já tiver sido comprovado, a simples desinstalação da licença não resolverá o problema legal que será sanado somente com a compra de uma licença comercial;
  3. Faça a regularização imediatamente das licenças e pague menos. Após o envolvimento dos agentes jurídicos contratados pelos desenvolvedores, os custos dos advogados deverão ser pagos por sua empresa, o que pode encarecer em até 50% o valor da licença e possíveis multas cabíveis;
  4. Lembre-se: mesmo que a empresa possua uma licença legalizada, a lei não confere ao usuário o direito de produzir novas cópias e utilizá-las em outros computadores.

Por que devo utilizar softwares de forma legal?

A pirataria de software é um problema global. Em 2018, a Business Software Aliance (BSA) divulgou um levantamento sobre a pirataria, no Brasil apontou que 46% dos softwares não estão devidamente licenciados.

Ainda de acordo com a BSA, a pirataria além de deixar computadores mais vulneráveis a ataques cibernéticos, causam um prejuízo de US$1,7 bilhão ao país.

Empresas estrangeiras como a ITCA, que atuam com foco na defesa da Propriedade Intelectual, possuem mecanismos que identificam infratores de software em todo o país. O objetivo principal é primeiramente conscientizar sobre o uso legal dos softwares, partindo para ações legais em caso de reincidência ou danos maiores às empresas detentoras desses direitos.

No caso dos programas SketchUp e V-Ray, as fiscalizações começaram no segundo semestre de 2018, pela ITCA, e deram início a ações Antipirataria desses softwares no Brasil. Essas medidas foram tomadas devido ao grande número de empresas, principalmente da área de arquitetura, estarem utilizando esses softwares pirateados para fins comercias. Esse tipo de crime causa prejuízo ao país, ao desenvolvimento tecnológico, a concorrência justa e incentiva a pirataria.

Quais os riscos estabelecidos em lei antipirataria que o utilizador de uma licença ilegal enfrentará:

  1. O regime de proteção à propriedade intelectual dos programas de computador é o estabelecido pela lei nº 9610/98 e a Lei do Software nº 9.609/98 que assegura a proteção integral do direito autoral sobre os programas de computador;
  2. Qualquer uso, reprodução não autorizados de um software constitui violação de direito autoral e sujeita o infrator às medidas repressivas previstas em Lei, inclusive com sanções penais;
  3. Entre as medidas cabíveis estão: busca e apreensão das cópias piratas e perdas e danos no valor equivalente a 3.000 vezes o valor das cópias ilegalmente reproduzidas.

Vale ressaltar que para uso pessoal ou comercial, o melhor é adquirir sua licença anual do SketchUp e/ou V-Ray, e aproveitar o uso legal do software e todas as suas possibilidades sem riscos e preocupações. Aqui no nosso site, você pode adquirir suas licenças, e ainda participar de uma rede de compartilhamento de informação, duvidas e bate papo, sobre os programas e suas funcionalidades.

Não se arrisque e não cometa um crime. Invista em sua carreira, no crescimento da sua empresa e ajude a acabar com a pirataria em nosso país. Colaborando para uma concorrência mais justa, e softwares com cada vez mais qualidade e segurança.

Adquira sua licença aqui em https://sketchupbrasil.com/categoria-produto/software/

Negócio foto criado por yanalya – br.freepik.com

© 2019 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.