Falaremos aqui um pouco sobre como trabalhar em todas as etapas do planejamento urbano utilizando SketchUp, para acelerar o processo, reduzir custos e obter resultados profissionais.
Trabalhar com o SketchUp na concepção de um projeto nos faz sentir quase como se estivéssemos fazendo um croqui, trabalhando em uma ideia inicial de uma forma simples e fluida, mas em 3D e com grande precisão. Desta forma, torna o programa uma ferramenta muito atrativa para o planejamento urbano, já que muitas vezes trabalha com grandes espaços e com diferentes características geográficas.
O SketchUp pode ser uma importante ferramenta auxiliar em todas as etapas em um planejamento urbanístico. Abaixo descrevemos algumas das possibilidades de uso do SketchUp em cada uma dessas etapas (Estudo inicial do espaço, Formulação dos objetivos, Propostas e Apresentação)
Estudo inicial do espaço (Avaliação Preliminar)
O primeiro passo em qualquer projeto urbanístico, de revitalização ou concepção de um novo espaço urbano, é o estudo dos aspectos geográficos do local. Alguns desses são melhor compreendidos e trabalhados por meio da utilização de documentos cartográficos e plantas, que por sua vez podem ser importadas para o SketchUp, potencializando consideravelmente o poder de entendimento e planejamento.
Nesta etapa, podemos destacar as seguintes ferramentas e seus usos:
- Localização – Com esta é possível importar imagens de satélite do local juntamente com sua topografia;
- Etiquetas (Tags ou Layers nas versões mais antigas) – Esta é uma das principais ferramentas a serem utilizadas quando se fala em planejamento urbano, e deve ser aplicada com atenção em todas as etapas do projeto. Ela permite que você divida seu projeto em conjuntos de elementos separados, desta forma poderá controlar facilmente como irá visualizar e editar estas partes, bastando ocultar ou desocultar cada uma das camadas.
- Textura projetada – Com esta função é possível posicionar imagens planas em terrenos com relevo acidentado, por exemplo, importando um terreno com a ferramenta Localização, posteriormente criando cópias deste e inserindo-as em diferentes Camadas e, então, aplicando-se diferentes cartas ou plantas, em algum formato de imagem, em cada uma destas com a opção Textura Projetada ativa;
- Importar – Claro, não poderíamos deixar de falar da clássica importação de arquivos de diversos tipos, dentre eles destacamos as extensões que são mais comumente utilizadas na área, como o DWG e o DXF;
- Plugins para gerar topografia e características urbanas já existentes no local em 3D – Existem alguns excelentes plugins que podem diminuir absurdamente o tempo dedicado à elaboração do modelo 3D do que já existe no local. O que demoraria horas ou até mesmo dias para ser modelado, com o auxílio destas extensões, algumas vezes pode ser gerado automaticamente em poucos cliques! *Destacamos mais adiante neste artigo algumas destas aplicações.
Formulação dos objetivos
Uma vez que todos os dados tenham sido inseridos na ferramenta, em conjunto com informações sobre possíveis problemas identificados e/ou aspirações para o local, é possível ter um melhor entendimento sobre a região, sobre suas limitações e alternativas. Então, com uma ferramenta de alta performance visual como o SketchUp, é possível traçar os objetivos que devem ser alcançados para o sucesso do projeto de forma mais clara e simples.
Nesta etapa pode ser interessante utilizar o SketchUp também como uma ferramenta de rascunho, fazendo anotações diretamente no projeto, com o auxílio da ferramenta Texto, e até mesmo inserir algumas formas geométricas de baixíssima complexidade sobre o terreno, simulando intervenções que poderiam ser realizadas, tudo isso de forma incrivelmente rápida. Como resultado, o trabalho da próxima etapa pode ser realizado com o auxílio de um esboço que estará integrado dentro do projeto, e este rascunho pode ser exibido ou ocultado com apenas um clique, se este for inserido em uma Camada separada.
Propostas
Chegamos então ao início da modelagem 3D, onde tudo o que for relevante para o projeto pode ser inserido no modelo, desde elementos básico de um planejamento urbano, como ruas e calçadas, até itens mais específicos, como sinalizações e tubulações. Esta inserção de elementos pode ser realizada através da modelagem direta dentro do programa, através das ferramentas de modelagem e *plugins, e também pela importação de modelos prontos.
Na maior biblioteca 3D do mundo, o 3D Warehouse, há uma grande quantidade de componentes disponíveis para diversas aplicações, o planejamento urbano não é exceção, o que é uma das principais características que reduzem significativamente o tempo de elaboração do projeto. Quando o assunto é planejamento urbano utilizando SketchUp, frequentemente alguns desses objetos se repetem muito, o que pode tornar o trabalho de distribuição dos mesmos no modelo 3D muito repetitivo, cansativo e algumas vezes até difícil de atingir um resultado que pareça mais natural, um plugin indispensável para resolver todas estas questões é o Skatter, veja mais sobre essa ferramenta aqui. Vale ressaltar que é desejável o desenvolvimento de um modelo bem detalhado, para atingir os principais objetivos do mesmo, mas é preciso ter um bom critério para isso, pois um detalhamento exagerado pode elevar muito o tempo elaboração e até mesmo deixar o programa lento.
Mais uma vez a ferramenta Etiqueta (Tag) se mostra importante para o projeto. Na etapa final, esta permite o gerenciamento de todo o conteúdo gerado nas etapas anteriores para ter uma visão mais completa das necessidades e possibilidades locais. Além disso há algo ainda mais fascinante neste recurso, a possibilidade de criar duas ou mais propostas dentro de um mesmo projeto, facilitando assim a apresentação e o entendimento das diferenças entre as ideias com uma simples alternância de exibição das Tags.
❕ Dica
Com a evolução nos últimos anos de aplicações em nuvem, o SketchUp também tem avançado nesse sentido, com destaque à possibilidade de equipes trabalharem de forma colaborativa através do Trimble Connect, que é uma plataforma na nuvem integrada com o SketchUp, onde todo o trabalho da equipe pode ser organizado, dividido e os projetos podem ser abertos simultaneamente em várias máquinas, assim cada profissional pode executar seu trabalho de forma coordenada com seus colegas, com a possibilidade de ter tudo atualizado com apenas um clique, acabando com a necessidade de ficar recebendo e abrindo outros arquivos. Em projetos urbanísticos isso se torna uma grande vantagem, pois frequentemente são realizados por grandes equipes, que desenvolvem simultaneamente diferentes partes do mesmo.
Apresentação
Um projeto 3D tem como um dos principais objetivos a elaboração da apresentação do projeto, seja ela uma prancha técnica, ilustrativa, uma imagem ou um vídeo.
Para pranchas técnicas e ilustrativas o SketchUp conta com um software complementar, que interage com este de forma muito fluida, o LayOut. Com ele é possível criar pranchas com cortes e vistas importadas diretamente do SketchUp, com projeções paralelas, em perspectiva, com diferentes estilos de apresentação, inserir medidas e símbolos, plotar e exportar como imagens, PDF ou DWG/DXF. É uma excelente alternativa aos softwares CAD.
Também é possível exportar imagens e vídeos diretamente do SketchUp ou ainda através de renderizadores, como o V-Ray, o Enscape e o Lumion, que geram imagens foto-realistas.
*Plugins
Uma das características mais importantes do SketchUp é o número notável de plugins próprios para cada aplicação, então deve-se dedicar alguma atenção a estes, pois podem agilizar o trabalho, elevar sua qualidade e até trazer novos potenciais que não seriam identificados sem estes. Seguem alguns plugins que destacamos, com aplicação no planejamento urbanos:
- Cadmapper
O Cadmapper não é exatamente um plugin, mas sim uma aplicação online. Ele utiliza dados de fontes públicas, como o OpenStreetMap e NASA. Com ele é possível baixar um arquivo 3D de um local, dividido em layers, incluindo o relevo local, prédios, ruas, etc, o que vai facilitar muito o seu planejamento urbano utilizando SketchUp.
Mais informações em:
- PlaceMaker
O PlaceMaker é similar ao Cadmapper, mas funciona diretamente dentro do SketchUp e da uma maior autonomia ao usuário, além de possuir algumas ferramentas extras, como a importação de árvores e florestas em 3D.
Mais informações em:
https://extensions.sketchup.com/en/content/placemaker
- Instant Terrain
Plugin para simplificar malhas de terrenos ou para criar novos relevos utilizando qualquer elemento dentro do SketchUp, desde faces até componentes.
Mais informações em:
https://extensions.sketchup.com/en/content/instant-terrain
- Instant Road
Plugin para criar automaticamente estradas, caminhos e cursos de água em um terreno.
Mais informações em:
https://extensions.sketchup.com/en/content/instant-road
- MODELUR for Urban Design
Modelur é uma plugin paramétrica de planejamento urbano. Ele ajuda a criar e testar rapidamente diferentes alternativas de design urbano. Faz o cálculo em tempo real dos principais parâmetros urbanos (área construída, número de apartamentos, vagas de estacionamento necessárias, etc.), além de ter uma ferramenta de zoneamento 3D interativa.
Mais informações em:
https://extensions.sketchup.com/pt-BR/content/modelur-urban-design
- Eneroth Townhouse System
Com este plugin é possível criar facilmente edifícios mais detalhados em diversos formatos.
Mais informações em:
https://extensions.sketchup.com/en/content/eneroth-townhouse-system-beta
- DL-Light
Plugin para simulação de luz natural em projetos arquitetônicos e urbanos.
Mais informações em:
- Skatter
O Skatter é uma ferramenta de dispersão de objetos indispensável para quem trabalha com Planejamento Urbano Utilizando SketchUp.
https://sketchupbrasil.com/produto/skatter/
- Transmutr
https://sketchupbrasil.com/produto/transmutr/
Imagem de Capa
A imagem que utilizamos como capa deste artigo foi um estudo de paisagismo urbano “Quádrupla Praça” realizado por Wener Sousa Do Rosário utilizando os softwares SketchUp e Enscape.